Aedes ameaça os animais

O temido mosquito que transmite dengue, zika e febre chikungunya para os seres humanos também pode colocar a saúde dos animais em risco. Apesar de não serem afetados por estas doenças, quando picados pelo aedes aegypti, os pets, especialmente os cães, podem ser infectados com a dirofilariose, conhecida como a doença do “verme do coração”.

Esta zoonose rende ao animal muitas complicações, que podem inclusive, levá-lo à morte. Isto acontece porque o verme transmitido pelo mosquito infectado cai na corrente sanguínea do cão ou gato e de lá segue até o coração, órgão onde se aloja, cresce e provoca alterações em sua estrutura. Outro risco é o de uma embolia pulmonar, já que o verme pode causar o bloqueio de uma ou de mais artérias dos pulmões.

Segundo a médica veterinária e professora do curso de medicina veterinária da PUC-PR Valéria Teixeira, os principais sintomas desta doença, que costuma ser silenciosa, estão relacionados às doenças cardíacas, que provocam tosse, falta de ar, respiração ofegante e aumento do volume abdominal. “No entanto, os animais podem conviver com a dirofilariose por alguns anos, dependendo da quantidade de verme que possuem”.

O tratamento, de acordo com a veterinária, pode envolver medicação e em alguns casos, cirurgia para retirar o verme. “O ideal é prevenir a doença, utilizando coleira repelente, produtos contra pulgas e carrapatos, telas mosquiteiro e até plantar citronela no terreno onde o animal vive. Sem esquecer dos cuidados básicos, como eliminar pontos com água parada para evitar a proliferação do mosquito”.

Valéria ainda reforça a importância de levar o animal ao veterinário periodicamente e a cada seis meses administrar um vermífugo que proteja contra o verme do coração. “A dirofilariose é mais frequente no litoral, em animais que vem ou que viajam para esta região. Mas as mudanças climáticas têm feito com que ela e outras doenças como a Leishmaniose se aproximem de Curitiba”, alerta.

Agenda

Sábado 20

– Campanha de adoção da ONG ProBem Curitiba, no Hipermercado Condor, Avenida Toaldo Túlio, 3650 – São Braz, das 10h às 16h.
– Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.
– Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h.
– Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.
– Mutirão de limpeza na Chácara da Associação Vida Animal (Avan), que abriga cerca de 500 cães. Os voluntários vão se reunir às 08h30 no Terminal Santa Cândida. Participe da limpeza, dê carona ou doe produtos de limpeza e ração. Informações: moniquelb.avan @gmail.com
– Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, das 10h às 16h, na Rua na Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br