Fui avisada que havia um cãozinho preso num barranco do Rio Barigui. Estava há dois dias ganindo. Ligaram para dois órgãos públicos, a mesma resposta: “Não resgatamos animais, não temos pessoal”. Fomos até o local, o cãozinho estava fraco, nem gania mais. Não o avistei, mas então ele levantou a cabeça e a minha irmã, disse: “Olha, ele está lá!” O resgate era perigoso. Além de ser fundo naquela parte, a água é imunda. A chance de pegar doenças me apavorava. Depois de descer e subir barranco, atravessar um córrego lateral poluído e fedido, chegamos à margem oposta. Ele não se mexia. Achamos que estava machucado, mas estava apavorado!

continua após a publicidade

Não sabia se era macho ou fêmea, só sabia que iria tirá-lo de lá. Quando o ergui, começou a tremer com medo de cair na água. Suas costas estavam totalmente sem pelos… morri de pena dele e pensei: “lá vou eu pegar sarna”. Não iria desistir de salvá-lo. Resgatá-lo era a única saída. Para ele, nosso gesto foi a diferença entre a vida e a morte.

Na volta, correnteza contra, fundo do rio com buracos, troncos apodrecidos e lixo. Chegamos com ele nos braços e rimos e choramos ao mesmo tempo de alegria e alívio. O cãozinho começou a me lamber, agradecendo por não termos cruzado os braços e dito: ah, coitadinho, se eu pudesse, faria alguma coisa…. Fomos lá e fizemos.

Tomamos banho e levamos o Brownie (era marrom) para o veterinário. Lá constataram: a falta de pelo era alergia a pulgas, estava muito maltratado. Nós não pegamos nem uma micose!

continua após a publicidade

O Brownie era doce e carinhoso. Deve ter sido abandonado porque estava velhinho. Infelizmente, tem gente que descarta animal como se fosse lixo. Ele já devia ter uns 10 -12 anos, decidimos não doá-lo. Viveu quatro anos com minha família e o Zulú, cachorrão que aprendeu a dividir o espaço. Depois de velho aprendeu a brincar. Amava minha irmã com a dedicação e fidelidade que só um cão é capaz! Morreu há um ano, de câncer. Foi carinhoso até o fim. Resgatar o Brownie foi emocionante, mas conviver com ele e receber sua gratidão e seu amor incondicional foi a nossa melhor recompensa! Adote um cão adulto, ele será eternamente leal e grato a você!

Agenda Sábado 06/08

continua após a publicidade

– Feira de adoção do EsalPet Petshop,
na Rua 24 de Maio, 1875 das 10h às 16h.
– Adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser, das 10h30 às 16h30.
– Feira de adoção da Casa do Produtor,
Rua Eng Rebouças, 1814, das 10h às 16h.