A dor do luto

Quem tem um cão, gato ou outro bicho sabe o quanto eles podem se tornar especiais para nós. Com a convivência, estabelecemos uma relação de afeto tão intensa que muitos pets acabam virando verdadeiros membros da nossa família. Por isso, quando um deles se vai, sofremos com a dor da perda. Foi o que aconteceu comigo há cerca de uma semana, quando minha “filha” Luna, uma golden retriver que me acompanhou por quase 11 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e me deixou.

Para saber como lidar com esta dor, fui conversar com a psicóloga Simone Steilein Nosima. Segundo ela, toda perda causa sofrimento, seja ela de um ente querido ou animal de estimação, por isso ficar triste é normal. “Lidar com a perda é algo bastante particular, cada pessoa tem uma forma de lidar com o sofrimento. O importante é que a pessoa seja coerente com seus sentimentos e não negue o sofrimento, por achar que não deveria sofrer. E que ainda assim, continue mantendo as atividades necessárias”, diz.

Simone ainda explica que é importante vivenciar este período e se preciso, buscar ajuda de um profissional. “Seja coerente com seus sentimentos. Não há nada de errado sofrer a perda de um companheirinho, mas é importante que você busque melhorar e seguir em frente, levando a vida e seguindo com suas tarefas. Se precisar, busque ajuda. Hoje, a psicologia acolhe a pessoa que passa por esta situação, oferecendo respaldos para que ela possa entender e lidar de uma forma mais adequada com esta perda”, finaliza.

O que fazer quando nosso pet morre? Quais serviços estão disponíveis e que destinos podemos dar ao corpo dele? Confira aqui!

 

Agenda

Sábado 16

  • Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.

  • Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h30.

  • 5º Evento Adota Pet da ONG ProBem Curitiba e Pedigree, no Hiper Condor Agua Verde, Av. Água Verde, 860, das 10h às 15h.

  • Feira de adoção de cães e gatos na Agropecuária Tulio, Rua Marcos Mocellin, 314 – Santa Felicidade, das 10h às 16h.

  • Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.

  • 14ª Feira de Adoção do Grupo Força Animal, na Clínica Dog Gato, Rua João Alencar Guimarães,113 – Santa Quitéria, das 10h às 15h.

  • Bazar Rolê de Patas, em prol dos animais da Associação Vida Animal (Avan), na Associação Ucraniana, Rua Brigadeiro Franco, 374 – Mercês, das 10h às 18h.

  • Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, na Rua Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças, das 10h às 16h.

Domingo 17

  • Manifestação “Justiça Pela Polaca, a cadela morta a tiros por um PM”. No Parcão, espaço que fica atrás do Museu Oscar Niemeyer – Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, a partir das 14h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br