Nas prateleiras dos petshops e supermercados há uma infinidade de tipos e marcas de ração. Mas afinal, qual é a mais indicada pro seu mascote? Para te ajudar a escolher, conversamos com médica veterinária e consultora da Casa do Produtor Maria Daniely Gomes da Silva. Confiras as dicas:

continua após a publicidade
  • 1. Idade: Ao escolher a ração, devemos levar em consideração em que etapa de vida o animal está, se ele é filhote, adulto ou idoso (sênior), isto porque, em cada fase, os pets têm dentição e necessidades nutricionais diferentes.
  • 2. Raça e porte: Comprar uma ração adequada para a raça, peso e o tamanho do cão ou gato, pode garantir que eles recebam a quantidade e os nutrientes que atendam suas características individuais.
  • 3. Atividade física: Cães sedentários, ativos ou muito ativos têm necessidades específicas, podendo precisar de mais ou menos nutrientes. Também deve ser observado se eles recebem outras fontes alimentares, como restos de comida caseira.
  • 4. Tipos de ração: Encontramos hoje no mercado rações secas e úmidas, além de biscoitos e outros petiscos. As rações secas são divididas em standard ($), premium ($$) e super premium ($$$). E a principal diferença entre elas é a matéria prima utilizada. As super premium são as que oferecem maior quantidade de proteína na formulação.
  • 5. Qualidade x preço: “As marcas seguem parâmetros de qualidade, porém, nas rações mais baratas esses níveis são mais baixos. A proteína é um dos componentes mais caros da produção, e se for utilizada uma de baixa digestibilidade, o animal comerá mais para se sentir saciado” diz a veterinária. Oferecer ao animal rações de baixa qualidade nutricional pode gerar aumento no volume de fezes, queda dos pelos e consumo de ração em quantidades maiores.
  • 6. Necessidades especiais: Cães portadores de doenças na pele, fígado, rins, coração e até os que apresentam diabetes ou obesidade podem precisar de rações de linhas especiais.

 

Agenda

Sábado, 29

* Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet, Rua Nilo Peçanha, 760 Bom Retiro, das 10h às 17h.

* Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser Hugo Lange, das 10h às 16h.

* VII Feira de Adoção do Grupo Força Animal, na Dog Gato Clínica Veterinária, Rua João Alencar Guimarães, 113 Santa Quitéria, das 10h às 16h.

* Tombazar do Tomba Latas. Na Ford Center Marechal, Rua Marechal Floriano Peixoto, 3663 Prado Velho, das 11h às 17h.

* Bazar do Beco da Esperança. Todos os sábados, das 10h às 16h na Rua Engenheiros Rebouças, 2846 Rebouças.

* Mutirão de limpeza da Associação Vida Animal (Avan). Os voluntários vão se reunir às 13h15 no Terminal Santa Cândida. Confirme sua presença: (41) 9710-0207 ou carlos.felipe.quintana@gmail.com

* Evento do Clube do Gato do Paraná e PremieR pet, que terá bichanos de 15 raças diferentes. Sábado e domingo, das 13h às 18h, na Sociedade Morgenau, Av. Souza Naves, 945 – Cristo Rei. Informações: www.clubedogatopr.com.br

Domingo, 30

* Domingo Adote Bicho, das 13h às 18h, na Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.

* Bazar e evento de adoção de cães dos grupos Amigo Animal, Avan e Cia das Pulgas. No Casa Fiesta Alto da XV, Rua XV de Novembro, 2357, das 10h às 17h.

* Barraca da Avan, com produtos da ONG e para os pets. Domingos das 9h às 14h, na Feira do Largo da Ordem.

Xuxa tem dois anos, está castrada e sonha em ter uma família. Informações na página do ‘Adote os cães da UFPR‘ no Facebook ou por e-mail: maysa.pellizzaro@ufpr.br

continua após a publicidade