Boas novas sobre a bronquiolite! Já temos a vacina liberada e disponível no sistema privado de saúde do Brasil. Todos os anos os pronto-atendimentos começam a se encher de crianças com bronquiolite e outras doenças respiratórias. No auge do inverno, o número de bebês internados em UTIs por complicações causadas pelo vírus aumenta significativamente.

continua após a publicidade

A vacina contra a bronquiolite já era aplicada em bebês prematuros e idosos, mas agora está disponível também para gestantes durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez. Quando a mãe recebe a vacina, os anticorpos são transferidos para o bebê através da placenta, protegendo-o até os seis meses de vida, período em que a bronquiolite pode ser mais grave.

Mães em desespero; as verdades (e mentiras) absolutas da maternidade

A vacina, chamada Abrysvo, da Pfizer, é a primeira aprovada pela Anvisa para prevenir bronquiolite em bebês. A autorização para a vacina Abrysvo foi publicada em maio, mas ela só começou a ser aplicada em gestantes recentemente.

continua após a publicidade

No momento, ela não faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS, mas a aprovação pela Anvisa é um passo importante para que isso aconteça no futuro. Também há previsão de que a vacina para bebês de até seis meses esteja disponível nos próximos meses, inicialmente no sistema privado.

+ Mães: deixem os pais serem pais!

continua após a publicidade

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos, os menores tubos que levam o ar até os alvéolos nos pulmões, onde ocorre a troca de oxigênio por gás carbônico. O principal causador da bronquiolite é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), extremamente comum, a ponto de se estimar que 100% das crianças terão contato com ele até os dois anos de idade. Geralmente, a doença se manifesta de forma leve, com coriza e chiado no peito, mas cerca de 2% das crianças têm dificuldade para respirar e precisam ser hospitalizadas.

Em uma pesquisa rápida no Google sobre bronquiolite, encontramos manchetes como:

  • “Vírus respiratório é a principal causa de internações de crianças.”
  • “Internação de bebês por problemas respiratórios bate recorde em 2023.”
  • “Complicações causadas por VSR crescem em 2024.”

A bronquiolite é uma das maiores preocupações de pais, mães e pediatras nos primeiros meses de vida do bebê. Infelizmente, a vacina ainda não está disponível pelo SUS, mas a aprovação pela Anvisa é um grande avanço para que mais crianças possam ser imunizadas em breve.

+ Leia também: Eu e meu laço da mulher maravilha queremos mudar o mundo

A vacina Abrysvo foi aprovada com base em estudos que demonstraram sua eficácia na redução de hospitalizações e casos graves de bronquiolite causados pelo VSR em bebês. Estudos indicam que a proteção oferecida pela vacina pode reduzir em até 80% o risco de hospitalização em bebês menores de seis meses.

Vale ressaltar também a importância da prevenção em grupos de risco, como bebês prematuros e crianças com condições pulmonares ou cardíacas preexistentes, que tendem a ser mais vulneráveis ao VSR.

+ Veja também: Chegou a hora de pararmos de normalizar a figura do pai ausente

Algumas dessas informações foram fornecidas pela Clínica VacineMais, que já oferece a vacina para gestantes, inclusive com aplicação domiciliar no valor de RS1.650,00. É preciso reservar, pois a alta procura já causa a falta do medicamento.

Mais informações no WhatsApp 41 99669-2820.


Se você quiser ver mais conteúdos sobre maternidade, um pouco do meu dia a dia com o Bernardo e a Laura, e também indicações de textos (e até memes divertidos), acompanhe o MamãeTopia nas redes sociais.