Deixa eu te contar uma coisa: talvez você não tenha noção, mas o seu discurso de ódio ofende o próximo.
Eu acabei de ver uma publicação de uma mãe na página do Clube da Alice, no Facebook, sobre sua filha ter sido mordida na escolinha. A publicação tinha umas foto da marquinha da mordida que a filha da “Fulana” levou no braço e um textão que incluía os seguintes trecho: “Pq diabos uma criança morde a outra desse jeito é normal? professoras o que fazem nessa situação? Pq acredito que o pai e a mãe do pequeno vampiro maligno…” e por aí vai.
Isso tá tão errado que eu nem sei por onde começar. Mas, vamos lá.
+ Leia mais: Quando a maternidade bagunça seus planos (e isso não é um problema)
Primeiro quero explicar, do ponto de vista acadêmico, crianças pequenas mordem porque ainda estão desenvolvendo a linguagem, o autocontrole e a regulação emocional. Segundo teorias do desenvolvimento infantil, elas exploram o mundo com a boca e podem usar a mordida para se comunicar ou lidar com frustrações. Além disso, o córtex pré-frontal, responsável pelo controle dos impulsos, ainda está em maturação, tornando esse comportamento comum nessa fase.
Criança morde porque é criança.
É legal? Não, claro que não. Como pais e mães dos mordedores, a gente precisa ensinar que é errado, que não pode mas como pais e mães dos mordidos (que é o meu caso, aconteceu com o Bê) a gente tem que conversar com a escola ou os pais da outra criança possa tentar entender e ajudar.
+ Leia mais: Ser mãe ou ter carreira? Eu escolhi os dois, e o problema nunca foi meu
É legal ver uma marca de mordida no nosso pequeno tesouro? Claro que não, a gente quer protegê-los de tudo e de todos. A gente vai buscar os filhos na escola e tudo o que a gente quer ter de notícia é que eles comeram toda a fruta na hora do lanche e estão muito cansados de tanto brincar.
Ninguém quer buscar o filho com marquinha de dentes do coleguinha e nem ter que ouvir que o filho que deixou as marcas dos dentinhos nos outros.
Lendo os comentários da publicação feita pela dona “Fulana”, eu vi um comentário de uma outra pessoa que tinha um print de um outro comentário de uma outra mãe pedindo socorro porque o filho dela mordeu o coleguinha na escola mais de uma vez e ela e a escola estavam tentando combater esse comportamento mas ainda sem sucesso.
+ Leia mais! A jornada para me tornar a mãe perfeita…que eu sou capaz de ser!
A mãe estava desesperada, pedindo inclusive orações para o filho. Na publicação ela citava o tal do ‘vampiro maligno’ e cita que viu a publicação da “Fulana”. Essa segunda mãe está enfrentando junto com a escola um problema com o filho que morde e está com medo do filho ser maltratado ou os mãe fazer algum mal contra ele e conta ela mesma.
Deu pra entender como um post ofensivo pode, de fato, ofende outra pessoa?
As crianças têm mais dificuldade em lidar com emoções porque seu cérebro ainda está em desenvolvimento, especialmente a parte que controla o autocontrole e a tomada de decisões. Elas sentem tudo de forma mais intensa e muitas vezes reagem de maneira impulsiva. Já os adultos, por terem mais experiência e um cérebro mais desenvolvido, conseguem controlar melhor as emoções, pensar antes de agir e lidar com situações difíceis de forma mais equilibrada.
Então queridas mães e pais, os adultos responsáveis somos nós. Quem tem o cérebro maduro tem melhor capacidade de lidar com emoções e problemas. Ser pai e mãe é, na maior parte do tempo, lidar com os nossos problemas e falhas.
+ Veja também: Deixar seu filho se arriscar pode ser a melhor forma de protegê-lo
Lembrem disso quando tiverem que resolver problemas dos filhos de vocês. Você é o adulto responsável, aja como tal. Tenha maturidade e sabedoria para lidar com seus filhos e o filho dos outros. Eles aprendem pelo exemplo.
Se você visse o seu filho reagindo e agindo como você, isso te deixaria orgulhoso ou preocupado? Aja de acordo.
