Especialistas no seu filho: até onde você deve ouvir?

Imagem mostra uma mulher grávida com uma criança e olhando o celular.
Foto: Depositphotos.

Já percebeu como as redes sociais estão cheias de “especialistas” te dizendo o que fazer com a sua vida e, principalmente, como criar os seus filhos?

Respira fundo. Vamos lá!

Recentemente, li um texto da Dra. Ana Jannuzzi (ótima referência em sono e rotina infantil, fica a dica) chamado “Especialistas no seu filho“. O título me chamou tanto a atenção que fui ler imediatamente.

>>Leia mais! Sim, a gente pode ser tudo: bonita e inteligente, líder e feminina, culta e descontraída

O texto traz uma reflexão importante: embora a era da informação seja transformadora, o excesso de orientações rígidas e prescritivas pode causar ansiedade e até prejudicar a conexão entre mãe e bebê. Respeitar a individualidade de cada família é fundamental.

E aí, me perguntei: o que torna alguém especialista em um assunto? Na minha opinião, é quem tem um conhecimento sólido, adquirido tanto na teoria quanto na prática. Mas, nas redes sociais, parece que basta uma bio bonita para a pessoa se autoproclamar “expert”.

+Leia mais! A dor de ser mãe sem ter a minha mãe por perto

Você pesquisa sobre as pessoas que segue para temas tão importantes como maternidade, saúde física e mental? Está na hora de filtrar. Aquele médico do Instagram é mesmo tão bom quanto parece? A nutricionista que você segue realmente tem base científica para te aconselhar? A “especialista” em sono infantil sabe mesmo do que está falando?

E mais: o conselho desse profissional faz sentido no seu contexto?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo