Hoje vamos falar sobre máscara de pepino para os olhos!

continua após a publicidade

Ficou sem entender muitas coisas, né?! Deixa eu explicar. Quando engravidei do Bê, muitos amigos trouxeram presentes para comemorar que o bebê estava a caminho, e uma grande amiga do meu marido trouxe também uma máscara de pepino para os olhos. Assumo, hoje até com um pouco de vergonha, que a primeira coisa que eu pensei foi: “Legal, nunca usei e nem sei se vou usar, então ok, obrigada.”

Junto com a máscara de pepino, ela chamou o Eduardo num canto e contou para ele que eu passaria por momentos difíceis, que teríamos muitos desafios pela frente e que, além de eu ter que cuidar de mim, ele também deveria fazê-lo. Quando ele me contou, achei tão atencioso da parte dela e fiquei feliz por saber.

+Mamãetopia! Seis coisas que todas as mães deveriam deixar pra trás em 2025

continua após a publicidade

Eu realmente não fazia a mínima ideia do que estava por vir.

Dois anos, dois filhos, dois puerpérios, duas amamentações, dois meses de crise de vesícula, uma cirurgia a mais, 20 kg a menos, uma demissão e tantas outras coisas que aconteceram… Olhei para a máscara de pepino hoje e pensei: “Fran, você estava certíssima e deveria era ter dado um choque de realidade maior naquele dia, no churrasco.”

continua após a publicidade

Eu nunca joguei fora a embalagem da máscara de pepino. Despretensiosamente, eu a deixei no closet, à vista, e não faço ideia de quantas vezes olhei para ela e pensei que deveria cuidar de mim. Muitas vezes eu só pensei e não tive tempo ou energia para fazer nada, nem passar um creme cheiroso ou um batom. Mas eu lembrei tantas vezes que tinha que cuidar de mim, que acreditei nisso.

Eu tanto acreditei que voltei a fazer massagem, não toda semana, mas na frequência que deu. Cortei meu cabelo e fiz um corte fácil de arrumar, para não me frustrar quando não pudesse finalizá-lo. Comprei um vestido novo, na feira de domingo, mas que me deixou com cara de mãe elegante (eu amei!). Comprei um sabonete líquido e voltei a fazer minhas unhas, às vezes tarde da noite e com um pouco de sono, mas tudo bem. Também mandei mensagem para minha amiga que cuida das minhas sobrancelhas e voltei a usar protetor solar diariamente.

Essas coisas são tão pequenas e são tão “bobagens” como ganhar a tal da máscara de pepino, mas vocês não fazem ideia de como lembrar que eu precisava cuidar de mim e me esforçar para isso nos fez mais felizes. Quando usei o NÓS na frase anterior, não foi erro de digitação ou falha de edição no texto. Quando disse NÓS, quis dizer eu e todos à minha volta. Sim, as crianças são mais felizes quando têm uma mãe que se cuida, o papai fica mais feliz com uma mulher mais feliz ao lado, e o tempo que eu gasto com todos esses pequenos cuidados, no final das contas, reflete positivamente na vida de todos por aqui.

+Viu essa? Quais eram seus sonhos de 20 e poucos anos? Dê um presente para o seu futuro!

Eu vou repetir isso sempre que puder: “Mãe, a máscara de emergência é em você primeiro.” E a de pepino também, viu?!

Acredite, as coisas se ajeitam!

Parece bobagem ou até um pouco utópico quando a gente lê um texto desses após um parto, com uma bebê pititica em casa, o pijama sujo de leite, baba e vômito de um neném que acorda a gente para mamar a cada duas horas. Mas, acredite, já fui eu a mãe do pijama sujo e do coque no cabelo, e as coisas se ajeitam, acredite.

Uma hora a gente passa a se enxergar de novo. O bebê vai crescer, e a gente vai aprender a fazer mágica com o tempo que vai ficando mais livre. Uma hora as crianças vão para a escola, e a gente fica é com saudades desse caos inicial todo. Mas ele passa, e numa velocidade inacreditável.

Então, se você está passando por esse momento confuso na maternidade, estou aqui para te falar que vai ficar tudo bem. Isso tudo vai passar. Pode estar passando por cima de você agora, mas uma hora vai passar.

+E agora? O dilema de ser mãe: entre o deixar “ir” e o querer ficar

Quando você menos esperar, vai estar tomando um vinho em um almoço de terça-feira com o marido e nenhuma criança em volta.

É impressionante que uma máscara de pepino possa carregar um significado tão profundo, não é mesmo?! Mães, cuidar da gente não é egoísmo, é um ato de amor que beneficia todos à nossa volta.

Mamãetopia nas redes!

Se você quiser ver mais conteúdos sobre maternidade, um pouco do meu dia a dia com o Bernardo e a Laura, e também indicações de textos (e até memes divertidos), acompanhe o MamãeTopia nas redes sociais.

Instagram do MamãeTopia
TIK TOK do MamãeTopia.