Eu sempre quis escrever esse texto, mas sempre me faltou um pouco de coragem. Decidi falar sobre ser mãe sem ter mais a minha mãe. Dia 17 de novembro é aniversário dela, mas há 10 anos ela não está mais aqui para comemorar comigo.

continua após a publicidade

Eu sempre quis construir uma família e, com isso, sempre me “pré-ocupei” e sofri por antecipação ao saber que ela não estaria aqui. Minha mãe sempre foi a pessoa mais importante da minha vida. Eu imaginava que, se um dia me casasse, seria muito triste não tê-la na cerimônia, e decidi que não faria uma festa de casamento. Sempre achei que ter uma família também seria muito triste sem ela por perto.

+ Veja também: A maternidade e a ilusão de controle – um relato real

Não deixa de ser, mas…

continua após a publicidade

Há uns anos, fizemos uma festa de casamento. Senti sua falta, mas havia tanta gente feliz por nós que, no final das contas, foi um dia só de alegria e felicidade. Você teria se divertido.

O seu genro parece até que te conheceu, de tanto que já falei de você. Ele fala de você com carinho e admiração. Você teria gostado tanto dele.

continua após a publicidade

A primeira mamadeira: grandes transformações na vida de uma mãe

Mas a parte mais importante desse texto são as crianças. O Bê parece muito mais seu neto do que meu filho, às vezes. Ele tem um jeito delicado e atencioso, gosta de livros e tem a coordenação motora fina digna de ser seu neto. Já a Laura parece muito mais minha filha — para o seu deleite e para o meu desespero.

Lembra quando você dizia que eu dava nó até em pingo d’água? Tenho certeza de que ainda vou falar muito isso para ela um dia. Ela é geniosa e precoce. Em seis meses, ela me ensinou tanto sobre você. Hoje, entendo muito do que você falava a meu respeito e o porquê de você ter sido a mãe que foi para mim.

Deu positivo? E agora? O que eu gostaria que tivessem me contado sobre gravidez

Eu me preocupava tanto com a ideia de ter uma família sem você aqui, mas, mãe, você não sabe o quanto de você tem em nós. A gente acredita que gentileza pode mudar o mundo — isso eu aprendi com você. O Eduardo disse que te daria um livro cheio de palavras criadas, versão luxo e com muitas páginas, de presente de aniversário. Se isso não é “te conhecer”, não sei o que mais pode ser.

Esses dias, sem querer eu falei “filhos: melhor não tê-los mas como sabê-lo se não tê-los?!” E lembro também que você falava que ser mãe é padecer no paraíso e pela primeira vez eu entendi o que a senhora queria dizer. É impressionante como agora consigo entender muitas coisas que você me ensinou. A propósito, o Eduardo aprendeu a fazer creme de milho, fica quase igual o que a senhora fazia mas ele ainda não sabe que tem que colocar na travessa de inox pra criar a casquinha, ainda estamos trabalhando nisso. Nós transformamos a sua ausência em uma presença constante nas nossas vidas, sua história continua viva em tudo o que construímos por aqui.

>>> Racionalmente falando, por que alguém decide ter filhos?

Inclusive, a gente fala que as crianças tem rouparoupas de ficar em casa, de dormir e de netos da Dona Marilene… que são aquelas especiais, mais lindas.

Eu queria que você pudesse ler este texto e todos os outros que já escrevi por aqui. Quase consigo ouvir o seu orgulho ao contar que sua filha escreve para o jornal. Você também acharia o máximo, não é?

Eu sempre achei tão estranho a forma como lidamos mal com as perdas que sofremos ao longo da vida. E sempre imaginei que, sendo mãe, lidar com o fato de ter perdido você seria ainda mais doloroso. Mas, mãe, deixa eu te contar uma coisa: pela primeira vez em 10 anos, 5 meses e 14 dias, eu lembro de você e me sinto só feliz e grata pelo exemplo de ser humano e de mãe que tive.

+ Leia mais: Maternidade real – amor e ódio, tristeza ou felicidade

Pode até ser clichê, mas, se um dia meus filhos sentirem orgulho de mim como eu sinto de você, eu zerei a vida.


Se você quiser ver mais conteúdos sobre maternidade, um pouco do meu dia a dia com o Bernardo e a Laura, e também indicações de textos (e até memes divertidos), acompanhe o MamãeTopia nas redes sociais.