continua após a publicidade

SALGADINHO – Nesta quarta-feira é dia de estreia no Citra. A casa recebe o show do cantor e compositor Salgadinho, ex “Katinguelê”. Desde que saiu do grupo de samba, em 2001, investiu na sua carreira solo. Já são quatro CDs lançados e inúmeras composições gravadas por nomes como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Emilio Santiago e “Exaltasamba”. O público que for ao Citra vai relembrar sucessos dos seus 30 anos de carreira, além dos hits do seu trabalho mais recente, “Feliz por ter você”, lançado em 2013. Para acompanhar o som bem brasileiro do artista, as chapas ficam em promoção até as 20h30. O grupo “Jeito a mais” inicia a noite. Abre de terça a domingo, a partir das 18h. Rua Itupava, 1163, Alto da XV. Fone: 3328-7668.

É Gool! – Jéssica Alves circulando no concorrido no pagodão e nas boas festas sertanejas da Chopperia É Gool!, em Colombo. Nosso bom-dia aos leitores e amigos. 

QUADRINHOS A2 – A Caixa Cultural Curitiba apresenta nesta quarta-feira, às 20h, a leitura cênica da obra “Quadrinhos A2 – Segunda Temporada”, do casal paulista Cristina Eiko e Paulo Crumbim, em mais uma edição do Cena HQ, projeto que acaba de vencer o 26.º Troféu HQ Mix na categoria Produção para Outras Linguagens. A diretora convidada, Lilyan de Souza, bate um papo com os autores depois da apresentação. Participam da leitura os atores Letícia Guazzelli e Lucas Mattana, acompanhados dos músicos Bruno Leão, Daniel D’Alessandro e Pedro Sasamoto. Na série autobiográfica que chega à sua segunda temporada, Eiko e Crumbim compartilham de forma bem humorada momentos de sua vida a dois: um passeio na praia, um almoço frustrado, viagens a trabalho pelo Brasil e o amor que sentem pelo cachorro dachshund Pino. A HQ venceu o Troféu HQ Mix de Publicação Independente de Autor, em 2012. Em seu dia a dia, Eiko e Crumbim trabalham com animação e ilustração e, nas horas vagas, fazem quadrinhos. Suas HQs falam de episódios da vida distantes do trabalho, mas não deixam de mencionar as inúmeras tensões do cotidiano. Tudo tratado com toques de fantasia trazidos pelas inúmeras referências ao games, mangás e animes. Uma viagem de táxi muito demorada, por exemplo, pode ser o início de uma descida ao inferno. Com técnica apurada, o desenho varia da superestilização até o quase realismo em uma edição independente caprichada, feita pelo próprio casal, a partir de material publicado inicialmente na Internet. Entrada franca. Retirada de ingressos a partir das 19h do dia da apresentação. Caixa Cultural CuritibaRua Conselheiro Laurindo, 280. Tel: 2118-5111.

continua após a publicidade

Encontro Literário – Dois grandes nomes da literatura mundial, o alemão Goethe e o brasileiro Guimarães Rosa, ganharam destaque no “Encontro com a Palavra” do Graciosa Country Club, que aconteceu na Sede Social. O evento promoveu um ba,te-papo cultural sobre a tese de Doutorado da Professora Fani Durães, que trata das obras “Fausto” e “Grande Sertão: Veredas”. A tese defendida em 1996 na Alemanha, foi publicada pela primeira vez em alemão no mesmo ano, e em 1999, a Academia Brasileira de Letras lançou a publicação em português. Na foto acima, Liana Leão, Simone Yared, Mario Siqueira Campos e Silvia Camargo. E abaixo, Eliana Teixeira de Freitas, Liana Camargo e Jô Bibas. Fotos: Lucas Lopes.

AMOR VENCEU – Um dos maiores sucessos literários de Zíbia Gasparetto, “O Amor Venceu“,  poderá ser visto no teatro. A peça que está em cartaz há 19 anos no Brasil, será apresentada pela primeira vez em Curitiba hoje (quarta-feira), amanhã e sexta-feira, às 20h30, no Teatro Regina Vogue. A adaptação foi feita por Renato Modesto (Prêmio SESI de Dramaturgia de 1996) e a direção está a cargo de Lucienne Cunha. “O Amor Venceu” trata de uma história real, extraída dos entrechoques constantes que a autora presenciou. A montagem já teve apresentações em mais de 300 cidades e foi assistido por mais de um milhão de pessoas. O espetáculo vai ao encontro dos anseios e expectativas do ser humano, mexendo com as emoções através da história de amor de quatro jovens. Passa-se no Egito Antigo (1.200 a.C.), nas terras do Faraó, onde os personagens ora senhores, ora escravos, encontram-se entre prazeres e dificuldades pela vida, tentando resgatar a sua verdadeira existência. Em uma grande festa, Pécos é promovido ao cargo de General Supremo agraciado pelo Faraó com a Grã-Pedra Opalina e com duas escravas. Solimar herdou de seu pai os conceitos sobre as leis que regem a vida do homem na terra. Nalim, sendo em suas terras uma nobre, não se conforma em se tornar uma escrava e alimenta a ideia de retornar a seu país e poder vingar-se de Pécos. Jasar, irmão de Pécos, que por muito tempo esteve fora estudando os segredos do universo, retorna e traz consigo o tio Osiat e a bela prima Otias. Um atentado coloca a vida de Pécos em risco, mas sobrevive graças aos aprendizados do irmão Jasar e da dedicação de Solimar, que encontra em Jasar um grande amigo, não demorando para que essa amizade se transforme num grande amor. Porém, Solimar vê suas esperanças acabarem quando Osiat pede, em seu leito de morte, que Jasar case-se com Otias. Teatro Regina Vogue – Shopping Estação, 2.º Piso – Av. Sete de Setembro, Rebouças. Tel: 2101-8292.

continua após a publicidade

Balada – Bruna Ribeiro, Elisa Domingues e Ana Paula circulando nas concorridas baladas eletrônicas dos DJs do Sistema X.


WOOD’S Curitiba
– A dupla “Zé Henrique & Gabriel e Heitor & Vinícius” são as atrações desta noite de lançamento da Wood’s Magazine. O show começa às 22h30. E na sexta-feira, o sertanejão continua com o cantor Alexandre Cazrin e a dupla “Eddy & Gil”. Wood’s Curitiba – Rua General Mário Tourinho 387, Seminário. Tel: 3018-7425.

FNAC – O duo “Lenhadores da Antártida” é convidado desta quarta-feira, a partir das 19h30, da série de pocket shows “Mondo Bacana Apresenta”, no palco da Fnac Curitiba. A dupla formada por Felipe Amaral e Ricardo Passos apresenta seu som, que definem como “indie folk rock sensual”, e realiza pré-lançamento do disco “Eudaimonia”. O evento tem entrada gratuita e começa com um bate-papo comandado por Abonico Smith. Park Shopping Barigui – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville.

Tiago Abravanel – Nos últimos quatro anos, o paulista Tiago Abravanel se tornou um artista de destaque no cenário cultural do país. O cantor e ator desembarca amanhã (quinta-feira), às 21h15, para única apresentação no grande auditório  do Tetro Positivo. Catapultado ao estrelato com uma interpretação fenomenal de Tim Maia no teatro, ele também roubou a cena na TV, chegou à final do Dança dos Famosos no programa de Fausto Silva, encantou o público nas salas de concerto, emprestou sua voz a personagens de cinema. Foto: Adriano Fagundes.

FÁBIO JR. – O cantor apresenta amanhã (quinta-feira), às 21h, no Teatro Guaíra, o novo show “O que importa é a gente ser feliz”. A apresentação conta com um set list especial, que foi escolhido pelo público, por meio de uma enquete, com uma lista de músicas que Fábio Jr. disponibilizou em suas redes sociais. “Colocamos para votação 52 músicas para a moçada eleger as preferidas e as que mais gostariam de ouvir neste show. Assim, juntos, acredito que conseguimos montar um repertório bem legal para todo mundo curtir pra caramba”, destaca Fábio Jr.. Um dos grandes destaques desta turnê, iniciada no dia 1.º de agosto de 2014, é o cenário, que é todo revelado através da iluminação, contando com cortinas, colunas e elementos que valorizam a estética de forma simples e sofisticada, sem a utilização de recursos audiovisuais. O conceito da proposta, criativa e versátil, permite que Fábio Jr. utilize a mesma cenografia em todos os shows, independente do tamanho, mantendo a dinâmica e beleza do espetáculo com a utilização da luz que permite um resultado visualmente impactante, tornando-se um atrativo a parte. A banda que o acompanha nesta nova maratona de shows permanece com o mesmo time aplaudido na temporada anterior, com Amador Longhini no teclado e direção musical, Álvaro Gonçalves na guitarra e violão, Jotinha no baixo, Gustavo Barros na guitarra, Pepa D¹Elia na bateria e Aldo Gouveia e Ellis Negress nos vocais. “Preparamos o cenário, repertório e os arranjos especialmente para o público, para que todos possam curtir junto comigo. Gostei bastante do resultado final, espero que todos curtam! Obrigaduuuuu!”. Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808 ou na bilheteria do teatro. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

Bailão – Linda Cristina com o cantor João Erick, da “Banda Bom Demais”, que estará lançando seu novo disco na sexta-feira, em bigbaile que acontecerá no clube Atenas Palace.


TIAGO ABRAVANEL
– Nos últimos quatro anos, o paulista Tiago Abravanel se tornou um artista de destaque no cenário cultural do país. O cantor e ator desembarca amanhã (quinta-feira), às 21h15, para única apresentação no grande auditório  do Tetro Positivo. Catapultado ao estrelato com uma interpretação fenomenal de Tim Maia no teatro, ele também roubou a cena na TV, chegou à final do Dança dos Famosos no programa de Fausto Silva, encantou o público nas salas de concerto, emprestou sua voz a personagens de cinema. “E a música, Tiago?” – essa era a pergunta frequente que fãs e admiradores, críticos, a mídia e o próprio artista sempre faziam. Quando o ator, produtor e dublador cederia um pouco do espaço para o Tiago cantor? Esse momento finalmente chegou. No final de agosto, o single de estreia de Tiago Abravanel, apropriadamente batizado de “Eclético&rdqu,o;, foi lançado em TVs e mídias digitais, pontapé inicial para a primeira turnê musical do cantor, que leva o mesmo nome do single e chega a Curitiba. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808. Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

O Mágico de Oz – O primeiro festival de contos de fadas do Brasil, “Era uma vez… eram duas, eram três” chega ao seu fim. Para encerrar a temporada foi escolhido o clássico da literatura infantil “O Mágico de Oz”. A obra de L. Frank Baum (1856-1919) ganha uma releitura inédita da Cia do Abração e será encenado no sábado e domingo, às 16h, no palco do Teatro Bom Jesus. Toda a renda da bilheteria será doada ao Hospital Pequeno Príncipe. Desenvolvido em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, o projeto prevê contações de histórias e apresentações exclusivas na Associação Eunice Weaver. Teatro Bom Jesus – Rua 24 de maio, 135.

ZÉ RAMALHO – O cantor paraibano desembarca na sexta-feira, a partir das 21h, em Curitiba com o show “Zé Ramalho – Tour 2014”. A apresentação será realizada no grande auditório do Teatro Positivo. Ele que segue firme pelos palcos há mais de 30 anos, continua fazendo a alegria de milhões de brasileiros, com seus grandes sucessos que já venderam milhões de discos, e o mantêm respeitado pela crítica especializada. Na “Tour 2014”, o cantor paraibano faz um passeio pelos clássicos “Avohai, Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Chão de Giz, Beira-Mar, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos”. Estas são apenas algumas das inúmeras pérolas que Zé Ramalho lançou e riscam o Brasil de Norte a Sul, derrubando fronteiras e provando que a grande música é universal. Todas estão presentes no novo show, que traz ainda releituras de Raul Seixas (Trem das Sete e Medo da Chuva) e o grande sucesso Sinônimo. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808. Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Alegria – Rafaela Daineck, Thayne Carla e Caroline Pappi esbanjando alegria nas boas promoções do bar LV Soho, na Praça Espanha.

FOTOGRAFIA – O espetáculo “O Incrível Menino Preso na Fotografia” propõe uma nova montagem do texto do dramaturgo paulista Fernando Bonassi, de forma a confrontá-lo mais uma vez com a realidade atual. A peça trata da falta de ação de um povo, da eterna espera coletiva. A temporada de quarta-feira a domingo, até o dia 23, sempre às 20h, no Teatro José Maria Santos. A encenação foi construída a partir de um processo colaborativo de grupo orientado por Fátima Ortiz, no qual os criadores nutriram-se de fatos históricos, somados ao texto e ao próprio repertório pessoal. O espetáculo é uma realização da Mataveri Cultural em parceria com a Cia. Pé no Palco e tem no elenco o ator Daniel Valenzuela e o músico Troy Rossilho. Preso em uma cadeira, um homem, que pode ser tanto uma criança quando um adulto, relata o que viu de si, de seus colegas e do próprio país. Segundo o depoimento do autor, o espetáculo pode ser um olhar para o passado, com toques dos anos de ditadura, ou do nosso presente, como cidadãos paralisados, incapacitados de nos movermos diante de tudo aquilo que nos incomoda. Em tempos em que tanto se fala de revoluções de sofá e mídias sociais,, o texto é um convite efetivo ao movimento, para que as mudanças ocorram no mundo real. Entre os trabalhos de Fernando Bonassi estão os roteiros dos filmes Cazuza – O Tempo Não Para, Carandiru, Cabra-Cega, Os Matadores, entre outros. Na televisão ele assina os roteiros das séries O Caçador, Força-Tarefa, Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua. Teatro José Maria Santos – Rua 13 de Maio, 655 – São Francisco.

Paris – A consultora Maria Inês Borges da Silveira e sua filha, a escritora Valeria Borges da Silveira, acabam de desembarcar em Paris onde participarão por duas semanas do Curso Internacional Mercado de Luxo, promovido pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) em parceria com o Centro Europeu. A atividade tem por objetivo capacitar profissionais engajados com o desenvolvimento social, empresarial e econômico. Para atingir esses objetivos, o curso vai abordar assuntos fundamentais para profissionais que atuam ou pretendem atuar no mercado do luxo, compreendendo toda a tecnologia e os conceitos dessa indústria em franca expansão. Na foto: Valeria e Maria Inês Borges da Silveira.

ILÊ AIYÊ – A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo de dança “Tributo ao Ilê Aiyê”, sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h, uma homenagem aos 40 anos de história do mais antigo bloco afro do Brasil. A montagem de 50 minutos – concebida e dirigida por Ceiça Boaventura – apresenta, em quatro quadros, danças e tradições africanas, como o candomblé, o afoxé, o samba e o afro. O elenco é formado por Roseli Paraguassu, Lais Rocha, Joely Silva, Elivan Nascimento, Osvaldo Junior, Emerson Ataíde, Maria Boaventura, Lucimar Cerqueira e Denys Silva. A direção artística é de Angelo Flávio, a coreografia de Jorge D’Santos e a direção musical de Gerônimo Santana. No repertório musical estão “Sex Machine”, de James Brown; e canções de festivais dos anos 1970 e do próprio Ilê Aiyê, como “Depois Que O Ilê Passar”, “Que Bloco É Esse” e “Rebentou”. Cada um dos quatro quadros narra um episódio da história do Ilê Aiyê: a origem e o movimento Black Power, que influenciou a criação do grupo; a homenagem à Mãe Hilda, que comandava a cerimônia religiosa que antecede o desfile do Ilê Aiyê no sábado de carnaval, juntamente com menção à Noite da Beleza Negra, concurso que há 35 anos elege a Rainha do Ilê; o Ilê pelo mundo, e a nova geração de músicos do bloco. Mais antigo bloco afro do país, o Ilê Aiyê foi fundado em 1º de novembro de 1974, no Curuzu, Liberdade – bairro de maior população negra do país -, com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. Desde então, já teve suas músicas gravadas por nome como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethania, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Milton Nascimento, o Rappa, Criolo, entre outros artistas. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, tel: 2118-5111. Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280.

Fnac – O duo “Lenhadores da Antártida” é convidado desta quarta-feira, a partir das 19h30, da série de pocket shows “Mondo Bacana Apresenta”, no palco da Fnac Curitiba. A dupla formada por Felipe Amaral e Ricardo Passos apresenta seu som, que definem como “indie folk rock sensual”, e realiza pré-lançamento do disco “Eudaimonia”. O evento tem entrada gratuita e começa com um bate-papo comandado por Abonico Smith, criado,r do site “Mondo Bacana”, seguido da apresentação. “Lenhadores da Antártida” foi criada em 2011, focada na busca de uma pluralidade sonora. Além de covers de sucessos do indie, do folk e do rock clássico, como Rolling Stones, Black Keys e Mumford & Sons, o grupo tem músicas próprias. “São faixas que falam de relações entre um homem e uma mulher, com pitadas de sensualidade”, explica Amaral. As letras tratam de intimidade de forma provocante, com arranjos insinuantes. Ao longo da carreira, Lenhadores da Antártida lançou algumas canções de forma independente. Agora, se prepara para o primeiro disco, “Eudaimonia”, com este evento de pré-lançamento na Fnac. Park Shopping Barigui – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville.

GOLFISTAS – O campo de golfe do Graciosa Country Club recebe sábado, os tradicionais torneios brasileiro e paranaense dos médicos golfistas. O 41.º Torneio Brasileiro dos Médicos Golfistas e do 38.º Torneio Paranaense dos Médicos Golfistas, que serão disputadas paralelamente, vão reunir mais de 90 médicos e amigos na disputa dos títulos, nas categorias masculino e feminino na modalidade Stroke Play 18 buracos. As inscrições devem ser feitas na secretaria de golfe do clube, até hoje (dia 5). Somente serão aceitas as inscrições de jogadores que tenham handicap oficial da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e/ou de outras Federações ou Clubes de Estados sem Federação, filiados diretamente à Confederação Brasileira de Golfe. Graciosa Country Club: Av. Munhoz da Rocha, 1146 – Cabral.Tel: 3015-5005.

O MÁGICO DE OZ – O primeiro festival de contos de fadas do Brasil, “Era uma vez… eram duas, eram três” chega ao seu fim. Para encerrar a temporada foi escolhido o clássico da literatura infantil “O Mágico de Oz”. Com realização do Ministério da Cultura, apresentação da Montenegro Produções Culturais e apoio do Hospital Pequeno Príncipe, a obra de L. Frank Baum (1856-1919) ganha uma releitura inédita da Cia do Abração e será encenado no sábado e domingo, às 16h, no palco do Teatro Bom Jesus. Toda a renda da bilheteria será doada ao Hospital Pequeno Príncipe. E na mesma proposta desse projeto, a partir de março de 2015, a produtora apresentará o Festival Brinque de Lendas Brasileiras. Na montagem, a protagonista, Doroti, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na sua jornada, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos se unem em busca daquele que poderá dar-lhes o que cada um necessita: o poderoso Mágico de OSS. O ambiente cênico propõe alusões à cultura oriental, conferindo uma atmosfera mística da sabedoria e de reconhecimento das ações para a valorização de virtudes humanas. O quebra cabeça chinês conhecido como tangram e Mondrian foram as inspirações da Cia do Abração para criar o cenário. Reconhecido como um dos artistas de maior repercussão do século XX, Piet Mondrian foi um pintor holandês que levou a arte abstrata às últimas consequências. Por meio de uma simplificação, tanto na composição como no colorido, tentava expor os princípios que estão por baixo da aparência. Suas teorias sobre a abstração e a simplicidade não só alteraram o curso da pintura, como também influenciaram muito a arquitetura, o desenho industrial e as artes gráficas. Desenvolvido em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, o projeto prevê contações de histórias e apresentações exclusivas na Associação Eunice Weaver. Teatro Bom Jesus – Rua 24 de maio, 135.

IRA! – O grupo “Ira!” volta à cidade para mais uma apresentação que promete ser histórica, no próximo sábado, 21h15. O guitarrista Edgard Sca,ndurra e o vocalista Nasi sobem ao palco do grande auditório do Teatro Positivo. Na bagagem, a turnê intitulada de “Núcleo Base” e os clássicos da carreira e nova música. Os fãs, ávidos por ver uma das bandas mais emblemáticas do país, irão ao delírio com mais esse reencontro. O Ira! sedento pelo palco e saudoso do público que os acompanhou por tanto tempo, promete um show inesquecível na retomada dessa história que começou há 34 anos, quando Scandurra e Nasi fundaram a banda. O tempo passou para os cinquentões do Ira!. Muita coisa mudou, mas a essência e a pegada do rock’n’roll intenso da década de 80 continua intacta. O repertório do show será recheado de clássicos, como “Envelheço na Cidade”, passando pelas emblemáticas “Dias de Luta”, “Flores em Você”, “Tolices”, “Quero Sempre Mais”, “Tarde Vazia” e “Girassol”, e a inédita “ABCD”, que lembra bastante a sonoridade da jovem guarda. Escrita por Scandurra, a música é o começo de uma nova etapa na carreira dos paulistanos. Sem André Jung e Ricardo Gaspa, dois integrantes da formação original, completam agora a banda paulistana, os músicos Johnny Boy (teclados), Daniel Rocha, filho de Edgard (baixo) e Evaristo Pádua (bateria). Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808 ou na bilheteria do teatro. Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

3 MARIAS – O Clube de Campo, fone 3370-3000, promove no próximo sábado, a partir das 23h, um animado Baile Gauchesco e animação do grupo “Jeito Campeiro”. Reserve sua mesa com antecedência. E antecipando a chegada da estação de verão, o 3 Marias colocou à disposição de seus associados as piscinas externas, a partir de hoje. Confira o calendário e horários de utilização das piscinas: De terça-feira a domingo das 9h às 19h. É obrigatório o exame médico. 3 MariasAvenida Três Marias, 274, São Braz. Tel: 3370-3000.

O MÁGICO DE OZ – O primeiro festival de contos de fadas do Brasil, “Era uma vez… eram duas, eram três” chega ao seu fim. Para encerrar a temporada foi escolhido o clássico da literatura infantil “O Mágico de Oz”. Com realização do Ministério da Cultura, apresentação da Montenegro Produções Culturais e apoio do Hospital Pequeno Príncipe, a obra de L. Frank Baum (1856-1919) ganha uma releitura inédita da Cia do Abração e será encenado no sábado e domingo, às 16h, no palco do Teatro Bom Jesus. Toda a renda da bilheteria será doada ao Hospital Pequeno Príncipe. E na mesma proposta desse projeto, a partir de março de 2015, a produtora apresentará o Festival Brinque de Lendas Brasileiras. Na montagem, a protagonista, Doroti, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na sua jornada, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos se unem em busca daquele que poderá dar-lhes o que cada um necessita: o poderoso Mágico de OSS. O ambiente cênico propõe alusões à cultura oriental, conferindo uma atmosfera mística da sabedoria e de reconhecimento das ações para a valorização de virtudes humanas. O quebra cabeça chinês conhecido como tangram e Mondrian foram as inspirações da Cia do Abração para criar o cenário. Reconhecido como um dos artistas de maior repercussão do século XX, Piet Mondrian foi um pintor holandês que levou a arte abstrata às últimas consequências. Por meio de uma simplificação, tanto na composição como no colorido, tentava expor os princípios que estão por baixo da aparência. Suas teorias sobre a abstração e a simplicidade não só alteraram o curso da pintura, como também influenciaram muito a arquitetura, o desenho industrial e as artes gráficas. Desenvolvido em parceria com o ,Hospital Pequeno Príncipe, o projeto prevê contações de histórias e apresentações exclusivas na Associação Eunice Weaver. Teatro Bom Jesus – Rua 24 de maio, 135.

CHITÃOZINHO & XORORÓ – Apresentam a turnê “Do Tamanho do Nosso Amor” em Curitiba no sábado, no Teatro Guaíra, em evento assinado pela CWB Brasil. Este show é baseado no CD e DVD “Do Tamanho do Nosso Amor”, lançados em novembro de 2013 e gravados ao vivo no Wood´s Bar de São Paulo, com produção de Fernando Zorzanello (da dupla Fernando e Sorocaba), participações especiais de Dexterz (projeto de música eletrônica composto pelo baterista Junior Lima, pelo DJ Julio Torres e pelo violinista Amon Lima), do rapper Cabal e de Fernando e Sorocaba. A dupla interpretou sucessos que os consagraram com novas roupagens como “Sinônimos”, “Vida Marvada” e “Evidências”, composição de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, que apesar de ser de 1990, continua atual e com poder de emocionar ouvintes de todas as faixas etárias. No dia da gravação do CD e DVD, a plateia, formada predominantemente por jovens, sabia a letra de cor e cantou a música do começo ao fim. Com direção geral de Chitãozinho & Xororó e da Live Talentos, empresa responsável pela carreira artística da dupla, o espetáculo conta com cenários grandiosos compostos por painéis de LED, sincronismo de luz e vídeos interativos produzidos pela Hit Music em linguagem 3-D. O repertório do show conta com composições inéditas, como “E Aí Tempo”, de Caco Nogueira, e “Do Tamanho do Nosso Amor”, de Sorocaba, homônima ao projeto, além de “Evidências”, “No Rancho Fundo” e outras regravações de sucessos.Entre os destaques da apresentação está a participação de Raulzito, cover de Raul Seixas, que canta virtualmente com a dupla “Tente Outra Vez”, música que serviu de inspiração para que os artistas seguissem em frente e não desistissem da música, apesar das dificuldades do início de carreira. Chitãozinho & Xororó sobem ao palco acompanhados por Claudio Paladini (teclados e vocal), Adilson Pascoalini (guitarra, violões e viola), Daniel Quirino (vocal e violão), Antonio Vendramini (sax, flauta, rabeca e percussão), Marcelo Modesto (guitarra, banjo, cello, mandolin e violão), Fábio Almeida (baixo), Renato Britto (bateria) e Frank Joni (acordeon). Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808 ou na bilheteria do teatro. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

DEEP PURPLE – Considerada uma das bandas mais importantes da história do rock, com seus 45 anos de sucessos mundiais e mais de 100 milhões de álbuns vendidos, o  “Deep Purple” faz escala em Curitiba, domingo, às 21h, para única apresentação no palco do Curitiba Master Hall. O grupo britânico chega para promover sua nova e aclamada turnê internacional do álbum “Now What?!”. No repertório dos shows, além das novas canções da banda, o público poderá mais uma vez viajar nos clássicos eternizados pelo grupo, como “Smoke on The Water”, “Hush”, “Highway Star” e “Perfect Strangers”, entre outros. Atualmente formada por Ian Gillan, Roger Glover, Ian Paice, Steve Morde e Don Airey, O Deep Purple é – ao lado do Black Sabbath e do Led Zeppelin – um dos pioneiros do heavy metal, embora, através dos anos, a banda tenha incorporado a seu som elementos da música clássica, do funky, do blues-rock e do rock progressivo. Foram listados pelo Guiness (Livro dos Recordes) “como a banda com o som mais alto”.Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808. Master Hall – Rua Itajubá, 143, Portão. Tel: 3248-1001.

“QUEEN” – Em novembro, Curitiba será palco para uma grande ho,menagem ao “Queen”, para junto aos fãs celebrarem as canções imortalizadas por Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon em uma superprodução que reunirá 50 artistas, entre nacionais e internacionais. O “Queen Symphonic Tribute” segue o conceito dos grandes espetáculos europeus, e vai promover o encontro do rock com a música clássica em um dos cartões-postais da cidade em duas noites inesquecíveis. Com apresentação da Tradener e realização da Sunset Cultural, o evento será realizado nos próximos dias 14 e 15 (sexta-feira e sábado), às 21h, na Ópera de Arame. O espetáculo será em formato sinfônico acompanhado por banda de rock, cantores e coro, com arranjos exclusivos do renomado Maycon Ananias sob-regência do maestro Carlos Domingues. Vai unir no mesmo palco, o tradicional trio guitarra-baixo-bateria do rock´n´roll com os acordes de violinos, metais e cordas da Eruditu Phillarmonic Orchestra – formada por músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba e Paraná Brass – para um tributo emocionante à banda inglesa.  As canções serão interpretadas pelas cantoras Jennifer Mosello e a inglesa Jesuton, pela soprano Márcia Kaiser, pelo barítono Paulo Barato, pelo tenor Cristhyan Segala, pela contralto Débora Bergamo,dentre outros. Além disso, terá participações especiais de Ana Cañas, no primeiro dia, sexta (14), e Tiago Iorc, no sábado (15). O “Queen” representou um marco histórico não só no rock, mas na música em geral. Como eles têm influência da música clássica, da ópera, as melodias ganham uma roupagem nova quando adaptadas para orquestra, coro e banda. O show, com cerca de duas horas de duração, contempla uma coletâneas de 16 clássicos antológicos do quarteto inglês, como “A Kind of Magic”, “Bohemian Rhapsody”, “We Will Rock You”, “Radio Ga Ga”, “I Want to Break Free” e “We Are The Champions”. Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808. Ópera de Arame – Rua João Gava, 970.

CHOPÃO VAI ROLAR – O 3 Marias Clube de Campo promove no próximo dia 22 (sábado), a partir das 20h30, o jantar dançante “Baile do Chopp para Casais”, com buffet especial da tradicional cozinha alemã, chope escuro e branco e animação da “Evidence Band”. Reserve sua mesa com antecedência. Também está aberta a temporada das piscinas. Piscinas externas – das 9h às 18h. 3 MariasAvenida Três Marias, 274, São Braz. Tel: 3370-3000.

INTIMISTAIvete Sangalo comportada em cima de um palco. A imagem rara, difícil até de imaginar, poderá ser conferida em novembro em Curitiba, quando a cantora baiana traz para a cidade o show “Ivete Intimista”, com seus grandes e marcantes sucessos românticos. Com realização daSeven Entretenimento, a apresentação inédita será realizada no próximo dia 20 (quinta-feira), às 21h, e marca também a sua estreia no palco do grande auditório Teatro Positivo. Acostumada a ser vista saltitando enquanto cantarola sob a incessante batida do axé, Ivete chega à cidade acompanhada por mais seis músicos e aposta no romantismo. No lugar dos hits que a transformaram num fenômeno dentro e fora do Carnaval, a cantora investiu em baladas que quase não têm espaço em seu repertório habitual, como “Se Eu Não te Amasse Tanto Assim”, “Quando a Chuva Passar”, “Eu Nunca Amei Alguém como te Amei”, “Deixo”  e “Coleção” – essa última, resgatada do tempo em que Ivete ocupou o posto de vocalista da Banda Eva. Sobrou espaço até para um cover de “Easy”, clássico de Lionel Richie eternizado em sua fase com os Commodores, que Ivete apresentou ao piano em Nova York na gravação do disco “Ao Vivo No Madison Square Garden”, em 2010. A apresentação de estreia em Salvador, serviu como teste para a cantora sentir a vibr,ação do público – que, segundo ela, aprovou o resultado e promete emocionar os paranaenses. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

FUNK FESTIVAL – Os fãs do funk carioca terão a oportunidade de curtir na mesma noite grandes nomes do gênero nacional, com os MCs Pikeno e Menor, MC Rodolfinho, MC Guimê e MC Lon. Com realização da Multi Eventos Promoções, eles se apresentam no dia 21 (sexta-feira), a partir das 22h, no Trésor Eventos. Pikeno e Menor, ganharam destaque na mídia nacional com o hit “Toda Toda”. MC Guimê, considerado o Rei do Funk Ostentação, deve agitar o público com sucessos como “Tá patrão”, “Na pista, eu arraso” e “País do futebol”, cujo vídeoclipe tem participação do craque Neymar, e ainda “Plaquê de 100”. MC Rodolfinho, dono dos sucessos “Como é bom ser vida loka” e “Novinha”, é outro funkeiro que tem sido presença constante na mídia. E a programação completa com MC Lon, que ganhou fama após o sucesso do hit “Novinha Vem, Que Tem”, com mais de 30 milhões de acessos no YouTube. Abertura da casa: 21h. Classificação etária: 16 anos. Trésor Eventos – Rua Desembargador Wesphalen, 4000 – Parolin.

SKANK – Formada por Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti o grupo “Skank” desembarca em Curitiba no dia 28 (sexta-feira), a partir das 21h30, com o show da nova turnê “Velocia”, para única apresentação no Teatro Positivo.  Músicas inéditas e claro, relembrar músicas de uma carreira de muito sucesso de mais de duas décadas. “Velocia” é o primeiro disco de músicas inéditas do “Skank” em seis anos, e é o álbum que melhor traduz os anos de história da banda. Por passear por toda a carreira do grupo, soa contemporâneo e familiar à primeira audição, sendo concebido dentro do estúdio, de modo orgânico, sem conceitos pré-determinados. Lançado em junho desse ano, o álbum já é considerado como um dos melhores do “Skank”. O novo disco recebeu o prêmio de Melhor Álbum Pop Rock no Prêmio Contigo MPB FM de Música. Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808 ou na bilheteria do teatro. Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

REI DO POPLulu Santos chega à Curitiba para apresentar o novo show “Toca + Lulu”, no próximo dia 29 (sábado), às 21, no Guairão. A turnê traz o cantor e compositor em grande forma apresentando seus maiores sucessos como “Tudo azul”, “Já é!”, “Tempos modernos”, “A cura”, “Sábado a noite”, “Toda forma de Amor”, “Adivinha o que?”, “Apenas mais uma de amor”, “Como uma Onda”, “Último romântico” entre outros hits que, como sempre, não vai deixar ninguém parado. Já que Lulu Santos é sincero, como dizia o sucesso de 1985, do disco “Normal”, ele mesmo disse, depois de centenas de shows do disco “Acústico II”, de 2010: o instrumento que ele mais gosta de empunhar é a guitarra, plugada, amplificada, eventualmente distorcida, o aço das cordas vibrado pela palheta. A turnê “Toca Lulu”, com os maiores sucessos do rei do pop, fez tanto sucesso que ela ganhou uma extensão, a “Toca + Lulu”. O público curitibano vai reencontrar Lulu Santos no Guairão envolto por cenários de inspiração Óptico,direção de arte de Karen Araujo, luz de Césio Lima,figurino de Claudia Kopke e direção musical do próprio cantor que será acompanhado por uma super banda formada pelos músicos&nb,sp;Sergio Mello (bateria), Silvio Charles (percussão), Jorge Ailton (baixo), PC (sopros e vocais), Hiroshi Mizutani (teclados), Andrea Negreiros (vocal e percussão) e Pedro Augusto (teclados). Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808 ou na bilheteria do teatro. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

SOJA – Uma das estrelas da reggae music internacional, o “SojaSoldiers of Jah Army”, formada na cidade de Virgínia, nos Estados Unidos, é uma banda que se define como “uma união de músicos reunidos pelo amor ao reggae, ao rock e ao hip hop”. A escala em Curitiba acontece no próximo dia 7 de dezembro (domingo), a partir das 21h, em uma apresentação inédita no Spazio Van. Na bagagem, as novas músicas dividem o palco com os clássicos de 15 anos de estrada. Apelidados de “guerreiros da estrada”, eles percorreram com seu som único quase todas as cidades na América do Norte, assim como muitas cidades da Europa, América do Sul, as ilhas do Pacífico e do Caribe. Sucesso no mundo inteiro, o grupo volta ao Brasil em dezembro para uma série de shows da sua nova turnê internacional de divulgação do seu mais recente trabalho, o quinto álbum de estúdio, intitulado “Amid the Noise and Haste”. Com mais de 250 mil álbuns vendidos, o “Soja” já fez shows em mais de 20 países, possui mais de 3.3 milhões de fãs no Facebook e mais de 183 milhões de visualizações no YouTube. O grupo é formado por Jacob Hemphill (vocalista / guitarrista), Bobby Lee (baixo), Ryan Berty (bateria), Kenneth Brownell (percussão), Patrick O’Shea (teclados), Rafael Rodriguez (trompete), Hellman Escorcia (saxofone) e Trevor Young (guitarra). Abertura dos portões às18h e início do show às 21h. Spazio Van – BR116, Linha Verde, 15000.

VIRADA CULTURAL PARANÁ – Usar a arte e a cultura para levar mensagens de educação no trânsito para as pessoas. Este é o objetivo da Semana de Arte-Educação da Virada Cultural Paraná 2014, que acontece de 11 a 14 deste mês em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama. Cada município desenvolveu atividades especiais para a Semana, como blitz educativa, pedaladas, palestras, peças teatrais, mesas redondas, entre outras. O destaque da programação é o Teatro de Bonecos Gigantes, que apresentará adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito em todas as cidades. A Semana de Arte-Educação foi realizada pela primeira vez em 2013, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran). O resultado foi tão positivo que se repete em 2014. A Virada Paraná conta ainda com o apoio do Sesc-PR, Sesi-PR, é-Paraná, Sanepar e prefeituras municipais. Personagens cativos das histórias infantis aparecem repaginados durante a Semana de Arte-Educação para contar suas aventuras adaptadas à realidade do trânsito nas cidades. Em forma de bonecos gigantes, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, A Bela e a Fera e A Pequena Sereia entram em cena para ensinar a importância de se respeitar às leis de trânsito. As apresentações acontecem diariamente durante a Semana em cada uma das cidades-sede. Os locais e horários variam para que o espetáculo atinja o maior número de pessoas possível. Escolas e colégios municipais e estaduais recebem a montagem, assim como centros de convivência, praças, parques e outros espaços públicos. Após as apresentações, os Bonecos serão doados para os municípios, para que possam ser utilizados em outras atividades. A programação completa da Semana de Arte-Educação pode ser conferida no site www.cultura.pr.gov.br.