THE BLUESMAN
J.J. Jackson chega a Curitiba para apresentação especial sexta-feira, a partir das 21h, a convite do Clube Curitibano. O palco para a apresentação do Bluesman será o Salão Rosa. Jackson inclui nos shows as canções brasileiríssimas que homenageiam o país que o acolheu e adotou. “Azul da cor do Mar” e “Wave” são duas músicas de seu repertório que mais levantam as vozes do público. Clube Curitibano – Avenida Getúlio Vargas, 2.857, Água Verde. Tel: 3014-1932.

continua após a publicidade

COSTELA FOGO DE CHÃO – A diretoria da Sociedade MORGENAU promove sábado, a partir das 20h, em sua Sede Campestre, o 4.º Jantar Dançante da Costela Fogo de Chão, regada com Chopp claro e escuro a noite toda. Animação musical a cargo de “Music Classic”. Não esquecer de trazer o seu caneco.. Sociedade Morgenau – Salão da Sede Campestre – Rua: Vagner Luis Boscardim, 190 – Laranjeiras – Piraquara. Convites e reservas na secretaria do clube, tel: 3362-1000. 

Rancho – Caroline Andrade esbanjando alegria nas boas noitadas e no sertanejão do bar Rancho Brasil. Uma ótima semana aos leitores e amigos.

BAILE DE ANIVERSÁRIO – O presidente Vilmar Schultz da Sociedade THALIA, uma das mais tradicionais do Paraná, convida para participar das comemorações dos 132 anos de fundação do clube. A data será brindada com um jantar dançante, animado pelo “Banda New Sound”, no próximo sábado, com início às 21h, na sede centro. Reservas para associados e não sócios na secretaria, através do tel: 3320-7924. Rua Comendador Araújo, 338. Tel: 3320-7900.

continua após a publicidade

COUNTRY FESTIVAL – O maior encontro de música sertaneja do Brasil, o Country Festival,  chega a sua  oitava edição, no próximo sábado na Arena Expotrade Pinhais. O evento vai reunir uma combinação de artistas que passam pelo sertanejo de raiz, universitário ao axé. No palco principal a mistura é pra lá de boa: a estrela Luan Santana; umas das duplas mais queridas do gênero, “Munhoz & Mariano”; a musa da música brasileira, Ivete Sangalo; o fenômeno Cristiano Araújo; e os pioneiros do sertanejo, “Chitãozinho & Xororó”. Já no trio elétrico, a festa é comandada Banda Kaduká; Jean e Júlio, e os mestres do “funknejo” “Cácio & Marcos”. Isso mesmo, em uma única noite os convidados vão contar com todo swing do sertanejo universitário, junto com os maiores sucessos do sertanejo de raiz, e com um tempero a mais, toda alegria e entusiasmo baiano da musa do axé e a batida do funk. Mas não para por ai, nesse ano, todos os espaços especiais do Country Festival vão contar com shows exclusivos, deixando a noite ainda mais dançante e de tirar o fôlego. Na Área Vip Victoria Villa a dupla de paranaenses Pedro Paulo & Alex e a dupla George Henrique & Rodrigo marcam presença. No Camarote Wood’s comandam a festa Lu e Robertinho e Grupo Tentativa. E por fim, no Backstage, Buchecha e Diana Dias completam a mistura. Quem já quer garantir o seu lugar nessa grande festa, ingressos estão à venda nos quiosques Disk Ingresso dos shoppings Mueller, Estação e Palladium. Informações pelo site www.countryfestival.com.br.

Armazém – Erika Eliziane marcou presença na balada sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

continua após a publicidade

PARTY – O humorista Paulinho Serra se apresenta hoje, às 20h, no “Risorama”, no ParkShopping Barigui. Para ele, Curitiba tem um dos melhores públicos do Brasil. “As pessoas comentam que o povo daqui é fechado, mas não tenho essa impressão quando estou no palco do “Risorama”. Adoro aquela explosão de risadas de uma imensidão de pessoas”, revela. “Pra gente, que faz stand up, o Risorama é uma grande festa, um grande encontro de amigos. Acho que isso faz dele algo tão especial”, completa. Durante o Festival de Curitiba, o ParkShopping Barigui recebe também o “Mish Mash”, mostra de variedades, e o Guritiba, mostra de teatro infantil, no Park Cultural. Os ingressos estão à venda nas três bilheterias oficiais, localizadas nos shoppings Mueller, ParkShopping Barigüi e no Palladium Shopping Center, e também na internet, no site www.festivaldecuritiba.com.br .

Nos Embalos – No ritmo das discotecas, o Graciosa Country Club realizou a festa “Closing Summer”, para se despedir do verão. Tendo à frente a diretora social, Eliana Fadel Farracha de Castro, a festa teve decoração temática por todo o salão. O hall virou uma sala temática dos anos 70, muito elogiada e que agradou muito. A Banda “Nega Fulô” comandou o show e embalou a noite, que teve ainda a apresentação da DJ Stephanya Lima. Na foto acima: Marcia Guimarães, Ana Paula Alvarez, Andrea Heller e Cicida Gontijo. E abaixo, Jorgette Riskala, Miguel Riskala, Arthur Peralta e Madelan Peralta. Fotos: Lucas Lopes.

GUTA STRESSER – Entre os espetáculos que compõem o Guritiba 2014 está “O Médico que tinha Letra Bonita”, estreia da atriz curitibana Guta Stresser na direção teatral. É uma peça-show que conta sobre um garoto que vai ao consultório médico para ser tratado de uma doença estranha: ele falava com os pés. Está armado, assim, um divertido pano de fundo para tratar de forma descompromissada das relações cotidianas e das diferenças. Temas como educação, socialização, vocação e bullyng também entram em cena no musical, que tem dramaturgia de Pedro Brício.Fazem parte do Guritiba também os espetáculos “Rádio Show”, que  brinca com os antigos auditórios de rádio; “Criaturas”, show  da Palhaça Rubra que mescla musica e teatro; “O buraco do muro”, que conta a histórias de três crianças vidradas na internet e avessas à leitura. O Médico que tinha Letra Bonita será apresentado nos dias 12 e 13 de abril, às 19h, no ParkShopping Barigüi. Mais informações: www.festivaldecuritiba.com.br. A TOCA DO COELHO – Os ingressos de A Toca do Coelho da Mostra 2014 do Festival de Curitiba esgotaram. O espetáculo será apresentado no Guaírão, nos dias 5 e 6 (sábado e domingo).  O espetáculo tem direção de  Dan Stulbach e Maria Fernanda Cândido e Reynaldo Gianecchini como o casal de protagonistas. GASTRONOMIX – O chef Fabiano Marcolini, de Curitiba, acaba de confirmar sua participação no Gastronomix, a quermesse de alta gastronomia do Festival de Curitiba. Ele e sua esposa Alaide comandam há 17 anos sua confeitaria em estilo europeu artesanal, onde produzem doces, pães artesanais finos, sanduíches exclusivos , café espresso, massas, sopas, saladas e anipasti.  O Gastronomix traz pratos deliciosos a preços imperdíveis e um clima de descontração em mesas grandes para serem compartilhadas. O evento está na sua 6ª edição no Festival de Teatro de Curitiba 2014. Quem comanda o evento é o chef Celso Freire. O Gastronomix 2014 acontece sábado e domingo, das 11h às 17h, no Museu Oscar Niemeyer. Os ingressos custam R$ 10,00. Para o evento, Marcolini preparará seu famoso Pão no Vaso.

Temas italianos – O professor da UFPR e doutor em antropologia social Paulo Renato Guérios lança este mês o CD “Sonoridades do Paraná – Temas italianos”. Segundo de uma série que iniciou com a publicação de “Temas ucranianos”, em 2010, a obra faz parte de uma pesquisa acerca das músicas de origem étnica no Paraná. A realização é feita em parceria com a Parabolé Educação e Cultura. Ao percorrer o estado, Guérios tem como objetivo compreender o que as músicas de um povo revelam sobre a forma como este se estabeleceu no Paraná e que influências trouxe e recebeu ao imigrar para a região. O resultado deste segundo volume, Temas italianos, é um compilado de 18 músicas gravadas em festas, cerimônias religiosas, apresentações e entrevistas com as comunidades de descendência italiana presentes no Paraná. O encarte que acompanha o CD conta parte das descobertas de Guérios nesta pesquisa, além de trazer as letras de todas as canções em idioma original e também em português. Guérios tem outras obras publicadas na área: o livro Villa-Lobos – O caminho sinuoso da predestinação, sobre a trajetória do músico e compositor Heitor Villa-Lobos, e A Imigração Ucraniana ao Paraná: Memória, identidade e religião, sobre as memórias da imigração desta etnia ao estado. Com a conclusão do estudo sobre a sonoridade italiana, o professor se prepara para iniciar um novo desafio: estudar a produção musical dos descendentes de, japoneses no Paraná. O projeto Sonoridades do Paraná está on-line na página: www.sonoridadesdoparana.com.br.

SALÃO GRACIOSA – Está aberto o período de inscrições para o Salão Graciosa de Artes Plásticas 2014, que chega a sua 16.ª edição consagrado como um dos importantes eventos de incentivo à produção cultural na cidade. Os artistas interessados tem até o dia 11 de abril para realizar sua inscrição por meio do site do Graciosa Country Clubwww.graciosa.com.br. Para formalizar a inscrição é necessário apresentar a ficha de inscrição assinada, fotocópia do RG e do CPF e um dossiê do artista, com fotografias das três obras para pré-seleção, na secretaria geral do clube. O evento terá premiação e é aberto para toda a comunidade artística, além de contar com categoria especial para sócios. Podem participar apenas trabalhos inéditos. A curadoria do evento é da artista plástica e administradora cultural Suzana Lobo. Formam o júri o crítico e curador João Henrique do Amaral e os artistas Alfi Vivern e Fernando Velloso. O salão tem a característica de revelar novos nomes. Entre os artistas que despontaram na mostra, está André Mendes. A divulgação dos artistas selecionados ocorre no dia 9 de maio no site do Graciosa. A exposição tem abertura no dia 19 de maio, na sede social do clube. Graciosa Country Club (Av. Munhoz da Rocha, 1.146, Cabral. Tel: 3015-5005.

Guta Stresser – Entre os espetáculos que compõem o Guritiba 2014 está “O Médico que tinha Letra Bonita”, estreia da atriz curitibana Guta Stresser na direção teatral. É uma peça-show que conta sobre um garoto que vai ao consultório médico para ser tratado de uma doença estranha: ele falava com os pés. Está armado, assim, um divertido pano de fundo para tratar de forma descompromissada das relações cotidianas e das diferenças. Temas como educação, socialização, vocação e bullyng também entram em cena no musical, que tem dramaturgia de Pedro Brício.Fazem parte do Guritiba também os espetáculos “Rádio Show”, que  brinca com os antigos auditórios de rádio; “Criaturas”, show  da Palhaça Rubra que mescla musica e teatro; “O buraco do muro”, que conta a histórias de três crianças vidradas na internet e avessas à leitura. O Médico que tinha Letra Bonita será apresentado nos dias 12 e 13 de abril, às 19h, no ParkShopping Barigüi. Mais informações: www.festivaldecuritiba.com.br. A Toca do Coelho – Os ingressos de A Toca do Coelho da Mostra 2014 do Festival de Curitiba esgotaram. O espetáculo será apresentado no Guaírão, nos dias 5 e 6 (sábado e domingo).  O espetáculo tem direção de  Dan Stulbach e Maria Fernanda Cândido e Reynaldo Gianecchini como o casal de protagonistas. Gastronomix – O chef Fabiano Marcolini, de Curitiba, acaba de confirmar sua participação no Gastronomix, a quermesse de alta gastronomia do Festival de Curitiba. Ele e sua esposa Alaide comandam há 17 anos sua confeitaria em estilo europeu artesanal, onde produzem doces, pães artesanais finos, sanduíches exclusivos , café espresso, massas, sopas, saladas e anipasti.  O Gastronomix traz pratos deliciosos a preços imperdíveis e um clima de descontração em mesas grandes para serem compartilhadas. O evento está na sua 6ª edição no Festival de Teatro de Curitiba 2014. Quem com,anda o evento é o chef Celso Freire. O Gastronomix 2014 acontece sábado e domingo, das 11h às 17h, no Museu Oscar Niemeyer. Os ingressos custam R$ 10,00. Para o evento, Marcolini preparará seu famoso Pão no Vaso.

“É MELHOR SER” Simone volta a Curitiba para única apresentação no dia 12 de abril, às 21h, no Teatro Guaíra e mostrar o repertório de seu mais recente trabalho. O disco “É melhor ser”, que reúne canções de compositoras importantes na carreira da cantora, como Rita Lee, Joyce, Fátima Guedes, Marina Lima e Sueli Costa, entre outras que também estarão presentes no repertório. “Mulher o suficiente” (Alzira Espíndola e Vera Lucia Motta), primeiro single do cd disponível no iTunes, é um dos destaques do show, que traz também a inédita “Haicai”, de Fátima Guedes, além de duas parcerias de Simone: “Só se for”, com Zélia Duncan, e “A Propósito”, com Fernanda Montenegro.O público ainda vai conhecer as versões personalíssimas de Simone para clássicos como “Charme do Mundo” (Marina e Antônio Cícero), “Mutante” (Rita Lee e Roberto de Carvalho), “Acreditar” (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho) e “Descaminhos” (Joanna e Sarah Benchimol), entre outros.Inspirada pelo novo cd, a concepção do espetáculo é da própria Simone, com direção geral de Christiane Torloni. Para assinar os arranjos do show e dirigir a banda, Simone convidou o músico e maestro Leandro Braga, que dividiu a direção musical do cd “É melhor ser” com Bia Paes Leme. A banda que acompanha Simone na turnê é formada por Leandro Braga (piano), João Gaspar (guitarra, violão), Bruno Migliari (contrabaixo), Christiano Galvão (bateria) e André Siqueira (percussão).O show tem cenário assinado por Hélio Eichbauer e projeto de luz de Rogério Wiltgen. O figurino de Simone é do estilista Guilherme Guimarães e o dos músicos de Ricardo Almeida. Mais informações no site www.teatroguaira.pr.gov.br. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

Festival – Na festa de abertura do Festival de Curitiba realizada no Expo Renault Barigui, o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, entre as atrizes Gabriela e Regina Duarte. Foto de Ernesto Vasconcelos.

SEU JORGE – Com o dom de envolver com sua música e presença de espírito o povo e a elite, Seu Jorge desembarca no dia 12 de abril, sábado, a partir das 21h15 no Teatro Positivo, com o show “Músicas para Churrasco”. No show, músicas do disco “Músicas para Churrasco” como A Doida, Amiga da minha Mulher, Olê Olê, Japonesa, entre outras. Sucessos como Seu Olhar, Burguesinha, Tive Razão, Carolina e Zé do Caroço devem fazer parte do set list preparado para a apresentação. Seu Jorge fala sobre a dança das cadeiras mundial, construção da obra com parceiros, capacitação do mercado de entretenimento, música negra, brasileira, americana, suingue; muitos suingues; no álbum “Músicas para Churrasco Vol. 1” o som é dedicado à festa. Dançar, cantar, cantar com o outro, se reconhecer na música; disco para ser colocado nas caixas de som do churrasco, ou de outra cervejada. “Eu imaginei uma grande vizinhança e um disco de músicas animadas. Pensando nessas pessoas que nos finais de semana se juntam, se encontram para comer, dançar e beber”, diz Seu Jorge, que, todos sabem, tem o dom de envolver com sua música e presença de espírito o povo e a elite. Em seu disco, ele costura festas na laje ou na cobertura com sua marca de samba, funk, groove, metais, e arranjos utilizando instrumentos ora acústicos ora elétricos, ,ora vintage. “O disco tem vários componentes, não posso classificar o todo como um gênero só, porque passeia muito pelas influências da música brasileira e da música do mundo. Então acho que qualquer definição fica a cargo do público. Eles que vão dizer e reconhecer”, diz ele. Público este que aceitou e aclamou Seu Jorge e sua música. Cada vez mais popular, ele conquista respeito por onde passa. Agora é a vez deu seu próprio canteiro. “Adoro a Europa, a França é minha segunda casa, tenho o respeito e o carinho de toda a imprensa e público da Inglaterra, a curiosidade e o interesse de todo o público alemão, a alegria e despojamento do pessoal da Espanha e Portugal, nos EUA também há um interesse e a vontade de continuar uma edificação ali, mas sinto que há uma demanda aqui, o futuro é aqui; o meu país, assim como o meu povo, são minhas prioridades”, avisa. Participações com nomes como Ivete Sangalo, Alexandre Pires e U2, além de atuações em filmes como Cidade de Deus, Tropa de Elite 2 e Life Aquatic foram cruciais neste processo. “Quando eu ia imaginar que o U2 iria chegar no Brasil e me convidar para fazer um som com eles? As coisas acontecem de forma inesperada, mas em momentos especiais, como os duetos com a Ivete e o Alexandre, tudo isso vai me empurrando para mais perto do público”.E com o “Músicas para Churrasco Vol. 1”, criado em um insight no final do ano passado durante turnê com o projeto Almaz, Seu Jorge volta para si, busca suas maiores influências e parceiros para construir mais um andar – ou alguns quilômetros – nesta carreira tão inconstante quanto surpreendente de um artista brasileiro diferenciado, sem regras e com talento para fazer suas escolhas darem certo. Neste “disco de carreira”, dentre tantos trabalhos fracionados por álbuns para o exterior,  duetos, trilhas e atuações no cinema, Seu Jorge retoma sua marca iniciada no Farofa Carioca, passa por seus álbuns solos Samba Esporte Fino e América Brasil e estabelece sua identidade, dividida com os parceiros de sempre Rogê, Gabriel Moura e Pretinho da Serrinha e colaborações nobres como a do Miguel Atwood-Ferguson Ensemble.A sonoridade do disco – não se engane quem acha que os recursos são econômicos por se tratar de um churrasco popular – reúne o Conjuntão Pesadão, banda de Seu Jorge, o auxílio luxuoso de músicos e naipe de metais da cena musical de Los Angeles, arregimentados por Mario Caldato Jr, amigo e produtor desde sua estréia profissional; sem falar nos arranjos de cordas de Atwood- Ferguson e de sopros de Joey Altruda. Ao final do texto a lista de músicos das gravações. As 10 músicas do álbum trazem a identidade de Seu Jorge; carioca, 41 anos, cidadão do mundo, residente em São Paulo. As letras expressam sua formação social, atestam seu diálogo direto e coerente com todo tipo de público, aproximam personagens e, consequentemente, a vida real de quem as ouve, como uma ópera social dançante, uma “rapsódia suburbana” embalada por um suingue próprio, como o que corre nas veias de todos os brasileiros. “As personagens foram pintando e aí eu percebi que estava fazendo um filminho. Eu não as conheço, mas sei que existem pessoas com esse perfil. E eu queria falar delas, e queria falar para elas também”. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, tel: 3315-0808. Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Jim – Restam poucos ingressos para o espetáculo “Jim”, de Eriberto Leão que celebra “Jim Morrison”, amanhã e quarta-feira, às 21h, no Guairão. O legado poético e simbólico do compositor, poeta e vocalista da banda “The Doors”, Jim Morrison, é o ponto de partida de “JIM”, espetáculo-show idealizado pelo ator Eriberto Leão e Eduardo Barata. Com texto de Walter Daguerre e direção de Paulo de Moraes, a montagem tem como fio condutor a história de um homem que não conheceu Morrison mas que pautou sua vida pelas ideias do músico-poeta. Em cena, Eriberto Leão e Renata Guida são acompanhados por três músicos que tocam ao vivo, as 11 canções que costuram o espetáculo. Clássicos do rock, como “Light my fire”, “The End”, “Rides on the storm” são cantados ao vivo por Eriberto, enquanto se desenrola o conflito interno do personagem. Leão acalenta este projeto desde 1991 quando conheceu a banda e com ela descobriu sua vocação como ator. “Tinha 18 anos e fiquei alucinado! Sempre soube que iria fazer essa peça. Na época, fui trabalhar de contrarregra numa peça produzida pelo meu pai”, conta o ator agora com quase 20 anos de carreira.  “Essa é minha homenagem ao artista que abriu as portas da minha inquietação, das artes dramáticas, da literatura e da percepção”, diz ele, que em sua primeira atuação teatral, em 1996, cantava “The End”, um clássico dos Doors. A montagem chega a Curitiba já com respaldo de público e crítica. Além de temporadas de sucesso, no Prêmio Shell foi indicada nas categorias de “Melhor Música” e “Melhor Iluminação”, e de “Melhor Cenografia”, “Melhor Iluminação”, “Melhor Direção Musical”. E no Prêmio Cesgranrio, Eriberto concorre como “Melhor Ator em Musical”. “As pessoas têm uma ligação com o espetáculo que vai além do entretenimento, é ideológica. Acho que tem a ver com esse momento que o país está vivendo”, pontua o ator. Tudo se passa em torno de João Mota, homem que durante anos acalentou o sonho de seguir os passos de seu ídolo, mas acabou em uma existência trivial. Aos 40 anos, o sentimento é de que suas idealizações se perderam no tempo. No cemitério Père-Lachaise com um revólver na mão para acertar as contas com Jim Morrison, ele se depara com uma misteriosa mulher com quem trava um decisivo diálogo. O texto de Walter Daguerre perpassa também conceitos de mitos pagãos e arquétipos no intuito de distanciar-se da trajetória biográfica do músico. “JIM” vai além ao trazer à cena as referências ideológicas de Morrison. Neste contexto, grandes nomes da literatura que o influenciaram como William Blake, Baudellaire, Rimbaud, Nietzsche surgem ao longo do trabalho.  “Quando comecei a pesquisar descobri um Jim Morrison que não imaginava e que muita gente não sabe quem é, então vimos que precisávamos trazer uma outra ideia do Jim para o público”, revela Daguerre. James “Jim” Douglas Morrison nasceu na Flórida, filho de militares da marinha americana. Influenciado por poetas, filósofos e pensadores começou a escrever na adolescência, estudou filosofia, psicologia de multidão, teatro e se formou em cinema pela Universidade da Califórnia. Em 1969 publicou dois volumes de poesia, mas a fama do Doors o envolveu por e nessa caminhada ele se perdeu na dependência de drogas. Morreu em julho de 1971 em Paris, onde estava tentando se recuperar. Conhecido por performances intensas e teatrais, letras recheadas de simbolismo, referências ao xamanismo, ele ficou marcado por sua personalidade selvagem. Tesão Piá 2 – O Festival de Teatro de Curitiba informa que espetáculo Tesão Piá 2 está com todas suas apresentações confirmadas. O próprio comediante Fagner Zadra, que está hospitalizado se recuperando devido ao acidente sofrido na festa de abertura do Festival, pediu para que os companheiros de elenco mantivessem o espetáculo. Os integrantes manterão assim as apresentações, que acontecem de 1º a 6 de abril, no Teatro Regina Vogue. Os demais integrantes do grupo Tesão Piá – Cadu Scheffer, Jéssica Medeiros, Luana Roloff e Samuel Machado – vão se apresentar ao lado de convidados especiais. “A cada dia teremos um comediante amigo do Fagner se apresentando. A ideia é manter a estrutura da peça e também fazer uma corrente positiva pela rápida recuperação do Fagner”, informa o produtor Nizo Gomide, que agencia o grupo. Tumba de Cães – A palavra e o trabalho do ator são a base de “Tumba de Cães”, estreia nacional na Mostra 2014 do Festival de Teatro de Curitiba. Com direção de Marino Jr, leva ao palco texto da premiada e aclamada autora italiana Letizia Russo. A montagem da curitibana Metáfora Companhia de Teatro traz ainda alguns dos principais atores da cena curitibana como Ranieri Gonzales e Simone Klein,. A ação se passa em um mundo esgotado pela guerra, propondo uma reflexão a respeito do estado de direito contemporâneo. Segundo Marino Jr. os personagens se encontram em um hiato em que aguardam o fim de uma guerra e a abordagem aos conflitos humanos deve interessar ao público. Únicos no Fringe – Mesmo com mais de 400 espetáculos reunindo diversas modalidades no Fringe, há alguns que são exclusivos. “Sem você, meu amor, eu não sou ninguém…” é a única peça de dança que será apresentada até o dia 5 de abril, sempre às 11h e às 16h, no Colégio Estadual do Paraná. O espetáculo conta a história do mito de Orfeu e sua trágica viagem ao submundo para buscar a amada, Eurídice, recontada com elementos de dança-teatro e com referências aos artistas como Pina Bausch, Neil Gaiman e Vinícius de Moraes. “Trompete Solo na Contemporaneidade” é o único espetáculo de música erudita instrumental no Fringe. Esse concerto é uma tentativa de expandir repertórios e suas possibilidades técnicas e interpretativas em uma proposta inusitada no Brasil atual: a musicalidade do trompete solo sem acompanhamentos. As apresentações serão realizadas no Canal da Música dias 2, às 20h, e 5, às 10h.

PAULA FERNANDES – Após um ano Paula Fernandes retorna a Curitiba e traz novidades.  A mineira de Sete Lagoas traz para a capital paranaense sua nova turnê “Um ser amor”, primeira totalmente dirigida por ela e sua empresa, a Jeito de Mato. Efeitos especiais, cenas em 3D, parcerias virtuais, climatização, esteiras e plataformas giratórias marcam seu novo show. Com realização da Prime, as apresentações serão realizadas, nos dias 24 e 25 de abril, às 21h30, no Teatro Positivo. Paula Fernandes trouxe para seu universo musical uma atmosfera mais teatral com trocas de figurinos e mudança de cenários. Em Um ser amor, tudo isso ganha mais vida e tem o público como parte integrante de toda produção, já que terá participação ativa e, por diversos momentos terá a sensação de vivenciar as cenas.”Um ser amor” traz o maior número de sistemas de automação já utilizados no Brasil em um só show. A grandiosidade deste sistema irá integrar os conteúdos criados para serem exibidos nos painéis de altíssima resolução e curvos. O conteúdo foi devidamente pensado e estudado para não ser somente imagens, mas sim criar situações que transportará Paula Fernandes para os painéis, a aparição de elementos virtuais com qualidade real proporciona uma série de emoções e sensações. Com um show inovador em que a tecnologia é utilizada para evidenciar elementos da natureza e também alguns momentos que fazem parte da sua vida, Paula quer um espetáculo para emocionar o público: “Eu sempre digo que minha missão é emocionar as pessoas, nesta nova turnê meu desejo é compartilhar minhas emoções com o meu público”, comenta. Paula e o cenário se fundem com efeitos e uso de esteiras e plataformas giratórias. Seu encontro com o puro sangue lusitano Violino VO representa os sonhos de uma princesa e seu cavalo branco. Depois, a mesma sonhadora reaparece forte e segura de si, montada no Falcão da Libertas, imponente cavalo da raça Campolina. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

DANIEL – Em show inédito, Daniel apresenta músicas dos seus 30 anos de carreira em Curitiba. O músico desembarca em Curitiba no dia 3 de maio, a partir das 21h15, para apresentação exclusiva da turnê “Tour 2014”. O show acontece no Teatro Positivo. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h &,agrave;s 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

CAMPOLARGUENSES – A Sala do Artista Popular, espaço do Governo do Estado, recebe a exposição “Artistas de Campo Largo: Arte em Madeira, de Severino Zoto, e Pinturas de Paisagens, de Lucinda Panneitz”. A mostra reúne de pinturas a maquetes e permanece até 9 de maio. A entrada é gratuita. Severino Zoto, natural de Campo Largo, trabalhou durante a vida toda na agricultura e desde a infância já fazia esculturas, sempre trabalhando a madeira. Aprimorou ao longo do tempo a arte de fazer maquetes. Possui entre seus trabalhos – sempre fiéis à arquitetura original – o Museu de Campo Largo, casas tradicionais, engenhos, rodas de água, entre outros. Lucinda Panneitz desenha desde a infância e ao longo do tempo aprimorou a pintura. Artista autodidata nunca frequentou escola ou curso de arte. Produz suas obras espontaneamente e utiliza todo tipo de suporte: pinta sobre madeira, em especial mdf, e também em paredes. Nesta exposição predominam suas grandes paisagens, feitas sobre chapas de madeira. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sala do Artista Popular – Rua Saldanha Marinho, anexo à Secretaria de Estado da Cultura. Tel: 3321-4743.

FEMUCIC 2014 – Músicos de todo o Brasil já podem efetuar inscrição para a 36.ª edição do Femucic (Festival de Música Cidade Canção), que será realizado em Maringá (PR), nos dias 21 a 24 de maio, no Teatro Calil Haddad. Promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio do Sesc, e pela Prefeitura de Maringá, o evento é referência na produção, na técnica e na pedagogia musical brasileira. Sem caráter competitivo, o Femucic visa difundir trabalhos autorais e a troca de experiências dos músicos, além de oferecer ao público a oportunidade de ter contato com outros estilos musicais e, principalmente, com a música de outras regiões, o que amplia o repertório musical e promove o conhecimento cultural, contribuindo para a formação de plateias. Segundo o edital, são aceitas composições instrumentais, de caráter popular ou erudito, ou canções de diversos gêneros em língua portuguesa ou idioma indígena, desde que originais e que não tenham sido inscritas em edições anteriores do Femucic. As inscrições deverão ser feitas por intérpretes, que deverão inscrever, obrigatoriamente, três músicas. Assim como na edição passada, as músicas inscritas devem ser registradas em vídeos sem cortes e estarem disponíveis separadamente no canal Youtube, com os intérpretes que se apresentarão na mostra. Vale ressaltar que não serão aceitos videoclipes, vídeos com fotos ou slides. Caberá à Comissão Organizadora selecionar 52 músicas de acordo com a originalidade e singularidade do trabalho, inovação, qualidade artística e técnica. Um incentivo para a participação é o aumento no valor da ajuda de custo concedida aos músicos por obra selecionada. Para os músicos do Paraná, o valor por música será de R$1.100,00 e para oriundos de outros estados, R$1.300,00. O Sesc PR também se responsabiliza pela hospedagem e alimentação dos músicos. Para esta edição do evento está prevista a gravação do 19.º CD da mostra. O resultado dos selecionados poderá ser conferido a partir do dia 15 de abril, também pelo portal. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail femucic@sescpr.com.br, no site www.sescpr.com.br, ou pelo tel: (44) 3262-3232(44) 3262-3232,.

You’ll need Skype CreditFree via Skype