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NOVOS HOTÉIS – O Paraná, a partir de 2016, contará com 16 novos hotéis. A informação é do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), que reúne 26 redes nacionais e internacionais no país. Entre eles estão o Mabu, Slaviero, Accor (Ibis), Bourbon, Deville, Bristol e Harbor. Curitiba e Foz do Iguaçu são os principais destinos, mas outras cidades médias terão oferta de mais leitos, como é o caso da região Oeste. De acordo com o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, produzido pela Fundação Getúlio Vargas, o aumento da demanda de hospedagem por visitantes estrangeiros é um dos fatores que contribuiu para a expansão das redes de hotéis. “Os empresários das redes hoteleiras, apontam entre os fatores promissores para novos investimentos em hotelaria, a maior divulgação dos atrativos e roteiros turísticos, com ênfase na gastronomia, no ecoturismo e no turismo de negócios”, afirma a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika.

Buffet BOGONI– Anexo ao Clube Literário de Curitiba, o Buffet funciona diariamente no almoço. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um cardápio superespecial, buffet de saladas e sobremesas. Av. República Argentina, 3310, Portão. Tel: 3329-8136.

ZAPATA Mexican Bar Centro Cívico – Seqüência de seis pratos das mais variadas delicias do México das 19h às 23h. Além disso, a casa ainda conta com música ambiente em ritmo mexicano.  Funciona no almoço de segunda a domingo a partir das 11h30. Rua José Sabóia Cortes, 383. Tel: 3352-9097.

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Gastronomia 1 – A Alto Juvevê Gastronomia, feira consagrada da cidade de Curitiba, se despediu do ano de 2014 de forma especial no fim de semana. A edição de Natal da feira que faz parte da programação oficial de eventos da capital paranaense contou com a participação de 20 empreendimentos curitibanos e chefs convidados que ofereceram mais de 50 preparos. A Alto Juvevê Gastronomia foi realizada na Praça Brigadeiro Mário Eppinghauss, ao lado do Asilo São Vicente. Na foto acima, A empresária Elis Ribas e o chef Rodrigo Martins, sócios-proprietários da The Mea,tpack House; e Ana Paula Pionteke. Abaixo, Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores; e Mauricio Marques, organizador da Alto Juvevê Gastronomia. Fotos de Eduardo Betinardi.

ZAPATA Mexican Bar Batel – Happy hour em dobro das 17h às 20h. La Noche Barra Libre, com sequência de 6 pratos mexicanos e chopp sol a vontade, das 19h às 23h. Além disso, a casa ainda conta apresentação de música mexicana com o “Mariachi Zapata”. Abre segunda a domingo a partir das 11h30 (segunda a quinta a cozinha encerra à 1h e bar 2h; sextas e sábados cozinha às 2h e bar 3h; domingo cozinha e bar meia noite). Oferece almoço, happy hour e jantar com música ambiente e ao vivo.
Av. Silva Jardim, 3959 – Tel: 3352-9097.

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Pizzaria IMPERIAL – Para quem gosta de saborear a culinária italiana, oferece cardápio variado entre pizzas, calzones,  focaccias, massas, panquecas, pratos, sopas e porções. Entre as pizzas mais pedidas estão a Imperial (da casa) e prato Bife à Parmegiana. No São Braz, Av. Vereador Toaldo Túlio, 2860. Tel: 3372-7476.

Churrascaria MARUMBI– Oferece diariamente no almoço e jantar boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização. Na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico, Km 82,5, Jd. das Américas. Tel: 3365-8322.

McLanche – A nova campanha do McLanche Feliz conta com oito brinquedos inspirados em dois desenhos de grande sucesso da Mattell. A última campanha de 2014 traz o universo das modernas bonecas Monster High™ e do poderoso agente secreto Max Steel™ para o McDonald´s. “Esta nova parceria do McDonald’s com a Mattel traz ao público dois sucessos da TV que proporcionarão momentos de diversão em família, incentivando o desenvolvimento e a criatividade”, explica João Branco, Diretor de Marketing do McDonald’s. Lançadas pela Mattel em 2010, as bonecas Monster High™ são fashionistas, cheias de estilo e ganham vida em um desenho animado de sucesso. Todas as personagens acompanham as tendências da moda e foram o ponto de partida para a criação dos quatro novos brinquedos. A Caveira da Sorte funciona como um adivinhador. Bastar fazer uma pergunta para a caveirinha e pressionar o botão que uma resposta se revelará. Serão seis respostas possíveis para cada pergunta. O Estojo Misterioso é ilustrado com imagens da Draculaura™, da Clawdeen Lobo™ e da Frankie Stein™ e inclui um kit com quatro folhas de atividades, seis folhas para escrever, duas cartelas de adesivos e um lápis preto. Outra opção é o Broche da Amizade. Com um pequeno gancho é possível pendurar o broche na bolsa ou na mochila e personalizar a imagem interna com uma das três opções de fotos para escolher. Já o Clip Magnético vem com duas cartelas de adesivos e seis folhas personalizadas, que podem ser usadas para escrever. Sucesso no mundo todo e famoso por derrotar os vilões, o agente secreto Max Steel™ inspirou outros quatro brinquedos desta campanha. Maxwell McGrath™ é o protagonista e herói do desenho. Ao apertar o botão azul localizado no peito do boneco, sairá uma alavanca de suas costas. Então, basta mover para direita para ativar seu braço direito ou para a esquerda para ativar seu braço esquerdo. O Miles Dread é um dos adversários do Max e ao apertar o botão localizado nas costas do boneco, seus braços se moverão para cima e para baixo. Para a brincadeira começar com a Moto Turbo Power, basta conectar um lançador no brinquedo que a moto será disparada. Com o Carro Turbo o sistema é o mesmo: basta c,onectar o lançador e disparar o veículo.

Clube do MALTE – A nova carta traz 140 rótulos, entre curitibanos, nacionais e importados, além de 12 tipos de chope que variam semanalmente. A divisão das cerveja s segue a metodologia de trabalho da marca, que apresenta todos os produtos de forma didática, amigável buscando instigar a experimentação conforme as categorias: Cervejas Leves, Cervejas Frutadas, Cervejas Maltadas, Cervejas Lupuladas, Cervejas Torradas e Cervejas Complexas. Abre de segunda-feira a sábado. Horário: Das 10h às 24h (2ª a 5ª feira) e 10h às 2h (6ª feira e sábado). Rua Des. Motta, 2220. Tel: 3014-9313

Cervejaria DEVASSA – Preparam várias promoções no cardápio, petiscos, chopes e destilados em grande estilo, nas duas casas.Clássicos chopes especiais, você ainda pode optar por uma das Top 5 Cervejas Premium brasileiras mais premiadas internacionalmente! Rua Itupava, 1148, Alto da XV, fone 3093-6969. Rua Fernando Simas, 71, Praça da Espanha, fone 3044-7003.

Santa TEMAKERIA – Uma opção gastronômica oriental para almoço, jantar e delivery, oferece sabores variados de temakis, combinados, porções e sobremesas. Em Santa Felicidade, Rua Natal Pigato, 82. Tel: 3272-6589.

BAR DO ALEMÃO – O Schwarzwald é sinônimo de tradição na cultura alemã. O bar localizada no Largo da Ordem abre todos os dias, das 11h às 2h. O cardápio do bar contempla 12 tipos de chope, com destaque para o “submarino”, que leva Steinhäger – aguardente típico alemão produzido com cereais. Uma pequena caneca colocada no fundo do copo vira item de coleção, pois ela pode ser “honestamente roubada” pelos clientes. A variação da “bebida dourada” não para por aí: misturas de chope com Osborne Brandy, com energético e com Wacholder (aguardente de cerais com zimbro) também são bastante procuradas – assim como o chope tradicional. O Alemão possui um menu formado por pratos típicos da gastronomia alemã. Dentre os pratos preferidos pelos clientes estão o Eisbein – joelho de porco acompanhado por salsicha vermelha, salada e chucrute – e o Marreco Recheado com miúdos, servido com repolho roxo, salada e purê de maçã. A carne de onça, feita com carne bovina crua, cebola e cebolinha, o Javali e as tradicionais salsichas, que são fabricadas pela própria casa, também fazem sucesso e estão entre os itens mais pedidos. Funciona todos os dias, das 11h às 2h. Schwarzwald, no Largo da Ordem. Tel: 3223-2585.

SUSHIAKI – Os restaurantes dos shoppings Curitiba, Crystal, Mueller, Palladium, Park Shopping Barigui e a loja do Alto da Glória (Nicolau Maeder, 165), estão com uma promoção válida aos clientes cadastrados no Sushiaki Lovers – programa de fidelidade da rede. A cada R$ 30,00 em compras no local, o cliente ganha uma sobremesa especial: 4 hot banana ou 4 hot morango. A promoção é por tempo limitado. O cadastro do Sushiaki Lovers pode ser feito no site www.sushiakilovers.com.br e a cada compra o cliente informa ao caixa o CPF, com isso serão acumulados pontos. Conforme o saldo do cliente é possível trocar os pontos por pratos e, também, usufruir de outros benefícios, que são promoções disponíveis por tempo limitado. O programa está disponível nas 21 lojas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro e foi especialmente desenvolvido para o Sushiaki.

AU-AU – A linha de risotos recém lançada no Au-Au Lanches recebe uma deliciosa opção de acompanhamento: uma salada especial. A rede conta com quatro opções do típico prato italiano que podem ser servidas individualmente ou acompanhadas por um mix seleto de folhas e vegetais. A salada é preparada com alface americana, alface roxa, rúcula e cenoura ralada regada ao molho branch com bacon crocante. Todos os risotos são pr,eparados com arroz arbóreo especial e finalizados com queijo parmesão. Entre as opções, há o Risoto de Tomate Seco com Rúcula (R$ 21,90 com salada, R$ 17,90 apenas o risoto), Carne Seca Desfiada com Abóbora (R$ 24,90 e R$ 20,90), Funghi com champignon na manteiga (R$ 21,90 e R$ 17,90) e Frango Cremoso (com frango grelhado em cubos, bacon e queijo tipo catupiry, R$ 24,90 e R$ 20,90).

TATIBANA – O  Japanese Cuisine está com novos horários no happy hour. A partir de novembro, passou a atender as terças e quintas-feiras das 18h30 às 20h para o happy hour, que possui cardápio e preços especiais. Dois pratos foram exclusivamente desenvolvidos para a ocasião, o Trio Tatibana, com seis anéis de lula empanados, seis camarões empanados e seis bolinhos de peixe (acompanha molho agridoce ou molho de maionese com wasabi); e o Tartar de Salmão Tatibana, uma torre de salmão em pequenos cubos com molho cream cheese, azeite de oliva, cebola roxa e cebolinha (acompanha crispies de harumaki). Durante o happy hour os clientes contam com um selecionado cardápio com 30% de desconto e opções de petiscos orientais, sashimis, combinados e hot sushis. Na parte de bebidas, cerveja Stella Artois e Bohemia, Sakerinhas, Tatifrutas e refrigerante. Tatibana – Rua Pasteur, 106 – Batel. Tel: 3016-2262.

TACO EL PANCHO – Os dias de calor que precedem o verão podem ser aproveitados na varanda do Taco El Pancho. O espaço, apelidado de “Taquinho”, ocupa a área frontal da casa com vista para a Avenida Batel. Dali é possível conferir o movimento de uma das regiões mais badaladas de Curitiba. São 35 mesas com 150 lugares em 100 metros quadrados decorados com inspiração nas habitações mexicanas, mantendo o clima da casa, que estende para o cardápio a influência do México. De terça a sábado, a banda “Mariachi Loco” anima a casa, circulando pelo ambiente e tocando grandes sucessos da música internacional em versões latinas. As bandas de mariachis são uma tradição no México, se apresentando com roupas típicas e mantendo vivo o espírito daquele país com alegria. O Taco El Pancho funciona todos os dias, a partir das 17h30, e aceita reservas pelo fone  3342-1204. Av. Bispo Dom José, 2295 – Batel.

BODEBROWN – A cervejaria curitibana conquistou duas medalhas no festival Mondial de la Bière do Rio de Janeiro, realizado na semana passada: a Monftort Rye Ipa Draft venceu a platina, premiação máxima do evento, enquanto a Hoptoberfest Equinox ficou com o ouro. Com este duplo reconhecimento, a Bode foi a única a ter rótulos entre as platinadas e douradas pelo júri, composto por integrantes brasileiros e estrageiros. Eles elegeram as melhores do evento numa degustação às cegas, sem saber a marca das que degustavam. Somando edições anteriores do Mondial no Rio e ainda outras na França e no Canadá, a Bodebrown já venceu um total de 13 medalhas, sendo duas de platina.

AU-AU – O verão combina com os deliciosos sucos do Au-Au, servidos gelados, ideais para refrescar nos dias mais quentes. O cardápio desta bebida é dividida entre sucos naturais, com opções de 300ml (a partir de R$ 4,40)e 500ml (a partir de R$ 5,50), e especiais, servidos em 500ml (a partir de R$ 7,40). Entre os sabores clássicos, estão Laranja, Limão, Abacaxi, Clorofila, Maracujá, Mamão e Melancia. Já os especiais trazem combinações como Laranja com Cenoura, Laranja com Mamão, Abacaxi com Hortelã, Morango com Leite, Limonada Suíça com Leite Condensado, Coco com Leita, Aça[i e Banana com Leite e Açaí com Mix de Frutas. O Au-Au conta ainda com o Mate com Limão e o Mate com Abacaxi e Hortelã.

FINAL DO ANO – E Natal é sinônimo de alegria, amor, união e confraternização. Um momento único e que nos faz querer estar ainda mais próximos de pessoas queridas, como nossos familiares e amigos. Para essa data tão especial, a Padaria Requinte não poderia deixar é claro de pensar em todos os detalhes para você presentear e fazer o sabor do Natal acontecer. Elaboramos diversos produtos todos fabricados na medida do seu carin,ho por alguém especial. São diversos tipos de panetones, stollen, cestas, sacolas, sobremesas, bolos, tortas, fios de ovos, tábuas natalinas e muitas outras delícias, que podem ser saboreadas também no réveillon. Entre os lançamentos estão a Rosca de Ameixa Com Damasco(deliciosa e macia massa doce com recheio de creme de baunilha com ameixa, damasco e castanhas do Brasil picadas) e a Torta Encontro de Delicias( Fina base crocante de chocolate, coberta com uma camada de delicioso mousse de chocolate. Suavemente crocante com um pralinê de amêndoas e nozes, creme de cheesecake e um delicioso gelado de morango com pedaços de fruta). Para o tradicional Panetone,  a Requinte oferece diversas opções desde o mais clássico, com frutas cristalizadas e uvas passas, até o mais elaborado, como o Chocolatone Trufado, deliciosa massa de panetone achocolatada com puro cacau e gotas de chocolate, recheado com creme trufado de chocolate belga. Toda a linha de Panetones possui uma embalagem de presente exclusiva. Um verdadeiro Requinte! Você também pode presentear e fazer o sabor do Natal acontecer para as pessoas que lhe são queridas, com as belas e finas cestas e sacolas desenvolvidas pela Padaria Requinte especialmente para essa data. Este ano foram confeccionadas duas cestas, Safira e Turmalina. Além de três sacolas, Royal, Queen e King. A Padaria Requinte está localizada em dois endereços em Curitiba. Cabral – tel: 3014 3134 – Rua Recife 34. Champagnat – tel: 3335-3134 – Rua Francisco Rocha 1809.

CARMINA BISTRÔ – Depois de dois anos de funcionamento o Carmina Bistrô anuncia mudança de suas atividades no dia 20 de dezembro. Até lá, a proprietária Beatrice Takashina está organizando uma despedida saborosa com um menu especial – com pratos do primeiro cardápio,  outros que voltam “a pedidos do clientes” e algumas novidades – e com a “rolha” liberada todos os dias. Essa é uma ótima chance de aproveitar um pouco mais da culinária afetiva do Carmina que em 2015 volta com uma outra proposta na gastronomia. Beatrice conta que nesse último mês do Carmina vai trabalhar com um cardápio mais amplo reapresentando alguns pratos que inauguraram a casa. “A gastronomia do Carmina surge a partir das boas lembranças. Nada mais justo que atender aos pedidos do público e trazer de volta alguns dos clássicos que fizeram nossa história”, comenta. Assim, ela e o chef João Soto vão incorporar ao atual cardápio delícias como as bruschetas de tomate e de berinjela, o Peixe ao molho de romã e Talharim com posta ao molho de cerveja e, ainda o Trio de Chocolate. A proprietária Beatrice Takashina explica que essa é uma ótima chance de quem já é cliente do Carmina fazer sua despedida. “E para quem ainda não conhece, agora é a hora!”, brinca. Sobre a mudança ela adianta que em 2015 o projeto será uma casa de eventos. Aberto de terça à sábado, das 18h às 0h. Carmina – Rua Conselheiro Carrão, 336, Juvevê. Tel: 3095-9222

BENEFICENTE – Os panetones e bolos de Natal da Escola Especial Nilza Tartuce têm uvas passas da La Violetera. O projeto de panificação desenvolvido pela instituição tem como objetivo capacitar a comunidade. “Esse projeto é desenvolvido há mais de 10 anos quando ajudávamos os pais dos alunos, mas em 2008 mudamos o foco ensinar a comunidade em geral, pois acreditamos que esta é a melhor forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica Ana Maria Lima Zem, uma das diretoras da escola. “A La Violetera é uma parceira importante para nós, que sempre nos ajuda com produtos que são usados na panificação”, enfatiza. De acordo com Ana, a expectativa é de que neste ano sejam comercializadas cerca de 20 mil unidades de panetones e bolos pelo projeto. “Vendemos nossos produtos na escola mesmo e, neste ano, contamos com um quiosque no Shopping Mueller”, conta. “Oferecemos os produtos dentro das empresas que visitamos e temos muitas encomendas do empresariado, para presentear seus funcionários”, comenta. Segundo a diretora, toda a renda arrecadada com os panetones e demais quitutes é guardada para custear o projeto no ano seguinte. A Escola Especial Nilza Tartu,ce tem duas unidades de atendimento, uma no Centro Cívico (Rua da Gloria, 158) e a outra no Passaúna (Rua Angelo Marqueto, 2150) e atende aproximadamente 300 alunos com necessidades especiais, desde recém-nascidos até os 14 anos de idade, em regime de convênio com Estado e Município.  A instituição conta com atendimento especializado pedagógico e terapêutico.

GRACIOSA – O Country Club oferece para sócios uma viagem pelos sabores do mundo, com uma diversificada programação gastronômica com datas fixas durante a semana. As variadas opções foram inspirados pelas gastronomias internacionais e brasileira, e são servidos no Restaurante da Sede e do Golfe. São dois jantares durante a semana, acontecendo das 19h às 22h, e dois almoços, aos sábados e domingos, das 12h às 15h. Às terças-feiras, sócios e seus convidados podem desfrutar do Jantar Japonês, com tradicionais pratos como sushis e sashimis no sistema buffet. A Quinta Italiana já é um clássico do Graciosa, com massas e molhos especiais. Aos sábados, um delicioso buffet de feijoada, celebrando o mais brasileiro dos pratos. Aos domingos, o buffet oferece variados pratos com delícias da cozinha internacional. Informações na secretaria do clube.

NOVO CARDÁPIO – Inspirado pelo verão e por receitas que fizeram sucesso nos seus nove anos, o Terra Madre Ristorante lança um novo cardápio. O menu traz 11 novos ratos, nos quais a gastronomia italiana é valorizada. Massas, risotos, frutos do mar e carnes estão entre os destaques. Segundo Rodrigo Martins, chef executivo do Terra e do Grupo Vino!, as criações levam uma assinatura coletiva, retratando a essência original da casa nesta quase uma década de sucesso. Martins conta que este é um cardápio sazonal, que abre caminho para outras surpresas. “Em 2015, quando o restaurante completa 10 anos, teremos um cardápio comemorativo que vai acompanhar ações como eventos especiais e a reforma de alguns ambientes”, conta Martins. “Mas por aqui já começamos a indicar o caminho de valorizar as raízes italianas da casa, que buscamos lá no início, e aliar isto com a valorização de ingredientes de alta qualidade”. Nos pratos principais, os ingredientes oferecidos pelos oceanos podem ser degustados no Spaghetti fresco com lagosta grelhada e bottarga gold (R$ 68,00) ou no Spaghetti com fruto do mar ao Limoncello (R$ 75,00). No primeiro, a lagosta está presente em duas formas: cauda grelhada e pedaços dela preparados junto com o molho, levando ainda o toque da bottarga (ovas de tainha). Já no segundo, o licor italiano Limoncello, levemente adocicado, dá equilíbrio ao prato, com mexilhões, vongole, lula e camarão no molho. Completam a pedida tentáculo de polvo, camarões e peixe. Aberto para almoço aos sábados das 12h às 16h. Jantar de segunda a quarta-feira, das 19h às 0h, quinta e sexta das 19h à 1h e sábado das 20h à 1h. Rua Desembargador do Amaral, 515. Tel: 3335-6070.

KING TEMAKI – Lança um programa de fidelidade exclusivo para os pedidos de Delivery feitos pelo site www.kingtemaki.com.br. A cada compra pela internet, 5% do valor gasto é creditado para futuras compras. Os créditos podem ser utilizados a qualquer hora, sem limite de preço ou prazo de valide. Este benefício é exclusivo para a venda on-line com e os resgates também são exclusivos para o delivery encomendado pelo site. Em 2005, o King Temaki inaugurou na capital paranaense o conceito de Temaki, sushi em forma de cone com arroz japonês, alga e recheios variados. Atualmente funciona como um restaurante casual, com um menu completo formado também por sushis, sashimis, entradas, pratos quentes e sobremesas. Já são duas unidades em Curitiba: no Batel – Rua Gutemberg, 17 – Esquina com Coronel Dulcídio; e no Juvevê – Rua Rocha Pombo, 272.

PRIME – O novo cardápio da churrascaria Prime Grill Curityba sai do forno esta semana. Mantendo a tradição de carnes nobres a la carte, com cortes brasileiros e argentinos produzidos pela Maria Macia, a casa introduz no menu uma seleção de n,ovidades que vão de massas, risotos e hambúrgueres. Ganha lançamento este mês ainda um novo formado para a promoção Dia D, que traz descontos em opções selecionadas durante a semana: agora pode ser servida na parrilla ou em pratos montados. Os pratos que estreiam foram criados pelo chef Marcos Ravaglio, em uma consultoria especial para a Prime. Com experiência de ter passado por diversas casas da cidade, como as do Grupo Taco e Gonzales y Garcia, Ravaglio uniu o sabor a uma montagem e apresentação cuidadosos. Carne continua sendo a grande especialidade, mas quem preferir acompanhar com toques italianos terá uma boa variedade. Massas e molhos podem ser combinados na Prime a preço único: R$ 21,00. Entre as massas, há nhoque de batata salsa, espaguete e tortei de abóbora. Já no segmento molhos, as opções são sugo, bolonhesa, pesto de manjericão e quatro queijos. Dois tipos de risoto incluem novos sabores no cardápio, também a R$ 21,00 cada. Há o clássico (frango desfiado, moela e molho vermelho, finalizado com parmesão) e o de palmito (com amêndoas laminadas e tostadas). Rua Mateus Leme, 2835, São Lorenço. Tel: 3527-0559.

ILHA DA MAGIA – A época mais festiva do ano chega com tudo o que tem direito no Costão do Santinho. O Natal Mágico irá resgatar as tradições da data e transformar a badalada Florianópolis na “Ilha da Magia”. Para isso, o resort preparou uma programação repleta de atividades lúdicas que irão encantar a todos, principalmente aqueles que mais se deliciam com o Natal: os pequenos hóspedes. A criançada será a “dona da festa” no Natal com inúmeras atrações, como a tradicional e emocionante “chegada do Papai Noel” para a entrega de presentes já nas primeiras horas do dia 25 de dezembro, e a ceia de Natal especial, que neste ano terá o espetáculo “Natal Natureza Costão do Santinho”. Encantando e animando os pequenos, a Parada “Natal Mágico” será apresentada com direito a carro alegórico, fanfarra e diversos personagens do imaginário infantil. A programação ainda conta com show do coral natalino “Polyphonia Khoros”. Inspirado nas músicas do Rei Roberto Carlos, o Costão apresenta o espetáculo “As Canções que Você Dançou para Mim”, da Focus Cia de Dança. Para descobrir novos talentos na culinária ou na dança, o Costão terá ainda o delicioso workshop “Pequeno Gourmet”, que irá ensinar o preparo de cupcakes, além da oficina de biscoitos natalinos e aulas de danças infantis com personagens para a criançada. O resort ainda promove uma divertida sessão de pintura facial e “cabelo maluco” para os pequenos hóspedes. Completam a programação sessões de filmes natalinos no Cine Costão, oficina de cartinhas para o Papai Noel com contação de história e o almoço especial de Natal. Para a tranquilidade dos pais, os pacotes de Natal do Costão do Santinho terão à disposição o sistema VIP Inclusive, que dá direito às três refeições (café da manhã, almoço e jantar), além de drinques e petiscos ao longo do dia nos bares do resort. 

ABRABAR COMUNICA – A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) recomenda aos proprietários, gerentes e prepostos dos estabelecimentos de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que redobrem a atenção na limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres, bem como orientem os clientes através dos  barman, garçom e recepcionistas a não dividirem copos, garrafas (long neck), lata de cerveja, água e refrigerantes. Que os funcionários trabalhem com máscaras e os banheiros tenham álcool gel ou sabão neutro, detergente para limpeza das mãos e que os estabelecimentos de forma facultativa ofereça máscaras gratuitamente aos clientes que sentirem necessidade do uso. Os estabelecimentos que continuem em alert,a total nas prevenções e observações com funcionários e clientes. Outra medida importante é que mesmo no frio e com a chuva, aonde exista ventilação natural no estabelecimento deixe sempre aberto, coloquem em funcionamento pleno os ventiladores em locais estratégicos, bem como deixe sempre ligados os exaustores e equipamentos de renovação do ar. Para prevenir os males da Gripe “A” ou Influenza ou popularmente a Suína, já que não existe nenhuma recomendação/portaria ou resolução para o fechamento ou suspensão das atividades dos Bares e Casas Noturnas durante no fim de semana. Se alguém vier com essa informação é simplesmente boato e irresponsabilidade. No segmento de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, por enquanto qualquer medida nesse sentido de suspensão de atividade será desnecessária e só trará prejuízos. Tudo é questão de precaução e bom senso dos estabelecimentos.