THE BLUESMAN
J.J. Jackson chega a Curitiba para apresentação especial hoje, a partir das 21h, a convite do Clube Curitibano. O palco para a apresentação do Bluesman será o Salão Rosa. Jackson inclui nos shows as canções brasileiríssimas que homenageiam o país que o acolheu e adotou. “Azul da cor do Mar” e “Wave” são duas músicas de seu repertório que mais levantam as vozes do público. Clube Curitibano – Avenida Getúlio Vargas, 2.857, Água Verde. Tel: 3014-1932.

continua após a publicidade
Colombo – Bruna Fernandes no concorrido domingão sertanejo da Chopperia É Gool!, em Colombo. Um ótimo semana aos leitores e amigos.

COSTELA – O presidente Cleomir Stella da Sociedade MORGENAU convida para participar amanhã, a partir das 20h, o 4.º Jantar Dançante da Costela Fogo de Chão, em sua Sede Campestre, regado com Chopp claro e escuro a noite toda. Animação musical a cargo de “Music Classic”. Não esquecer de trazer o seu caneco. Sociedade Morgenau – Salão da Sede Campestre – Rua: Vagner Luis Boscardim, 190 – Laranjeiras – Piraquara. Convites e reservas na secretaria do clube, tel: 3362-1000. 

ANIVERSÁRIO – A diretoria da Sociedade THALIA promove amanhã, com início às 21h, o jantar e baile comemorativo aos 132 anos de fundação do clube. A data será brindada com champanhe, buffet especial e animação da “Banda New Sound”, na sede centro. Reservas para associados e não sócios na secretaria, através do tel: 3320-7924. Rua Comendador Araújo, 338. Tel: 3320-7900.

Rancho – Cindy Ogama marcou presença nas boas noitadas e no sertanejão do bar Rancho Brasil.

continua após a publicidade

49 ANOS – O Pequeno Cotolengo festeja 49 anos domingo, por ocasião do seu tradicional Churrasco Beneficente, em sua sede Rua José Gonçalves Jr, 140, Campo Comprido, fone 3314-1900. O programa começa às 10h, com a celebração da Santa Missa.  Às 11h começa a servir o churrasco. E a partir das 12h, haverá apresentação do Coro Cênico dos moradores do Cotolengo e muita música com João Egashira e o grupo “Milagrosos Decompositores”. Ajude ainda mais levando 1 kg de alimento, um litro de leite ou óleo de cozinha. O Pequeno Cotolengo espera por você!

Água Verde – O casal Maria e Alm,ir Scremim presidente da Sociedade Água Verde, estará comandando amanhã o Baile de 109 anos de fundação do clube, no flash de Jennifer Lima.

continua após a publicidade

COUNTRY FESTIVAL – O Country Festival chega a sua oitava edição amanhã na Arena Expotrade Pinhais. O evento vai reunir uma combinação de artistas que passam pelo sertanejo de raiz, universitário ao axé. No palco principal a mistura é pra lá de boa: a estrela Luan Santana; umas das duplas mais queridas do gênero, “Munhoz & Mariano”; a musa da música brasileira, Ivete Sangalo; o fenômeno Cristiano Araújo; e os pioneiros do sertanejo, “Chitãozinho & Xororó”. Já no trio elétrico, a festa é comandada Banda Kaduká; Jean e Júlio, e os mestres do “funknejo” “Cácio & Marcos”. Isso mesmo, em uma única noite os convidados vão contar com todo swing do sertanejo universitário, junto com os maiores sucessos do sertanejo de raiz, e com um tempero a mais, toda alegria e entusiasmo baiano da musa do axé e a batida do funk. Mas não para por ai, nesse ano, todos os espaços especiais do Country Festival vão contar com shows exclusivos, deixando a noite ainda mais dançante e de tirar o fôlego. Na Área Vip Victoria Villa a dupla de paranaenses Pedro Paulo & Alex e a dupla George Henrique & Rodrigo marcam presença. No Camarote Wood’s comandam a festa Lu e Robertinho e Grupo Tentativa. E por fim, no Backstage, Buchecha e Diana Dias completam a mistura. Quem já quer garantir o seu lugar nessa grande festa, ingressos estão à venda nos quiosques Disk Ingresso dos shoppings Mueller, Estação e Palladium. Informações pelo site www.countryfestival.com.br.

Parabéns! – Paula Zappe festejou o aniversário, com seu círculo de amizades, no animado sambão do bar Aos Democratas, em foto de Jorge Farias.

DE MÃE PARA MÃE – A Feira do Empreendedorismo Materno acontece hoje e amanhã, das 14h às 20h, no Espaço Bosque. O evento traz 70 expositoras dos mais diversos produtos de cosméticos, vestuário e decoração, oficinas, espaços de vivências e atividades culturais. Enquanto as mães participam de palestras, bate papos e discussões, sobre assuntos como “Desenvolvimento do Bebê”, as crianças se divertem com contações de histórias e shows e os adolescentes com oficinas como “O Fantástico Mundo do Mangá”. A programação pode ser conferida no site www.maternarum.com.br. As oficinas e vivências precisam de inscrições antecipadas e tem custo R$26,00 por dia, que dá direito a todas as oficinas. Escola do Bosque – Rua Matheus Leme, 4248, São Lourenço.

Blues – O Bluesman J.J. Jackson estará hoje em Curitiba para única apresentação, a partir das 21h, no Salão Rosa do Clube Curitibano.

DEBATE – O Teatrojornal – Leituras de Cena  promove nesta sexta-feira, das 9h30 às 12h30, uma roda de debate na Cinemateca de Curitiba (Presidente Carlos Cavalcanti, 1174). A Roda Teatrojornal reunirá jornalistas, críticos e pesquisadores para analisar a programação do 23° Festival de Curitiba e discutir aspectos formais e temáticos dos espetáculos, apresentados na Mostra e no Frin,ge. O encontro é aberto ao público, bem como aos jornalistas e artistas presentes no Festival de Curitiba. A ideia é fazer um panorama crítico do Fringe e da Mostra.

Dom Pedro II – Esmeralda Andrade, Eleonor de Oliveira e Rosinha Bosseli prestigiando as animadas domingueiras dançantes do Clube Dom Pedro II, no flash de Jennifer Lima.

UYARA TORRENTE – A cantora está de volta aos palcos atuando na Mostra Coletivo de Pequenos Conteúdos, do Festival de Curitiba, com o texto “Para Ler aos Trinta”, no TUC, hoje, às 19h e às 22h, e amanhã, às 13h e às 16h. Uyara Torrente ficou conhecida com o sucesso de “A Banda Mais Bonita da Cidade”. Agora estará na mostra sob a direção de  Nina Rosa Sá. “Para ler aos trinta” é um texto curto desenvolvido por Lígia Souza Oliveira durante umas das oficinas do Núcleo de Dramaturgia do Sesi, sob a orientação de Marici Salomão. Nele é apresentada ao público uma personagem dividida em duas: seu ‘eu’ aos trinta anos de idade e seu ‘eu’ aos sessenta. Uma que escreve pequenas cartas e uma que as lê.

Alegria – Andressa Souza esbanjando alegria nas boas promoções do bar LV Soho, na Praça Espanha.

IDADE DE OURO – O Instituto Cervantes de Curitiba promove nesta sexta-feira, das 19h às 21h, um debate sobre a Idade de Ouro do cinema latino-americano. A discussão faz parte do cronograma do “Viernes Latinos”, um evento que debate ideias relacionadas a um tema e também proporciona o intercâmbio cultural. A convidada especial é a jornalista, roteirista e especialista em cinema pela Faculdade de Artes do Paraná, Mariana Sanchez. Há alguns anos, o cine latino-americano está mais vivo do que nunca: sua força e a originalidade de suas histórias vêm sendo cada dia mais e mais valorizados pela crítica e público. O objetivo é fazer com que o público conheça um pouco mais sobre a cultura da Ibero-América, formada pela integração entre a Península Ibérica e a América Latina. Viernes significa sexta-feira em espanhol, e cada encontro tem um tema diferente. O evento é gratuito e os temas são discutidos na língua espanhola.  Aberto ao público. Instituto Cervantes de Curitiba – Rua Ubaldino do Amaral, 927, Alto da Glória (Condomínio A Fábrika).

Jantar – Giovana Beneton marcou presença no concorrido jantar dançante “Quinta pra mais de 30” do Crystal Music Hall.

“É MELHOR SER” Simone volta a Curitiba para única apresentação no dia 12 (sábado), às 21h, no Teatro Guaíra e mostrar o repertório de seu mais recente trabalho. O disco “É melhor ser”, que reúne canções de compositoras importantes na carreira da cantora, como Rita Lee, Joyce, Fátima Guedes, Marina Lima e Sueli Costa, entre outras que também estarão presentes no repertório. “Mulher o suficiente” (Alzira Espíndola e Vera Lucia Motta), primeiro single do cd disponível no iTunes, é um dos destaques do show, que traz também a inédita “Haicai”, de Fátima Guedes, além de duas parcerias de Simone: “Só se for”, com Zél,ia Duncan, e “A Propósito”, com Fernanda Montenegro.O público ainda vai conhecer as versões personalíssimas de Simone para clássicos como “Charme do Mundo” (Marina e Antônio Cícero), “Mutante” (Rita Lee e Roberto de Carvalho), “Acreditar” (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho) e “Descaminhos” (Joanna e Sarah Benchimol), entre outros.Inspirada pelo novo cd, a concepção do espetáculo é da própria Simone, com direção geral de Christiane Torloni. Para assinar os arranjos do show e dirigir a banda, Simone convidou o músico e maestro Leandro Braga, que dividiu a direção musical do cd “É melhor ser” com Bia Paes Leme. A banda que acompanha Simone na turnê é formada por Leandro Braga (piano), João Gaspar (guitarra, violão), Bruno Migliari (contrabaixo), Christiano Galvão (bateria) e André Siqueira (percussão).O show tem cenário assinado por Hélio Eichbauer e projeto de luz de Rogério Wiltgen. O figurino de Simone é do estilista Guilherme Guimarães e o dos músicos de Ricardo Almeida. Mais informações no site www.teatroguaira.pr.gov.br. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

Sesi na Rua – “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, não tem um final. Depois de sete anos de trabalho, o autor acabou morrendo, em 1936, antes de concluí-la. “O fato de ‘Os Gigantes da Montanha’ não ter um final dá um sabor especial à peça”, disse o ator Eduardo Moreira. Se o texto teatral é por si só uma obra aberta, cujo ponto final pode ser escolhido por uma companhia como o Grupo Galpão, ganha níveis de liberdade e novidade que têm surpreendido o público. “Ainda assim, Pirandello deu indicações de como terminaria a peça.” O espetáculo está no projeto Sesi na Rua, do Festival de Curitiba. O grupo se apresenta hoje e amanhã, às 19h, na Praça Santos Andrade. Toda a idealização de “Os Gigantes da Montanha” aponta para os ideais estéticos do Galpão, com o toque da terceira participação de Gabriel Villela como diretor da companhia. “O resultado é impactante”, diz Moreira. O texto foi uma escolha do próprio diretor para celebrar o reencontro com o Galpão. A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo, cheia de encantos, governada pelo mago Cotrone. A trupe de mambembes encontra-se em profundo declínio e miséria, por obsessão de sua primeira atriz, a condessa Ilse, em montar “A Fábula do filho trocado” (peça escrita por um jovem poeta que se matou por amor não correspondido da condessa). Cotrone, o mago criador de “verdades que a consciência rejeita”, começa a construir os fantasmas dos personagens que faltam para a companhia montar a peça. Ele convida os atores a permanecerem para sempre na Vila, representando apenas para si mesmos a “A Fábula do Filho Trocado”. Ilse, no entanto, insiste que a obra deve viver entre os homens, sendo representada para o público.

SEU JORGE – Com o dom de envolver com sua música e presença de espírito o povo e a elite, Seu Jorge desembarca no dia 12 (sábado), a partir das 21h15 no Teatro Positivo, com o show “Músicas para Churrasco”. No show, músicas do disco “Músicas para Churrasco” como A Doida, Amiga da minha Mulher, Olê Olê, Japonesa, entre outras. Sucessos como Seu Olhar, Burguesinha, Tive Razão, Carolina e Zé do Caroço devem fazer parte do set list preparado para a apresentação. Seu Jorge fala sobre a dança das cadeiras mundial, construção da obra com parceiros, capacitação do mercado de entretenimento, música negra, brasileira, americana, suingue; muitos suingues; no álbum “Músicas para Churrasco Vol. 1” o som é dedicado à festa. Dançar, cantar, cantar com o outro, se r,econhecer na música; disco para ser colocado nas caixas de som do churrasco, ou de outra cervejada. “Eu imaginei uma grande vizinhança e um disco de músicas animadas. Pensando nessas pessoas que nos finais de semana se juntam, se encontram para comer, dançar e beber”, diz Seu Jorge, que, todos sabem, tem o dom de envolver com sua música e presença de espírito o povo e a elite. Em seu disco, ele costura festas na laje ou na cobertura com sua marca de samba, funk, groove, metais, e arranjos utilizando instrumentos ora acústicos ora elétricos, ora vintage. “O disco tem vários componentes, não posso classificar o todo como um gênero só, porque passeia muito pelas influências da música brasileira e da música do mundo. Então acho que qualquer definição fica a cargo do público. Eles que vão dizer e reconhecer”, diz ele. Público este que aceitou e aclamou Seu Jorge e sua música. Cada vez mais popular, ele conquista respeito por onde passa. Agora é a vez deu seu próprio canteiro. “Adoro a Europa, a França é minha segunda casa, tenho o respeito e o carinho de toda a imprensa e público da Inglaterra, a curiosidade e o interesse de todo o público alemão, a alegria e despojamento do pessoal da Espanha e Portugal, nos EUA também há um interesse e a vontade de continuar uma edificação ali, mas sinto que há uma demanda aqui, o futuro é aqui; o meu país, assim como o meu povo, são minhas prioridades”, avisa. Participações com nomes como Ivete Sangalo, Alexandre Pires e U2, além de atuações em filmes como Cidade de Deus, Tropa de Elite 2 e Life Aquatic foram cruciais neste processo. “Quando eu ia imaginar que o U2 iria chegar no Brasil e me convidar para fazer um som com eles? As coisas acontecem de forma inesperada, mas em momentos especiais, como os duetos com a Ivete e o Alexandre, tudo isso vai me empurrando para mais perto do público”.E com o “Músicas para Churrasco Vol. 1”, criado em um insight no final do ano passado durante turnê com o projeto Almaz, Seu Jorge volta para si, busca suas maiores influências e parceiros para construir mais um andar – ou alguns quilômetros – nesta carreira tão inconstante quanto surpreendente de um artista brasileiro diferenciado, sem regras e com talento para fazer suas escolhas darem certo. Neste “disco de carreira”, dentre tantos trabalhos fracionados por álbuns para o exterior,  duetos, trilhas e atuações no cinema, Seu Jorge retoma sua marca iniciada no Farofa Carioca, passa por seus álbuns solos Samba Esporte Fino e América Brasil e estabelece sua identidade, dividida com os parceiros de sempre Rogê, Gabriel Moura e Pretinho da Serrinha e colaborações nobres como a do Miguel Atwood-Ferguson Ensemble.A sonoridade do disco – não se engane quem acha que os recursos são econômicos por se tratar de um churrasco popular – reúne o Conjuntão Pesadão, banda de Seu Jorge, o auxílio luxuoso de músicos e naipe de metais da cena musical de Los Angeles, arregimentados por Mario Caldato Jr, amigo e produtor desde sua estréia profissional; sem falar nos arranjos de cordas de Atwood- Ferguson e de sopros de Joey Altruda. Ao final do texto a lista de músicos das gravações. As 10 músicas do álbum trazem a identidade de Seu Jorge; carioca, 41 anos, cidadão do mundo, residente em São Paulo. As letras expressam sua formação social, atestam seu diálogo direto e coerente com todo tipo de público, aproximam personagens e, consequentemente, a vida real de quem as ouve, como uma ópera social dançante, uma “rapsódia suburbana” embalada por um suingue próprio, como o que corre nas veias de todos os brasileiros. “As personagens foram pintando e aí eu percebi que estava fazendo um filminho. Eu não as conheço, mas sei que existem pessoas com esse perfil. E eu queria falar delas, e queria falar para elas também”. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, tel: 3315-0808. Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Festival do Curitiba – Os últimos dias do Festival de Curitiba trazem mais duas festas para o público que quer prolongar a div,ersão para além dos palcos. Hoje, às 22h, o Espaço Cult apresenta o “Brasilidades – Festival de Música Brasileira”. Para fechar a sequência de baladas, a noite de sábado se prolonga até o último dia do festival com a “Cafeína”, no Soviet Bar. “A Brasilidades”, festa de música brasileira produzida pelo produtor e DJ Gil Preto, apresenta o primeiro festival independente inteiramente dedicado à música brasileira de Curitiba. O festival procura juntar diferentes vertentes da música nacional em dois palcos. No principal, bandas se revezam durante a noite toda. A banda “Namorada Belga” canta Chico e Tom; Charles Racional canta Jorge Ben e Tim Maia; e a banda Disbara Samba recebe Julieta Brandão, do Rio de Janeiro. A banda Eletroveracruz fecha a programação do palco principal. Na segunda pista do “Brasilidades”, os DJs Tiago Franco (Florianópolis), Bia Wendhausen (SC), Luiz Bertazzo (Brasilidades), Ritalinas (Misturicália), Grazi Meyer (SC) e Gil Preto se revezam para animar a galera com muito som nacional. Pra fechar a programação, o festival ainda terá a participação da Ala Show da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade, além de intervenções artísticas. A “Cafeína”, festa fixa dos sábados do Soviet Bar, tem mais uma edição especial para injetar uma dose extra de diversão ao Festival de Teatro de Curitiba neste sábado, penúltimo dia do Festival de Curitiba. Comandada pelo elenco fixo da Cafeína – os DJs Dimis, Duda Rezende, Fefo e Pedrô -, a festa repete a explosão sonora que marcou o primeiro sábado do festival, no dia 29 de março.

PAULA FERNANDES – Após um ano Paula Fernandes retorna a Curitiba e traz novidades.  A mineira de Sete Lagoas traz para a capital paranaense sua nova turnê “Um ser amor”, primeira totalmente dirigida por ela e sua empresa, a Jeito de Mato. Efeitos especiais, cenas em 3D, parcerias virtuais, climatização, esteiras e plataformas giratórias marcam seu novo show. Com realização da Prime, as apresentações serão realizadas, nos dias 24 e 25 de abril, às 21h30, no Teatro Positivo. Paula Fernandes trouxe para seu universo musical uma atmosfera mais teatral com trocas de figurinos e mudança de cenários. Em Um ser amor, tudo isso ganha mais vida e tem o público como parte integrante de toda produção, já que terá participação ativa e, por diversos momentos terá a sensação de vivenciar as cenas.”Um ser amor” traz o maior número de sistemas de automação já utilizados no Brasil em um só show. A grandiosidade deste sistema irá integrar os conteúdos criados para serem exibidos nos painéis de altíssima resolução e curvos. O conteúdo foi devidamente pensado e estudado para não ser somente imagens, mas sim criar situações que transportará Paula Fernandes para os painéis, a aparição de elementos virtuais com qualidade real proporciona uma série de emoções e sensações. Com um show inovador em que a tecnologia é utilizada para evidenciar elementos da natureza e também alguns momentos que fazem parte da sua vida, Paula quer um espetáculo para emocionar o público: “Eu sempre digo que minha missão é emocionar as pessoas, nesta nova turnê meu desejo é compartilhar minhas emoções com o meu público”, comenta. Paula e o cenário se fundem com efeitos e uso de esteiras e plataformas giratórias. Seu encontro com o puro sangue lusitano Violino VO representa os sonhos de uma princesa e seu cavalo branco. Depois, a mesma sonhadora reaparece forte e segura de si, montada no Falcão da Libertas, imponente cavalo da raça Campolina. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

 
FNAC Curitiba – Com a música “Memórias”, sucesso da internet, a cantora paulista $hanel se apresenta no palco da Fnac Curitiba, no ParkShopping Barigui, hoje, a partir das 19h30. Com vinte anos completos no início desta semana, a artista se prepara para o lançamento do primeiro disco em maio, e leva ao evento algumas canções presentes neste trabalho. O pocket show tem entrada gratuita. Multifacetada, Paula $hanel ficou conhecida na internet com o blog Beleza e Rabiscos, antes de lançar o vídeo de “Memórias”. Sua primeira canção alcançou 100 mil visualizações em poucos meses, e a página oficial da cantora conta com mais de 20 mil curtidas. Ela também é sócia e garota-propaganda da grife Alternative. O vídeo oficial não está mais disponível, pois uma nova e melhorada versão será lançada junto com o primeiro disco.A produção da cantora é de peso, contando com renomados profissionais. Longe das grandes gravadoras, ela trabalha de maneira independente ao lado de nomes como Felipe Simas (gerente de carreira do cantor Thiago Iorc), Rafael Kent (da produtora de audiovisual Okent) e Ricardo Panicalli (que trabalhou com a banda Cine). Com este apoio profissional e o número crescente de fãs, a carreira de $hanel já começa em alta. FNAC Curitiba: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê. Foto de Rafael Kent.

 DANIEL – Em show inédito, Daniel apresenta músicas dos seus 30 anos de carreira em Curitiba. O músico desembarca em Curitiba no dia 3 de maio, a partir das 21h15, para apresentação exclusiva da turnê “Tour 2014”. O show acontece no Teatro Positivo. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

GUTA STRESSER – Entre os espetáculos que compõem o Guritiba 2014 está “O Médico que tinha Letra Bonita”, estreia da atriz curitibana Guta Stresser na direção teatral. É uma peça-show que conta sobre um garoto que vai ao consultório médico para ser tratado de uma doença estranha: ele falava com os pés. Está armado, assim, um divertido pano de fundo para tratar de forma descompromissada das relações cotidianas e das diferenças. Temas como educação, socialização, vocação e bullyng também entram em cena no musical, que tem dramaturgia de Pedro Brício.Fazem parte do Guritiba também os espetáculos “Rádio Show”, que  brinca com os antigos auditórios de rádio; “Criaturas”, show  da Palhaça Rubra que mescla musica e teatro; “O buraco do muro”, que conta a histórias de três crianças vidradas na internet e avessas à leitura. O Médico que tinha Letra Bonita será apresentado nos dias 12 e 13 (sábado e domingo), às 19h, no ParkShopping Barigüi. Mais informações: www.festivaldecuritiba.com.br. A TOCA DO COELHO – Os ingressos de A Toca do Coelho da Mostra 2014 do Festival de Curitiba esgotaram. O espetáculo será apresentado no Guaírão, sábado e domingo (nos dias 5 e 6).  O espetáculo tem direção de  Dan Stulbach e Maria Fernanda Cândido e Reynaldo Gianecchini como o casal de protagonistas. GASTRONOMIX – O chef Fabiano Marcolini, de Curitiba, acaba de confirmar sua participação no Gastronomix, a quermesse de alta gastronomia do Festival de Curitiba. Ele e sua esposa Alaide comandam há 17 anos sua confeitaria em estilo europeu artesanal, onde produzem doces, pães artesanais finos, sanduíches exclusivos , café espresso, massas, sopas, saladas e anipasti.  O Gastronomix traz pratos deliciosos a preços imperdíveis e um clima de descontraç&atild,e;o em mesas grandes para serem compartilhadas. O evento está na sua 6ª edição no Festival de Teatro de Curitiba 2014. Quem comanda o evento é o chef Celso Freire. O Gastronomix 2014 acontece sábado e domingo, das 11h às 17h, no Museu Oscar Niemeyer. Os ingressos custam R$ 10,00. Para o evento, Marcolini preparará seu famoso Pão no Vaso.

SALÃO GRACIOSA – Está aberto o período de inscrições para o Salão Graciosa de Artes Plásticas 2014, que chega a sua 16.ª edição consagrado como um dos importantes eventos de incentivo à produção cultural na cidade. Os artistas interessados tem até o dia 11 (sexta-feira) para realizar sua inscrição por meio do site do Graciosa Country Clubwww.graciosa.com.br. Para formalizar a inscrição é necessário apresentar a ficha de inscrição assinada, fotocópia do RG e do CPF e um dossiê do artista, com fotografias das três obras para pré-seleção, na secretaria geral do clube. O evento terá premiação e é aberto para toda a comunidade artística, além de contar com categoria especial para sócios. Podem participar apenas trabalhos inéditos. A curadoria do evento é da artista plástica e administradora cultural Suzana Lobo. Formam o júri o crítico e curador João Henrique do Amaral e os artistas Alfi Vivern e Fernando Velloso. O salão tem a característica de revelar novos nomes. Entre os artistas que despontaram na mostra, está André Mendes. A divulgação dos artistas selecionados ocorre no dia 9 de maio no site do Graciosa. A exposição tem abertura no dia 19 de maio, na sede social do clube. Graciosa Country Club (Av. Munhoz da Rocha, 1.146, Cabral. Tel: 3015-5005.

CAMPOLARGUENSES – A Sala do Artista Popular, espaço do Governo do Estado, recebe a exposição “Artistas de Campo Largo: Arte em Madeira, de Severino Zoto, e Pinturas de Paisagens, de Lucinda Panneitz”. A mostra reúne de pinturas a maquetes e permanece até 9 de maio. A entrada é gratuita. Severino Zoto, natural de Campo Largo, trabalhou durante a vida toda na agricultura e desde a infância já fazia esculturas, sempre trabalhando a madeira. Aprimorou ao longo do tempo a arte de fazer maquetes. Possui entre seus trabalhos – sempre fiéis à arquitetura original – o Museu de Campo Largo, casas tradicionais, engenhos, rodas de água, entre outros. Lucinda Panneitz desenha desde a infância e ao longo do tempo aprimorou a pintura. Artista autodidata nunca frequentou escola ou curso de arte. Produz suas obras espontaneamente e utiliza todo tipo de suporte: pinta sobre madeira, em especial mdf, e também em paredes. Nesta exposição predominam suas grandes paisagens, feitas sobre chapas de madeira. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sala do Artista Popular – Rua Saldanha Marinho, anexo à Secretaria de Estado da Cultura. Tel: 3321-4743.

 FEMUCIC 2014 – Músicos de todo o Brasil já podem efetuar inscrição para a 36.ª edição do Femucic (Festival de Música Cidade Canção), que será realizado em Maringá (PR), nos dias 21 a 24 de maio, no Teatro Calil Haddad. Promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio do Sesc, e pela Prefeitura de Maringá, o evento é referência na produção, na técnica e na pedagogia musical brasileira. Sem caráter competitivo, o Femucic visa difundir trabalhos autorais e a troca de experiências dos músicos, além de oferecer ao público a oportunidade de ter contato com outros estilos musicais e, principalmente, com a música de outras regiões, o que amplia o repertório musical e promove o conhecimento cultural, contribuindo para a formação de plateias. Segundo o edital, são aceitas composições instrumentais, de caráter popular ou erudito, ou canções de diversos gêneros em língua portuguesa ou idioma indígena, desde que originais e que não tenham sido inscritas em edições anteriores do Femucic. As inscrições deverão ser feitas por intérpretes, que dever&a,tilde;o inscrever, obrigatoriamente, três músicas. Assim como na edição passada, as músicas inscritas devem ser registradas em vídeos sem cortes e estarem disponíveis separadamente no canal Youtube, com os intérpretes que se apresentarão na mostra. Vale ressaltar que não serão aceitos videoclipes, vídeos com fotos ou slides. Caberá à Comissão Organizadora selecionar 52 músicas de acordo com a originalidade e singularidade do trabalho, inovação, qualidade artística e técnica. Um incentivo para a participação é o aumento no valor da ajuda de custo concedida aos músicos por obra selecionada. Para os músicos do Paraná, o valor por música será de R$1.100,00 e para oriundos de outros estados, R$1.300,00. O Sesc PR também se responsabiliza pela hospedagem e alimentação dos músicos. Para esta edição do evento está prevista a gravação do 19.º CD da mostra. O resultado dos selecionados poderá ser conferido a partir do dia 15 de abril, também pelo portal. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail femucic@sescpr.com.br, no site www.sescpr.com.br, ou pelo tel: (44) 3262-3232(44) 3262-3232.

You’ll need Skype CreditFree via Skype