Festival de Verão no Master Hall 13/12/2014

REGGAE – Duas atrações de grande sucesso do pop/reggae nacional, o grupo “Chimarruts” e o cantor Armandinho serão atrações do “Curitiba Festival – Edição Verão”, que acontece neste sábado, às 22h, no Curitiba Master Hall. Armandinho e Chimarruts prometem embalar os fãs com novidades da carreira e os grandes sucessos. A abertura será com a curitibana “Namastê”. Com quase 15 anos de estrada e diversos hits na carreira, o grupo “Chimarruts”, está com novidades que deve apresentar ao público curitibano, que resulta da parceria com James McWhinney, vocalista da banda Vibes Up Strong, membro original da Big Mountain. As bandas gravaram juntas as canções “One Big Family” e “Não Rola”. Além disso, brinda o público com o remake dos maiores sucessos da sua carreira, como “Chapéu de Palha”, “Iemanja”, “Deixa Chover” e “Versos Simples”. Em breve, a banda deve anunciar o novo DVD comemorativo aos 15 anos de estrada. Armandinho, volta com o show baseado no novo álbum de carreira, “Sol Loiro”, lançado no mercado em janeiro deste ano. O novo trabalho reflete o notável amadurecimento explorando novas sonoridades, com um reggae, que aparece diluído em meio a violões folk, teclados cheios de groove, levadas de black music e guitarras roqueiras. Além da novidade, o cantor gaúcho também deverá apresentar os clássicos dos mais de dez anos de carreira, como “Ursinho de Dormir”, “Desenho de Deus” e “Semente”. Master Hall – Rua Itajubá, 143, Portão. Tel: 3248-1001.

Atenas – Nathalia Borstel conferindo as boas festas gauchescas e sertanejas do clube Atenas Palace. Hoje a atração é o “Grupo Kanoa”. Um ótimo fim de semana aos leitores e amigos.


ED MOTTA
– A Caixa Cultural Curitiba apresenta até domingo, o show “Ed Motta Solo”, em que o cantor, compositor e multi-instrumentista carioca revela de que forma suas canções ganham vida. Ele se alterna entre o piano, a guitarra e sua coleção de pedais dos anos 70 para combinar uma variedade de sons vocais – no chamado “Edmottês”, uma maneira brincalhona de denominar a música cantada sem letra. As apresentações acontecem hoje (sábado) às 19h e 21h e amanhã (domingo) às 18h e 20h. Sem abrir mão da veia funk-soul, Ed Motta costura influências que vão do jazz à canção brasileira, das trilhas sonoras de Hollywood ao rock, da música clássica aos standards americanos, da bossa nova ao reggae. O resultado desse mix, que se tornou uma marca reconhecida mundo afora, surge no repertório em canções menos evidentes como Do You Have Other Love?, Parada De Lucas, Leve-me Ao Sonho, Ikarus On The Stars. Os sucessos não ficam de fora, em suas versões acústicas, como Colombina, Manoel, Fora Da Lei, Baixo Rio e Vendaval. Há ainda canções temas como Caso Sério, de Rita Lee e Roberto De Carvalho. Não recomendado para menores de 14 anos. Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). Caixa – Rua Conselheiro Laurindo, 280. Tel: 2118-5111.

Bar +55 – A bela Viviane Godoy curtiu as boas promoções do bar +55. O DJ Thiago Sershes foi o responsável pela trilha da noite. Foto: Isabela Nishijima. 

PAULINHO MIXARIA – O divertido gaúcho comemora 20 anos de carreira e brinda o público curitibano com um show que promete arrancar muitas risadas na plateia, o espetáculo “Humor à Moda Antiga – Temporada 2014”, que apresenta neste sábado, a partir das 21h, no grande auditório do Teatro Positivo. O simpático gaúcho é conhecido por disseminar o humor sadio, sem uso de palavrões, fazendo o público rir sem dizer um único palavrão. Ainda no show, o comediante irá lançar o Gibi do Paulinho Mixaria, voltado para crianças com as piadas mais marcantes de sua carreira, revelada através dos quadrinhos. No repertório, sempre renovado, o mais famoso humorista da região Sul, que tem como inspiração um dos mais importantes comediantes que o mundo já viu, Charlie Chaplin, apresenta Causos do cotidiano, de situações engraçadas da política, do futebol e as “sogras”, elas não escapam, mas o comediante procura tratá-las com muito carinho e respeito. Ingressos à venda pelo Disk Ingresso tel: 3315-0808 ou na bilheteria do teatro. Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

É Gool! – Juliely Cristina circulando na concorrida na quente programação country e sertaneja da Chopperia É Gool!, em Colombo. 


SOLAR DO ROSÁRIO
– O artista Ruben Esmanhotto convida para o lançamento do livro do pintor, que acontece neste domingo, às 11h, na Galeria do Solar do Rosário com a presença do artista plástico. Na ocasião do lançamento e manhã de autógrafos do livro “O Momento Suspenso” do pintor Ruben Esmanhotto, a diretora e galerista Regina Casillo vai expor algumas obras do pintor paranaense; – que tanto retratou a Curitiba e seus casarões. Importante destacar que o livro “O Momento Suspenso” de Ruben Esmanhotto é o resultado do projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet com patrocínio da Copel, Banco de Fomento do Paraná, Compagas e Souza Cruz. Que terá sua contra partida social programada para o início do ano letivo, em escolas públicas com apresentação e palestra do artista para alunos do ensino médio e também distribuição de livros entre outras atividades. Ano em que o renomado e conhecido Ruben Esmanhotto comemora 40 anos dedicados à pintura. Solar do Rosário – Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Histórico de Curitiba. Tel: 3225-6232.

Armazém – Renata Nichetti, Priscila Thais, Kelly Makiolki e Gislaine Meireles prestigiaram a balada sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais. 

SUGAR KANE – Os curitibanos do “Lou Dog” tem como convidado especial neste domingo, a partir das 20h, no Crossroads, seus conterrâneos do “Sugar Kane”, um dos nomes mais expressivos do rock independente no país, que estão em turnê de despedida e apresentam na cidade um de seus últimos show,s. O “Sugar Kane”, que conta em sua formação atual com Capilé (voz/guitarra), André Dea (bateria), Rick Mastria (guitarra) e Igor Moderno (baixo), traz na bagagem um repertório que engloba os 17 anos de carreira, além da divulgação do novo disco, o sétimo de estúdio, Ignorância Pluralística. Fazem parte do set list as novas músicas, como “Fui Eu”, “Surtei”, Classe Média” e “Vital”, como os clássicos “Medo”, “A Máquina”, “Todos Nós Vamos Morrer”, “Divinorum”, “Janeiro”, “Será Viver” e “Despedida”. Em seu novo trabalho, “Ignorância Pluralística”, o quarteto navega entre o punk e o alternativo, sem abandonar suas raízes, resultando num álbum com personalidade singular. O disco contém 11 faixas e aborda temas cotidianos como política, religião, a vida em grandes cidades, entre outros. Enquanto isso, o “Lou Dog”, formado por Thiago “Trosso” (guitarra e vocal), Guilherme Lepca (trombone e vocal), Lucas “Picanha” (guitarra e vocal), Eduardo “Sombra” (baixo e vocal) e André “Déko” (bateria), tem sete anos de estrada e ficou conhecido inicialmente como cover da banda californiana Sublime. Sem rótulos, a banda vai do reggae ao rock, passando pelo ska e até pelo punk. A combinação de uma pegada rock, um set list maciço e quatro vocais, renderam sucesso para o grupo, principalmente na cena curitibana, cativando um público fiel. Crossroads – Av. Iguaçú, 2310, Água Verde. Tel: 3243-3711.

Irish Pub – Sabrina Moura curtiu a quente programação do Sheridan’s Irish Pub, que contou com o som das bandas “Silvermoon, Banks e Capital Essencial”. Foto: Fabio Malewschik.


GOSPEL
– Grandes nomes da música gospel nacional se encontram em Curitiba neste sábado, a partir das17h, para comandar o festival “Celebra Sul”, no palco do Marumby Expo Center. Estrelas da música evangélica brasileira, como Aline Barros e Fernandinho, além deles, terá a atração internacional Kirk Franklin, considerado um dos nomes mais fortes da música gospel contemporânea mundial. Aline Barros mostra ao público paranaense seu mais recente trabalho, “Graça”. O novo álbum, em parceria com o maestro Ruben di Souza, traz uma nova concepção sonora para seu trabalho. O resultado deste encontro foram 14 faixas totalmente diferentes de tudo que a artista havia produzido em 20 anos de carreira; e um Disco de Ouro, conquistado em apenas três dias de vendagens. Outra estrela do festival é Fernandinho, que iniciou sua carreira em 2001, quando gravou seu primeiro CD em estúdio, “Formoso És”, logo depois de lançar um disco da Segunda Igreja Batista de Campos, onde é membro até hoje. Suas canções tem o propósito de preparar os filhos de Deus como um exército pra enfrentar as batalhas desse mundo. O americano Kirk Franklin completa o time de atrações. Natural de Fort Worth, no Texas, aos 4 anos começou a tocar piano e aos 11 já era Ministro de Música de sua igreja, regendo o coral adulto e arranjando músicas. Com um estilo que mistura ritmos como hip-hop, R&B, rock moderno, jazz e pop, é considerado um dos nomes mais forte da música gospel contemporânea mundial. Em sua carreira contabiliza 3 Grammys, 7 prêmios Dove Awards, paradas da Billboard e 12 milhões de Cds vendidos pelo mundo. Esta será a terceira vez que Kirk vem ao Brasil. As outras passagens foram em 2004 e 2008, e diz ter se encantado pela energia do povo brasileiro. Marumby Expo Center – Av. Pres. Wenceslau Braz, 1046.

“Sunset Party” – O Graciosa Country Club celebrou a chegada do verão, na área das piscinas. A festa de abertura do verão foi organizada pela diretora social Eliana Fadel Farracha de Castro. Lounges receberam os sócios num animado final de tarde, contando com trilha sonora do DJ Roberto Rego. Na foto, Ricardo e Alessandra Toccafondo prestigiando o evento. Foto: Lucas Lopes

PANDEIRADA – O músico e pesquisador Vina Lacerda faz o show de lançamento da nova edição do livro e DVD intitulado “Pandeirada Brasileira Pocket Edition”, neste sábado, às 18h, na Livraria Arcadia. O evento será aberto com um concerto com o grupo formado pelo percussionista acompanhado dos músicos Julião Boêmio,Glauco Solter, Gabriel Schwartz, Vinícius Chamorro, que tocarão  o repertório contido no DVD que acompanha o livreto. Após o concerto haverá uma “Roda de Pandeiros” ministrada por Vina Lacerda. A Roda será aberta a todo e qualquer interessado, em qualquer nível de conhecimento, do iniciante ao avançando. O evento conta com o apoio da Contemporânea Instrumentos Musicais, que doará pandeiros para serem sorteados no dia do evento além de camisetas, CDs e DVDs. “Pandeirada Brasileira Pocket Edition” é um DVD e livreto de bolso  que aborda o ensino do pandeiro e  da música brasileira. Com texto sobre a história do instrumento, luteria,  fotos, partituras   e mais de 70 vídeos, o material apresenta ritmos como  choro, polca, marcha-rancho, partido-alto, valsa, baião, xote, maxixe, frevo, marchinha,  samba entre outros.  O material segue o formato de play-along, permitindo que o leitor estude o instrumento junto ao playback das músicas. Um material essencial para quem procura desvendar os segredos do pandeiro, da música e da percussão brasileira. Entrada franca. Livraria Arcadia – Rua Treze de Maio, 601 – Centro.

Água Verde – Adriana Vasselek e Alessandra Nascimento esbanjando animação na tarde dançante da Sociedade Água Verde, no flash de Jennifer Lima.

ANO NOVO – Quem optou passar a virada do ano em Curitiba, não pode deixar de prestigiar o Baile de Réveillon da Sociedade Thalia. O casal presidente Maria Helena e Vilmar Schultz e sua diretoria estão preparando uma mega festa, com muito requinte e elegância para receber sócios e convidados no salão mármore, a partir das 21h. A ceia especial (Buffet Martins), será servida das 21h às 23h, com as maiores delícias da gastronomia, champanhe, decoração e a boa música da “New York Banda Show”. Traje Esporte. Rua Comendador Araújo, 338, Centro. Tel.: 3320-7900.

Despedida – A banda curitibana “Sugar Kane” chega na cidade com a turnê de despedida e faz uma de suas últimas apresentações neste domingo, no Crossroads Bar, ao lado de seus conterrâneos do “Lou Dog”. Foto: Caio Leite.

CULTURA PRESERVADA – A pesquisadora e cineasta Lia Marchi que há anos desenvolve seu trabalho no registro das tradições populares acaba de finalizar seu novo documentário:Romaria e Tradição que será lançado neste sábado, às 15h, na Cinemateca de Curitiba. O projeto acompanhou a construção da Romaria de São Gonçalo realizada pela família Moraes, coordenada pelo romeiro José Moraes, no Sul do Brasil, na pequena localidade rural de G&,oacute;es Artigas, interior do Estado do Paraná. O filme conduz o espectador pelos encontros e conversas dos familiares, que em meio ao fazer presente, relembram o passado e refletem sobre o futuro de sua tradição que já existe há mais de um século. A família Moraes virá especialmente para o lançamento.A cineasta explica que essa festa tem dois momentos principais. De noite, acontece a Romaria para São Gonçalo, na qual o romeiro e seu ajudante empunham o violão e/ou a viola e auxiliados por seis cantadeiras, conduzem os pares que passarão a noite dançando. Na madrugada São João também é homenageado com uma procissão que segue até o rio para lavar a imagem do santo. “Nosso documentário mostra uma série de elementos desta festa popular como a pintura do mastro, a limpeza do terreiro, o carnear o porco, o tirar a lenha e a preparação do jantar – a tradicional quirera de porco, dão um sabor especial a esta Romaria que atravessará a noite. Os devotos têm o costume de se lavar no rio e olhar a própria imagem na água. Diz a crença que quem não enxergar seu reflexo, não verá a próxima Romaria”, conta a pesquisadora.
Festas, romarias, música, dança e muitas outras manifestações culturais tem sido o objeto de estudo e pesquisa da cineasta Lia Marchi que, ao longo de mais de 17 anos de pesquisa, documenta e divulga os saberes e expressões populares do Brasil. O documentário Romaria e tradição, projeto da Lei Municipal incentivado pelo Banco do Brasil, é mais um fruto desse caminho. Lia Marchi entende que para conhecer o Brasil e compreender o viver e o sentir do seu povo é fundamental voltar o olhar para as tradições culturais e musicais de sua gente. “Ao buscar uma proximidade com tais tradições, acordamos para um entendimento dos hábitos, dos costumes, dos modos de falar e de fazer, do conhecimento da terra, dos saberes e ofícios de outros tempos, das expressões cotidianas, e nos damos conta desse todo transformado em trabalho, festa e fé – em vida e representação desta vida”, finaliza. Entrada franca. Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174

Momento – O artista Ruben Esmanhotto e o Solar do Rosário convidam para o lançamento do livro do pintor, que acontece neste domingo, às 11h, na Galeria do Solar do Rosário com a presença do artista plástico. Na ocasião do lançamento e manhã de autógrafos do livro “O Momento Suspenso” do pintor Ruben Esmanhotto, a diretora e galerista Regina Casillo vai  expor algumas obras do pintor paranaense; – que tanto retratou a Curitiba e seus casarões. Solar do Rosário – Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Histórico de Curitiba. Tel: 3225-6232.

NA INTERNET – Como o objetivo de difundir a história do Paraná, desde 2013 o Museu Paranaense oferece ao público uma série de publicações em formato impresso e em edição eletrônica. A coleção de livros Teses, com cinco livros publicados, e o livro Personagens da História do Paraná estão disponíveis para acesso online, gratuitamente, no site do museu www.museuparanaense.pr.gov.br. Os títulos da Coleção de Teses abordam desde a história do museu no tempo de Romário Martins, no início do século XX, até as eleições de 1954 em Curitiba, passando pela biografia de Telêmaco Borba, pela vila indígena que deu origem a Guarapuava e pela cidade espanhola de Vila Rica em território paranaense. Está em projeto a publicação de outros cinco títulos até o final deste ano. As obras serão sobre Santa Felicidade, o Contestado, imigrantes vindos ao Paraná, pinturas rupestres e arqueologia histórica. Já o livro Personagens da História do Paraná apresenta retratos e biografias de mais de 150 homens e mulheres. São quadros pintados p,or artistas consagrados e anônimos, que registraram políticos, empresários, artistas, militares, médicos, escritores, religiosos e mulheres que ajudaram a moldar a identidade paranaense.Com essa iniciativa o Museu Paranaense busca a democratização da história do Estado, usando a oportunidade para publicar estudos científicos inéditos, disponibilizados também em versão impressa, à venda pela Sociedade de Amigos do Museu.