continua após a publicidade

FESTA DA UVA – A 57.ª edição da tradicional festa de Santa Felicidade, acontecerá a partir de sexta-feira até domingo (dias 6, 7 e 8 de fevereiro), no Bosque SÃO CRISTÓVÃO – Memorial da Cultura Italiana. A programação será aberta na sexta-feira, às 18h, prosseguindo sábado e domingo, durante todo o dia com muitas atrações. Na abertura, com a participação de autoridades convidadas e o público em geral, será servida uma macarronada gigante com molho típico italiano. Apresentação dos grupos de danças folclóricas e grupos musicais da cultura italiana. 

3 Marias – Ana Clara Quezini Pamplona curtindo a temporada de verão nas piscinas do 3 Marias Clube de Campo. Entre as novidades, estão as aulas de hidroginástica que acontecem nos sábados e domingos, a partir das 16h. Foto de Jorge Farias.


CARNAVAL
– A diretoria da Sociedade Morgenau anuncia sua programação para o Carnaval. A partir do dia 15 de fevereiro (domingo), terá o tradicional concurso de Fantasias Infantis, das 15h às 19h. Na segunda-feira, Carnaval Infantil, das 15h às 19h. E no dia 17 (terça-feira), Carnaval Infantil, das 15h às 19h, tudo com animação do “Shok Som 5”. E um Carnaval Adulto, a partir das 23h, ao embalo da “Banda Toque de Imaginação”. Vale lembrar que estão abertas as piscinas das sedes esportiva e campestre (em Piraquara). Mais informações na secretaria. Sociedade MorgenauAvenida Senador Souza Naves, 945, Cristo Rei. Tel: 3362-1000.

continua após a publicidade

Sheridan’s – Cristiane Licari, Flavia Holz e Paula Lopes estiveram no Sheridan’s Irish Pub. O agito ficou por conta das bandas “Banks, Rock Balboa e Silvermoon”. Foto: Fabio Malewschik

continua após a publicidade

3 MARIAS – O Clube de Campo promove no dia 15 de fevereiro (domingo) e no dia 17 (terça-feira), a partir das 15h, seus matinês de Carnaval Infantis, com  animação da “Banda Luna”. No domingo acontecerá o tradicional concurso de fantasias. Também continuam abertas as piscinas externas para esta temporada de verão, das 9h às 18h. Aulas hidroginástica nos sábados e domingos, a partir das 16h. 3 MariasAvenida Três Marias, 274, São Braz. Tel: 3370-3000.

Armazém – Eva, Aline, Stephanie, Thainara e Carol prestigiaram a balada sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

,


COMÉDIA
– O melhor do humor brasileiro volta a ganhar espaço no bar +55 amanhã (terça-feira), com a estreia da temporada 2015 do “Mais Comédia”. O projeto, que reúne os principais nomes locais e nacionais do stand up comedy para noites de muito riso no +55, retorna com tudo neste ano. E, para dar início à programação, quem comanda a noite é o ator, jornalista e humorista Rafael Cortez, com o seu show “De Tudo um Pouco”. A abertura fica por conta do comediante Emerson Ceará, fazendo as honras da casa que, na terça, abre às 18h, com as apresentações a partir das 21h30. No melhor estilo “o bom filho à casa torna”, Cortez está em alta depois de anunciada sua volta como repórter do CQC (“Custe o Que Custar”), programa da Band que o projetou nacionalmente. O humorista deixou a atração no fim de 2012, quando foi contratado como apresentador da Rede Record. Em 2015, retorna ao CQC no início de março, com Dan Stulbach substituindo Marcelo Tas no comando do programa. A casa abre às 18h, com show a partir das 21h30. Rua Vicente Machado, 866 – Batel Tel: 3322-0900.

Formação de atletas – Uma noite de comemoração e celebração no Clube Curitibano. O presidente da agremiação, José Antonio Baggio Pereira, recebeu o prefeito Gustavo Fruet, o presidente da Confederação de Clubes (CBC), Jair Alfredo Pereira, o velejador e diretor técnico da Confederação dos Clubes, Lars Grael, e sua equipe, para selar um novo convênio. O acordo define o repasse dos recursos oriundos da Loteria Federal, mediados pelo CBC, para a formação de atletas. Na foto da esquerda para a direita: O presidente da Confederação de Clubes (CBC), Jair Alfredo Pereira; o velejador e diretor técnico da Confederação dos Clubes, Lars Grael; o presidente do Clube Curitibano, José Antonio Baggio Pereira; e o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet.


GLOSS –
O Music Hall apresenta na sexta-feira, a partir das 23h, o grupo de pagode “Jeito Moleque”. Abrindo a noite estará o “Sob Medida” e mais o MC Magaivers. Informações pelo fone 41 9639-1642. Rua Comendador Correia Junior, 616, Paranaguá. Tel: 41 3423-6450.

Crystal – Marli Andrade, Rose Guerra e Rosimeire Guerra curtiram o jantar dançante “Quinta pra mais de 30” do Crystal Music Hall. Só para lembrar, hoje acontece a “Noite da Ressaca”, ao som da “Banda Crystal”.

PARANAGUÁ – O Clube Literário de Paranaguá realiza no dia 13 (sexta-feira), seu Carnaval do Vermelho e Branco, a beira da piscina. O melhor baile de carnaval da cidade terá shows da cantora Fernanda Liz, das duplas “João Flavio & Gabriel e Pedro Henrique & Octavio”, dos grupos “Toa Toa, Alucinasom e Remelexo” e mais o DJ Fly Mix. Uma noite de muita diversão que marca a abertura do Carnaval. É obrigatório estar de roupas vermelho e branco. Rua Domingos Peneda, 1097, Paranagu,á.

Antepasto – O tecladista Luiz (Japa) Adega estará animando hoje a concorrida tarde dançante, com fina mesa de antepasto, da Sociedade Universal.

“PSYCHO CARNIVAL” – A 16.ª edição do festival começa no próximo dia 13 de fevereiro, em Curitiba, trazendo ao Brasil formações internacionais que nunca tocaram na América do Sul. Reconhecido como um dos mais importantes eventos de Psychobilly do mundo, a edição 2015 terá quatro noites no Espaço Cult, de 13 a 16, com 20 bandas, 14 delas nacionais e seis internacionais. A americana “Barnyard Ballers”, o quarteto inglês “The Ricochets” e a russa “The Magnetix” fazem suas estreias em palcos sul-americanos. Ao lado delas, como já é uma tradição, uma fina seleção das mais importantes bandas de Psycho do Brasil e da vizinhança completam o line up de um dos carnavais alternativos mais prestigiados do País. Em sua 16.ª edição, o Psycho Carnival faz parte mais uma vez da programação oficial do Carnaval de Curitiba, sob os cuidados da Fundação Cultural de Curitiba, que abriga ainda a “Zombie Walk” e o “Curitiba Rock Carnival” (CRC), recorte gratuito do festival que terá sua segunda edição nos dias 14 e 15, a partir das 13h, no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba. Com curadoria da produção do Psycho Carnival, o CRC terá entre suas atrações a argentina Motorama, as americanas Goddamn Gallows e Man Or Astro Man? , a holandesa The Anomalys e as brasileiras, pratas da casa, Sugar Kane, Ovos Presley e Relespública. Os ingressos estão à venda. Abertura da casa às 21h. Início dos shows às 22h. Espaço Cult – Rua Dr. Claudino dos Santos, 72, no Largo da Ordem.

DOUBLET – A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição “Doublet_Páginas Móveis”, que reúne o percurso artístico da produção de “livros de artista”, realizada pela artista Edith Derdyk desde 1997. Estes livros compõem um espaço experimental e híbrido que evidencia o trânsito entre a palavra e a imagem, mixando técnicas artesanais com industriais e ressignificando a sintaxe do livro. A palavra “doublet” é compreendida como “duplo, espelhamento, repetição, reprodução, imitação, cópia”, enunciados operacionais usados para refletir sobre a natureza do “livro de artista”, tanto como potência multiplicadora quanto como objeto único. A artista de sólida trajetória também é autora de livros didáticos e poéticos e educadora no Instituto Tomie Ohtake. Visitação: até 22 de fevereiro, de terça a sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 19h. Entrada franca. Informações pelo fone 2118-5114. Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280.

KISS – A produtora paranaense Prime confirmou a vinda do célebre grupo norte-americano “Kiss” a Curitiba, que coleciona 28 discos de ouro e já vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo. Capitaneado por Paul Stanley e Gene Simmons (e sua enorme língua), a lendária trupe de hard rock desembarca pela primeira vez na capital paranaense, no próximo dia 21 de abril de 2015, para uma apresentação histórica no suntuoso palco da Pedreira Paulo Leminski. O tempo passa, mas o grupo nova-iorquino não perde a majestade roqueira, e traz na bagagem a turnê comemorativa aos 40 anos da banda, a “40th Anniversary World Tour”. Desde o estouro da banda no cenário na década de 70, o Kiss criou uma nova experiência em cena, misturando rock de primeira com pirotecnia, iluminação e ambientação cênicas excepcionais e as indefectíveis maquiagens e figurinos que se transformaram em marcas registradas – tudo isso deu a eles a reputa,ção de criar alguns dos melhores shows ao vivo da história da música mundial e que agora vem a Curitiba. O público terá a oportunidade de conferir um repertório composto por hinos clássicos da carreira. Devem fazer parte do set list “Detroit Rock City”, “Rock And Roll All Nite”, “Forever” e “I Love It Loud”. Além da capital paranaense, a turnê vai passar ainda por Belo Horizonte (23.04) e São Paulo (26.04), no Festival Monsters of Rock 2015. A última visita do Kiss ao Brasil foi em 2012. Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808. Rua João Gava, 970, Parque das Pedreiras, Pilarzinho

COUNTRY FESTIVAL 2015 – O maior encontro de música sertaneja do Brasil, que acontece anualmente na capital paranaense, o “Country Festival”, será dia 23 de maio na Pedreira Paulo Leminski, e vai reunir uma combinação de artistas que passam pelo sertanejo de raiz, universitário ao axé. No palco principal a mistura é pra lá de boa: a estrela Luan Santana; umas das duplas mais queridas do gênero, “Munhoz & Mariano”; a musa da música brasileira, Ivete Sangalo; o cantor Loubet; as duplas do sertanejo, “Bruno & Marrone, Pedro Paulo & Alex e Henrique & Juliano”. Quem já quer garantir o seu lugar nessa grande festa, ingressos estão à venda nos quiosques Disk Ingresso dos shoppings Mueller, Estação e Palladium, fone 3315-0808 ou site www.countryfestival.com.br. Pedreira Paulo Leminski – Rua João Gava, 970, Parque das Pedreiras, Pilarzinho.

ROBÓTICO – O Hospital Erasto Gaertner, referência nacional em oncologia, busca recursos para a implantação de um Sistema Cirúrgico Robótico e capacitação de equipe para ampliar a oferta de cirurgias. O projeto, viabilizado por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), permitirá a execução de cirurgias complexas utilizando-se de procedimentos minimamente invasivos, melhorando o atendimento aos pacientes. O Hospital será o único do Paraná e Santa Catarina a usar esta tecnologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A arrecadação é captada por deduções do imposto de renda, tanto de pessoas físicas quando jurídicas, que poderão ser de até 1% do imposto retido ou devido em 2015. O projeto atenderá pacientes do SUS, sendo 2% crianças e adolescentes, 42% idosos e 56% adultos entre 19 e 59 anos. Nos últimos 40 anos houve aumento significativo do Índice de Envelhecimento da população de Curitiba (dados do IPPUC, 2010), além disso, a incidência maior do câncer em pessoas idosas justifica a necessidade e importância de se conseguir um método comprovadamente eficaz e pouco invasivo, garantindo a execução das mais complexas cirurgias. O objetivo é realizar em torno de 500 cirurgias minimamente invasivas, no período de execução do projeto. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (41) 3361-5266 ou 0800 643 4888, e no portal www.erastogaertner.com.br/pagina/pronon.

NA INTERNET – Como o objetivo de difundir a história do Paraná, desde 2013 o Museu Paranaense oferece ao público uma série de publicações em formato impresso e em edição eletrônica. A coleção de livros Teses, com cinco livros publicados, e o livro Personagens da História do Paraná estão disponíveis para acesso online, gratuitamente, no site do museu www.museuparanaense.pr.gov.br. Os títulos da Coleção de Teses abordam desde a história do museu no tempo de Romário Martins, no início do século XX, até as eleições de 1954 em Curitiba, passando pela biografia de Telêmaco Borba, pela vila indígena que deu origem a Guarapuava e pela cidade espanhola de Vila Rica em território paranaense. Está em projeto a publicação de outros cinco títulos até o fin,al deste ano. As obras serão sobre Santa Felicidade, o Contestado, imigrantes vindos ao Paraná, pinturas rupestres e arqueologia histórica. Já o livro Personagens da História do Paraná apresenta retratos e biografias de mais de 150 homens e mulheres. São quadros pintados por artistas consagrados e anônimos, que registraram políticos, empresários, artistas, militares, médicos, escritores, religiosos e mulheres que ajudaram a moldar a identidade paranaense. Com essa iniciativa o Museu Paranaense busca a democratização da história do Estado, usando a oportunidade para publicar estudos científicos inéditos, disponibilizados também em versão impressa, à venda pela Sociedade de Amigos do Museu.