continua após a publicidade

ROCK MUNDIAL – Conhecido como o mais tradicional bar de rock’n’roll de Curitiba, o Crossroads prepara uma comemoração especial em homenagem ao aniversário de 17 anos da casa. Com apresentação da Heineken, a festa que marca o Dia Mundial do Rock acontece hoje, no palco do Curitiba Master Hall, a partir das 20h. Serão cerca de sete horas ininterruptas pelas mais variadas vertentes do gênero, que vai do pop-rock, passa pelo brit-rock, grunge e metal. Estão escalados para comandar a noite: “Biritles”, que fará um tributo aos Beatles, “Milk´N Blues”, com participações especiais de Zé Rodrigo e Michele Mara, “Firecracker”, “Legião Urbana Cover Cwb”, “Afoostic”, que apresenta ao público um show com os clássicos do Foo Fighters, “Crackerjack Band”, a banda gaúcha “Back Doors Band”, considerado o melhor tributo aos “The Doors” no país, e para fechar a programação o rock pesado do The Elder, com participação especial de André Nisgoski. “A Festa do Dia Mundial do Rock já se tornou tradição entre os curitibanos. É um dos eventos mais esperadas do ano, pois vem celebrar tanto o aniversário do Crossroads quanto o Dia Mundial do Rock. Também estamos com uma programação musical de primeira com excelentes bandas que vão garantir uma mistura eclética de estilos e teremos ainda, algumas participações especiais. Será uma grande festa, e esperamos a todos para comemorar com a gente!”, comenta Alessandro Reis, proprietário do Crossroads. Master Hall – Rua Itajubá, 143.

Yankee – Amanda Helen esbanjando alegria nas boas promoções do Yankee American Bar, no Batel.

VIBE Club – “Elaborar o seu próprio caminho” é a filosofia de Guti” que comanda hoje, a partir das 23h, a pista. Estourado no mundo do Jazz em idade precoce, Guti demonstra ser um pianista sensível e intenso, com sua própria língua, tocando em alguns dos maiores estádios e ganhando discos de ouro na América do Sul na última década como um músico de rock. A noite da Vibe tem ainda o DJ Gromma. VIBE – Rua Desembargador Motta, 2311.Tel: 3093-9911.

Colombo – Tam Ferreira no concorrido domingão sertanejo da Chopperia É Gool!, em Colombo.

FESTIVAL DE HIP HOP – Curitiba vai se tornar o principal palco das danças urbanas do Brasil com a 13.ª e,dição do Festival Internacional de Hip Hop de CuritibaFIH2, hoje e amanhã. Dentro da programação do Festival está a Inter Black, a festa oficial do FIH2, que vai agitar o Music Hall (Rua Engenheiro Rebouças, 1645) na noite de hoje, a partir das 23h. Os DJs Bruno X, do Rio de Janeiro, e André Rockmaster, de São Paulo, comandam a festa com muito R&B e Hip Hop pra não deixar ninguém parado. Os ingressos para as noites de apresentações no Teatro Positivo estão disponíveis no site do Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br), nos valores de R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada).  As inscrições para os Super Workshops com renomados coreógrafos e bailarinos nacionais e internacionais estão disponíveis no site do evento (www.fih2.com.br). Neste ano, participam da competição do FIH2 mais de 1,5 mil dançarinos de 10 estados do país. Ao todo, serão apresentadas 92 coreografias nas três noites do Festival, selecionadas por meio de seletivas no mês de maio. Os grupos que se apresentam no Teatro Positivo serão avaliados por um time de jurados que reúne, a cada edição, importantes nomes da dança do Brasil e do mundo. Neste ano, fazem parte da comissão julgadora um dos ícones do Hip Hop mundial e um dos bailarinos mais populares das redes sociais, o americano Salah, a dançarina brasileira Fernanda Fiuza, e os bailarinos Devin Jamieson, dos Estados Unidos, e o senegalês Kapela.  Durante o FIH2, os quatro jurados também conduzem os Super Workshops, grandes aulas de dança em que eles trocam experiências e coreografias em sessões que reúnem centenas de participantes na Cidade da Dança, espaço exclusivo do Festival que será montado no Expo Unimed Curitiba, ao lado do Teatro Positivo. Salah também é o professor do Professional Class, oficina para profissionais da área de dança. A 13.ª edição do Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba é apresentado pelo programa O Boticário da Dança e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Sesc Fecomércio PR. Mais informações no site www.fih2.com.br ou pelo e-mail contato@danceconceptbrasil.com. Expo Unimed Curitiba e Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido.

+55 – Carly Scheffer, Bruna Brugmann e Jeisi Freitas curtiram a programação da Copa do Mundo no telão e TVs do bar +55. Foto: Isabela Nishijima.

continua após a publicidade

SUPERSTAR – Depois de conquistar o país com muito suingue, chegou a hora de colocar os curitibanos para dançar. É o que promete o “Grupo do Bola”, que logo após a saída do reality show da Globo dará continuidade à agenda de shows. A banda desembarca em Curitiba dia 20 (domingo) para única apresentação no Vanilla Music Hall. Quem for assistir ao show também poderá sambar ao som dos grupos curitibanos “Jeito a Mais e Contradição”. O “Grupo do Bola” surgiu em Porto Alegre há seis anos e começou tocando em churrascos de amigos com instrumentos herdados de família. Os integrantes estudavam na mesma escola e começaram batucando em latas de lixo na hora do recreio. Para tentar fazer a turma voltar para sala os professores costumavam dizer: para com esse “clubinho do Bola!” – e daí nasceu o nome do grupo. Antes de participar do Superstar o Grupo do Bola já era bastante conhec,ido, tendo gravado videoclipes famosos, como o da música “Santinha do Pau Oco”, com participação de Dani Bolina. No reality show o Grupo do Bola foi longe, chegando até o Top 7. Apesar da eliminação, os meninos tiveram votos positivos de Ivete Sangalo, Fábio Jr. e Dinho Ouro Preto – o júri especializado. O sucesso chegou ao Facebook: a página do grupo beira os 90 mil seguidores. Camarote: 500,00 (Camarote + 10 ingressos). Informações: 3077-1208. Vanilla Music Hall – Rua Mateus Leme, 3.690, São Lourenço.

Água Verde – Priscila Melo, Priscila Rabelo e Silvane Araújo na tarde dançante da Sociedade Água Verde, no flash de Jennifer Lima.

DEBORAH COLKER – Chega a Curitiba o mais novo espetáculo da dançarina e coreógrafa Deborah Colker, com duas apresentações no Teatro Guaíra, nos dias 19 e 20 (sábado  e domingo às 18h). Sensualidade e instinto permeiam “Belle”, trabalho levemente inspirado no romance francês de Joseph Kessel, “Belle de Jour”, e que celebra 21 anos da Companhia de Dança Deborah Colker. Escrito em 1928, “Belle de Jour” conta a história de uma dona de casa que passa as tardes num bordel buscando fugir da monotonia. A história foi adaptada para o cinema em 1967 por Luis Buñuel, e ganha agora os palcos com os movimentos e coreografias de Deborah. Em um espetáculo que flutua entre um mundo ideal e um submundo, refletindo imagens duplicadas e contrastantes, duas bailarinas interpretam a protagonista Séverine, em dois atos. Para a construção dessa duplicidade, Deborah (que divide a direção com João Elias e assina a coreografia) escolheu momentos distintos, com mudanças de cenário, figurinos e trilha sonora. Gringo Cardia é o responsável pelo cenário, que vai do mobiliário tradicional ao bordel preto e branco. Já Samuel Cirnansck inclui nos figurinos tons fortes de roupas sensuais e acessórios dos anos 60, assim como trajes bem comportados. A trilha de Berna Cepas vai de Miles Davis a Velvet Undeground, acompanhando as transições do espetáculo. O espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos. Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808 ou na bilheteria do teatro. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

Pagodinho – Jéssica Renata, Dayane Oliveira e Kelly Pacheco esteviram presente no “Pagodinho de Sábado” do bar LV Soho, na Praça Espanha.

continua após a publicidade

HUMBERTO GESSINGER – Curitiba recebe em julho um dos melhores músicos brasileiros da atualidade. Com 29 anos de carreira, 20 álbuns, mais de 3 milhões de discos vendidos, 6 DVDs, 5 livros, inúmeros sucessos e fã clubes espalhados por todo o Brasil, Humberto Gessinger vem a cidade com a turnê “Insular”, mesmo nome de seu novo CD. Lançado pela STR (Stereophonica Musica) é o 20.º álbum do artista e primeiro com canções inéditas após 10 anos. Com realização da Prime, no próximo dia 19 (sábado), às 21h15, o multi-instrumentista, cantor, compositor, e escritor gaúcho  sobe ao palco do Teatro Positivo.  No show, Gessinger apresenta músicas de todas as fases da carreira, passando por grandes sucessos dos Engenheiros do Hawaii que ele não tocava há tempos, além de novas composições do disco “Insular”. Gessinger assume, além dos vocais, o baixo, teclados, harmônicas e acordeon, acompanhado por Rodrigo Tavares (ex-Fresno) na guitarra e Rafael Bisogno (da cena nativitas do RS) na bateria.  O show já passou por Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Curitiba, no ano passado, entre outras, sempre com lotação esgotada, público apaixonado e excelentes críticas. Também fazem parte do repertório os grandes sucessos dos Engenheiros do Hawaii que ele não tocava há tempos, como “Exército de Um Homem Só”, “Ninguém=Ninguém”, “Revolta dos Dândis”, além de composições do novo disco. Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808. Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Armazém – Crislaine Moura prestigiou noite sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

MARIA RITA – Sete anos depois do sucesso de “Samba Meu”, Maria Rita sobe aos palcos para cantar um novo disco. Batizado de “Coração a Batucar”, seu sexto álbum totalmente dedicado ao samba, a cantora está em turnê pelo país para divulgação de seu mais recente trabalho. Com realização da Prime, Maria Rita vem a Curitiba no próximo dia 2 de agosto, às 21h15, e faz única apresentação no palco do Teatro Guaíra. Animada com o novo trabalho, a cantora conta que não pretende fazer deste show uma réplica do novo CD, mas o foco é o samba. “O samba permeia minha carreira desde o início. Por isso, além das novidades de Coração a Batucar, trago canções do Samba Meu e outras desses 12 anos de estrada. Sou madrinha de bloco, desfilo em escola de samba no Rio e em São Paulo. Já avisei no Facebook que esse disco é para se acabar de dançar, sair com bolha no pé”, brinca.Liderada por Davi Moraes (guitarra), a banda que a acompanhou em estúdio também vai para o palco, e conta ainda com Alberto Continentino (baixo), Rannieri de Oliveira (piano) e Wallace Santos (bateria). O repertório vai passear pelo novo disco — entre elas “Meu samba”, “Sim senhor”, “No meio do salão”, “Mainha me ensinou”, “Rumo ao infinito” e “No mistério do samba” — além de outras do disco Samba meu, além de hits da carreira. Os figurinos são do estilista e parceiro de longa data, Fause Haten, que pela primeira vez, também assina os cenários de um show. A iluminação fica a cargo de Samuel Betts, o figurino da banda é de Gilda Midani, a execução da cenografia é da Tiba Produções, de Esequiel Jr. e Mara Cesar, e a produção geral é da Tribo Produções. “O cenário é surrealista e ao mesmo tempo minimalista. Está bem diferente de tudo o que já apresentei, mas é um show que poderei levar para qualquer lugar”, afirma. Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808 ou na bilheteria do teatro. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

Fan Fest – Leticia, Mariana, Julia, Gabriela e Maria Cecília foram curtir a programação da Fifa Fan Fest, na Pedreira Paulo Leminski (foto acima). E abaixo, Milene Gil, Valeria Granemann, Priscila Franco,Bruna Cavichiolo e Laura Andrade estiveram na maior torcida. Hoje tem Brasil X Holanda pelo terceiro lugar. Para participar da festa todos devem garantir suas pulseiras de acesso gratuitas, disponíveis para amanhã, a partir das 9h, no Centro de Criatividade de Curitiba (Parque São Lourenço, bem próximo ao local da Fan Fest), sendo que cada pessoa poderá retirar até 2 pulseiras, pulseiras estas que serão válidas apenas para o dia em questão.Fotos: de Jorge Farias.

DIA MUNDIAL DO ROCK! – No dia 13 de julho é comemorado Dia Mundial do Rock. Tudo começou com o megaevento Live Aid, em 1985, que contou com a participação de grandes artistas, como Paul McCartney, Elton John, Mick Jagger e Queen. E essa foi a data que diversas bandas se apresentaram no Wembley Stadium, em Londres, e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia. A data marca também a formação do grupo Rolling Stones, em 1962. E alguns artistas que participaram daquele momento são temas e biografias lançadas pela Editora Planeta: Tony Iommy, autor do livro Iron Man – minha jornada com Black Sabbath, estava lá. * Cristopher Simon Sykes e Eric Clapton escreveram a obra Eric Clapton – a autobiografia, que estava lá. * Early Stones, do fotografo Adam Marcellus Cooper, mostra as imagens de uma das maiores bandas da Terra, The Rolling Stones, que estava lá. E é parte integrante da escolha do dia 13 de julho como o Dia Mundial do Rock. OS LIVROS – Fotografias lendárias do início da banda – O fotógrafo Michael Cooper nunca fez parte dos Rolling Stones. Não era músico e não tocava instrumentos com a banda. Mas acompanhou de perto o dia a dia da banda. Esse período permitiu que registrasse com sua câmera momentos únicos da vida de seus amigos, compondo um retrato bastante fiel dos ‘triunfos, tragédias e lágrimas’ de uma banda em ascensão. Organizado por Adam Cooper, filho de Michael, Early Stones traz fotos que abrangem os anos de 1963 a 1973. Ao longo do livro, Keith Richards faz revelações inéditas sobre o contexto em que algumas das imagens foram tiradas, e o escritor Terry Southern narra breves e divertidas anedotas sobre o que acontecia naquela época. Editora Planeta – Preço: R$ 59,90. Minha jornada com o Black Sabbath – Um ídolo do rock sempre tem muita coisa para contar. E esta é a história de um dos mais importantes guitarristas de todos os tempos. Único membro que esteve desde sempre no Black Sabbath, Tony Iommi criou alguns dos riffs de guitarra mais memoráveis e conquistou uma imensa horda de fãs em todos os continentes, ao lado de colegas de banda igualmente inesquecíveis, como Ozzy Osbourne, Geezer Butler, Bill Ward, Ronnie James Dio, entre outros. Em Iron Man, ele consegue criar uma autobiografia com todos os elementos que você esperava ler aqui: a infância na Inglaterra, a formação do Black Sabbath, as turnês insanas, os casamentos, as bebidas, as drogas, as brigas, a criação das músicas e as histórias mais malucas que você possa imaginar (ou que talvez nem imagine). Afinal, um homem que se tornou guitarrista mesmo tendo perdido a ponta dos dedos merece nossa atenção. Quem nunca balançou a cabeça ao som do riff de “Iron Man”?Editora Planeta – Preço: R$ 39,90. Eric Clapton: a Autobiografia – Eric Clapton é muito mais que um rock star. Como Bob Dylan e Paul McCartney, Clapton é uma verdadeira lenda viva. Vendeu milhões de cópias de seus álbuns, apresentou-se ao redor do mundo em shows disputadíssimos e é um artista fundamental no desenvolvimento musical de toda uma era. Sua maneira de tocar o fez ser chamado de “Deus”. Composições como “Layla”, “Sunshine of your love”, “Wonderful tonight” e “Tears in heaven” são inesquecíveis para várias gerações de fãs de música. E agora, pela primeira vez, Clapton conta a hist&oacut,e;ria de sua viagem profissional e pessoal nesta pungente, inteligente e dolorosamente honesta autobiografia. Eric Clapton nasceu em 1945 e foi criado por seus avós. Ele nunca conheceu seu pai e, até os nove anos, acreditava que sua mãe verdadeira era sua irmã. Na adolescência, seu refúgio era o violão e não demorou para se tornar um herói cult no circuito de clubes britânicos. Com a formação do grupo Cream, em 1966, se transformou em um superstar conhecido no mundo inteiro. Mas o estilo de vida rock star teve seu lado negro. Em mais de 40 anos de carreira, sobreviveu duas vezes ao envolvimento quase fatal com drogas e álcool, às mortes de amigos próximos como Jimi Hendrix e John Lennon, à morte de seu filho de quatro anos e à dissolução de inúmeras relações com uma sucessão de lindas mulheres. Estas são as memórias de um sobrevivente, alguém que alcançou o ponto mais alto do sucesso, que teve tudo, mas de quem os demônios nunca largaram. Aos 60 anos, Clapton está curado do alcoolismo, vive uma relação já há algum tempo e tem três filhas pequenas. Agora está pronto para contar a história como ela é, sem esconder nada. Sua objetividade e honestidade fazem deste livro uma das memórias mais arrebatadoras de nosso tempo. Editora Planeta – Preço: R$ 49,90.

ROCK 2 – O Dia Mundial do Rock nasceu quando um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid – uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial. Para comemorar essa data a editora Nossa Cultura apresenta diversos livros pra quem é “rock’and roll”. Títulos como Bruce, Caro Morrissey, A batalha pela alma dos Beatles e O homem deu nome a todos os bichos, são sucesso entre os leitores brasileiros. Confira a sinopse de cada um Bruce: No livro, o autor Peter Ames Carlin engloba a amplitude da carreira assombrosa de Bruce Springsteen e explora o íntimo de um homem que conseguiu redefinir gerações de música. Obrigatório para os fãs, BRUCE é uma biografia minuciosamente pesquisada, de leitura quase compulsiva, sobre um dos artistas mais complexos e fascinantes da história da música norte-americana. Editora: Nossa Cultura – Preço: R$ 59,00. Caro Morrissey: Raymond despeja no papel as desgraças de sua vida numa série de cartas a seu ídolo, o ex-astro dos Smiths, Morrissey. Corre o ano de 1991 e a banda ainda é uma lembrança viva (como até hoje) no coração de fãs como Raymond. Raymond Marks, pois, é um menino normal, de uma família normal, do norte da Inglaterra. Até que, às margens do Canal de Rochdale, jogando o inocente jogo do caça-moscas, Raymond começa a derrocada trágica – mas sempre cômica – de seus anos de adolescência, e a vida dele e de sua mãe nunca mais vai ser a mesma. A Raymond só resta pegar a estrada e, a cada parada, abrir o caderno em que escreve suas letras e, naquelas páginas quase todas em branco, confessar tudo – a história completa da sua tragicômica vida – sempre começando por: “Caro Morrissey…”. Editora Nossa Cultura – Preço: R$ 55,00. A batalha pela alma dos Beatles: Nesta cativante narrativa, Peter Doggett documenta os dramas humanos da rica e envolvente história do império criativo e financeiro dos Beatles, formado para salvaguardar seus interesses, mas fadado a controlar suas vidas. Da tragédia até o retorno triunfal, dos confrontos judiciais aos sucessos nas paradas, A Batalha pela Alma dos Beatles retrata a história não contada de uma banda e de um legado que nunca serão esquecidos. Editora Nossa Cultura – Preço: R$ 59,90. O homem deu nome a todos os bichos: A voz rouca de Bob Dylan somada à batida marcante da música Man Gave Names to All the Animals, em português O homem deu nome a todos os bichos, conquistou pessoas de todas as idades pelo mundo a fora. Nela, Dylan descreve e nomeia diversos bichos e brinca com as características marcantes de cada um. Publicada pela editora Nossa Cultura, a obra é toda ilustrada pelos desenhos de Jim Arnosky que misturam a natureza com o lúdico e conquistam o leitor pelo seu humor e detalhismo. Acompanhado de um CD com a canção original, o livro O homem deu nome a todos os bichos promete propiciar uma ex,periência única que irá divertir e ensinar toda a família. Editora Nossa Cultura – Preço: R$ 43,00.

+55 – O Brasil está fora da luta pelo título, mas a Copa do Mundo ainda é motivo para festa no Bar +55. Neste sábado, a casa traz programação especial para o duelo pelo terceiro lugar, entre a seleção canarinho e a Holanda, às 17h. A casa abre uma hora antes e terá discotecagem do DJ Thiago Sershes. E amanhã, Alemanha e Argentina disputam a o título, às 16h, também com transmissão na casa. Como trilha sonora, haverá show de pop rock com a banda “Coffee Break”. Bar +55: Rua Vicente Machado, 866 – Batel. Tel: 3322-0900.

ROCK APADRINHA CASAL – A jovem Abby Reinard estava prestes a se unir aos irmãos mais velhos para participar de uma turnê da banda de rock cristão deles, mas pega o ônibus errado e acaba se unindo à banda Runaway Train, com garotos completamente diferentes dos quais ela estava acostumada. Procurando encontrar um jeito de voltar ao caminho certo, a adolescente acaba conhecendo Jake, vocalista da banda. O confronto da personalidade narcisista e autoconfiante do roqueiro com o jeito meigo – mas determinado – da moça cria de cara um grande conflito. E, para resolvê-lo, Jake desafia Abby a encarar uma semana na turnê com a banda dele para que a jovem prove que não é “apenas mais uma garota mimada”. Abby, é claro, topa o desafio!  Com a convivência, Jake e Abby se aproximam e, aos poucos, descobrem que têm muito mais pontos em comum do que imaginam. Assim, a raiva começa a se tornar um sentimento bem diferente… Narrado em primeira pessoa – ora pelos olhos de Jake, ora pelos olhos de Abby – Música do Coração é capaz de prender o leitor da primeira à última página, fazendo com que ele queira descobrir sempre mais sobre essa história. A autora da obra, Katie Ashley, é mundialmente famosa pelos best-sellers que escreve. O último foi a série ‘The Proposition’ (A Proposta, em português), também publicada no Brasil pela editora Pandorga, que vendeu mais de um milhão de exemplares no país. Casais famosos: Os músicos Jack e Meg White (do White Stripes), apesar de terem afirmado durante muitos anos que eram irmãos, confessaram depois de algum tempo que eram, na verdade, casados (a união durou de 1996 a 2000). Um fato interessante é que Jack ensinou tudo sobre música a Meg, que nunca havia sequer brincado com instrumentos antes de conhecê-lo. Outra dupla do mundo do rock que merece ser citada é Kurt Cobain e Courtney Love. Como muitos sabem, ela foi garota de programa antes de virar vocalista da Hole e ele, antes da fama, foi um sem-teto que, por fim, acabou se tornando o grande vocalista da Nirvana. É nesse clima de retratar o amor entre os amantes da música que a editora Pandorga traz o livro Música do Coração, uma história de amor e muito sexo dos jovens Jake Slater (um teimoso e convencido cantor de rock) e Abby Reinard (cantora de música country, doce e determinada).

SERTANEJÃO

Rancho – Pamela Caroline, Ana Paula, Fabíola Santos e Paloma Caroline foram conferir a quente programação country e sertaneja do bar Rancho Brasil. Um ótimo final de semana aos leitores e amigos.