continua após a publicidade

CZARES DO BALLET – O “Czares do Ballet” terá única apresentação no Teatro Positivo,nesta terça-feira, às 20h, O espetáculo traz os primeiros bailarinos das quatro principais companhias russas, dançando trechos de alguns dos mais famosos clássicos. É a primeira vez que o espetáculo chega ao Brasil, oportunidade rara de desfrutar o melhor do melhor do ballet mundial. Trechos de Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, Gisele, Quebra-Nozes e Don Quixote serão apresentados pelos bailarinos das companhias Bolshoi, Mikhailovsky, Stanislavsky e Mariinsky, em uma performance com duas horas de duração, dividida em dois atos. Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Rancho – Jenifer W. Castilho curtindo as boas promoções sertanejas do bar Rancho Brasil. Nosso bom-dia aos leitores e amigos.  

BAR +55 – Os humoristas Dinho Machado e Diogo Almeida são os convidados hoje do projeto “Mais Comédia”, no bar +55. A partir das 21h, os idealizadores da noite, Marco Zenni e Afonso Padilha, recebem a dupla no palco da casa. O projeto traz sempre um artista local e outro nacional: Almeida é um dos novos talentos curitibanos, enquanto Machado é destaque em São Paulo. Dinho Machado conta com importantes momentos na carreira, que conta com uma década de experiência. Participou de vídeos do Porta dos Fundos e fez turnê pelo Japão com Fabio Porchat, Luiz França e Paulinho Serra. Já se apresentou em grandes festivais de comédia no país, como Comedians, Seleção do Humor e Risadaria. Diogo Almeida é uma das revelações do humor paranaense, fazendo turnês pelo estado. +55 – Rua Vicente Machado, 866 – Batel. Tel: 3322-0900.

continua após a publicidade

Russas – O “Czares do Ballet” terá única apresentação no Teatro Positivo, nesta terça-feira, às 20h, O espetáculo traz os primeiros bailarinos das quatro principais companhias russas, dançando trechos de alguns dos mais famosos clássicos. É a primeira vez que o espetáculo chega ao Brasil e apresenta os bailarinos das companhias Bolshoi, Mikhailovsky, Stanislavsky e Mariinsky, em uma performance com duas horas de duração, dividida em dois atos. Foto: Divulgação.

CURITIBA – Nesta terça-feira, a partir das 18h, acontece o lançamento do livro “isto é….Curitiba”, na Livraria Navegadores, no Batel. A obra infantil tem autoria de Marina Nessi, diretora da Casa Cor Paraná e sua filha Lauren Nessi Versignassi, com ilustrações de André Largura e projeto gráfico de Giovana Kimak. O livro é constituído de duas obras, uma com a história dos principais monumentos de Curitiba e outra com ilustrações da cidade para colorir. A obra “isto é…..Curitiba” propõe desvendar a cidade, não como um roteiro turístico, mas como, um convite para apreciar seus monumentos e com isso revelar sua cultura. O livro leva a criança para uma viagem pela cidade, para retratar, reproduzir e interpretar imagens que talvez passem despercebidas ao olhar cotidiano. Livraria Navegadores – Rua Cel. Dulcídio 540, Batel.

continua após a publicidade

Sertaneja – A cantora Fernanda Liz, com fãs, agitando na “Balada Sertaneja” do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

SOLIDÁRIA – Nesta terça-feira, a partir das 10h, vai acontecer o encerramento da Semana Solidária da Criança, no Pequeno Príncipe. O evento promovido pela Abrasel – PR, que teve início no último dia 6, ofereceu nas dependências dos restaurantes participantes uma refeição especial (café da manhã, almoço ou lanche) para crianças de escolas municipais, creches, escolas especiais, abrigos e orfanatos de várias cidades do Paraná, entre elas Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Palmeira e Morretes. Só em Curitiba, o projeto, realizado desde 2008, contou com a participação de mais de 60 estabelecimentos, mobilizando mais de 4.000 crianças. Durante o evento de amanhã, no Pequeno Príncipe, a Abrasel – PR vai oferecer um almoço para 350 crianças na cozinha do hospital. Além disso, serão realizadas ações recreativas.

O Rappa – Curitiba tem um novo encontro com “O Rappa”. Marcelo Falcão (voz), Xandão Menezes (guitarra), Lauro Farias (baixo) e Marcelo Lobato (teclados), retornam à cidade na sexta-feira e sábado, a partir das 23h59, no Spazio Van, com a turnê de seu mais recente trabalho, “Nunca Tem Fim…”. Na bagagem, as novas músicas dividem o palco com os clássicos de 20 anos de estrada. Ingressos pelo Disk Ingressos Call Center: (41) 3315-0808 ou nos quiosques nos Shoppings Palladium, Estação e Muller. Spazio Van – BR116, Linha Verde, 15000.

SUGAR RAYFORD – Um dos grandes representantes da nova geração do blues norte-americano, Sugar Rayford, vem pela segunda vez ao Brasil e faz sua estreia em Curitiba, na quinta-feira, às 21h, para participar da terceira edição do “Festival No Improviso – Jazz & Blues”. Com realização da Montenegro Produções Culturais, a apresentação do artista será realizada no palco do Teatro Bom Jesus, e conta com a participação do bluesman Igor Prado e do músico paranaense Benê Chiréia. Super influenciado por Muddy Waters, James Brown e Otis Redding, ele iniciou sua carreira solo há 12 anos. Já foi backing vocal de artistas como The Temptations, Joe Louis Walker, Joe Louis Walker & Chuck Kavooras (The Guns N Roses). Atualmente, também faz parte da banda de All Stars The Mannish Boys, dentro do maior selo de blues da atualidade, a Delta Groove. Do Texas, Sugaray Rayford começou sua carreira na música aos sete anos, cantando na igreja batista (mesma igreja de onde saiu o “Gênio” Ray Charles), e, desde então, tem se dedicado à música afro-americana. Com sua voz forte e presença de palco, Sugaray conquistou a mídia europeia e americana, e foi indicado várias vezes ao prêmio de melhor cantor de Blues&Soul, pelo Blues Music Award. Sugar tem se apresentado nos maiores Festivais dos EUA, como Waterfront Blues Festival (para um público de 20.000 pessoas) e no Hondarribia Blues Festival na Espanha (público de 25.000 pessoas). Teatro Bom Jesus – Rua 24 de Maio, 135.

Pub Rock – O “Pub Rock Fest”, que terá sua primeira edição no próximo dia 24 (sexta-feira), a partir das 22h30, no palco do Trésor Eventos. O festival traz s canadenses do “The Real Mckenzies”, que fazem sua estreia em solo brasileiro, e os irreverentes “Velhas Virgens”, que trazem na bagagem a turnê do novo disco. Abertura dos portões às 21h e início dos shows às 22h30. Com 27 anos de estrada, a banda mais desbocada, divertida e irreverente do Brasil, as “Velhas Virgens” chegam a Curitiba com a turnê de lançamento do seu novo álbum, “Todos os dias a cerveja salva minha vida”, o 14.º da carreira, e aproveitam para gravar o DVD desse trabalho no palco do Trésor Eventos. O grupo que tem à frente Paulão (vocal e gaita) e Cavalo (guitarra), conta ainda na formação com Tuca Paiva (baixo), Roy Carlini (guitarra), Simon Brow (bateria) e Juliana Kosso (vocal). Trésor Eventos – Rua Des. Westphalen, 4000 – Rebouças.

O RAPPA – Curitiba tem um novo encontro com “O Rappa”. Marcelo Falcão (voz), Xandão Menezes (guitarra), Lauro Farias (baixo) e Marcelo Lobato (teclados), retornam à cidade na próxima sexta-feira e sábado, a partir das 23h59, no Spazio Van, com a turnê de seu mais recente trabalho, “Nunca Tem Fim…”. Na bagagem, as novas músicas dividem o palco com os clássicos de 20 anos de estrada.Em seu novo disco, “O Rappa” sonoriza a força que o brasileiro emprega em seu dia a dia, em cada uma de suas batalhas. Em terras tão arredias com os que mais precisam, soa como uma feliz teimosia. Feito isso, estabelece fé e esperança como balizas, que espelham um caminho que se percorre sempre pra frente, guiado por um norte de positividade, de dias melhores. Para vestir esses sentimentos, melodias esculpidas em dub, reggae, rock e hip-hop.O resultado dá seu cartão de visita na faixa de abertura, o poderoso dub “O horizonte é logo ali”, mas também dá as cartas no compasso reggae de “Boa noite, Xangô”. E como sempre fez, O Rappa olha para as mesmas terras arredias, as ruas de qualquer cidade, para tirar sua poesia, como na provocativa “Doutor, sim senhor!”, e também em “Sequência terminal” e “Vida rasteja” (que carrega versos intimamente ligados protestos que se espalharam pelo país: “a máquina desgovernada consome a vontade de ficar na paz; orgasmo de raiva, e a vida aqui vale muito mais”). Ingressos pelo Disk Ingressos Call Center: (41) 3315-0808 ou nos quiosques nos Shoppings Palladium, Estação e Muller. Spazio Van – BR116, Linha Verde, 15000.

Scarpe – Como boas alucinadas por sapatos e bolsas, as empresárias Marilis Lima e Andresa Tardiole Lima decidiram unir o útil ao agradável para criar a Boutique Scarpe, uma das lojas mais completas de Curitiba. Com foco no atendimento personalizado e no espaço aconchegante, a loja é ideal para quem ama esses acessórios. São 98 m² preparados para atender as clientes de forma diferenciada. Na Boutique Scarpe as mulheres podem encontrar mais de dois mil sapatos de algumas das marcas mais famosas do mundo, entre elas Carmim, Capodarte, UZA, Carrano e Miezko. A loja funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e possui estacionamento próprio. Boutique Scarpe – Avenida Getúlio Vargas, 3777, Água Verde. Tel: 3387-7879. Na foto acima: Andresa Tardiole Lima, sócia-proprietária da Boutique Scarpe, entre o casal Dili Mattge e Raphael Keiji. Abaixo: Marilis Lima, sócia-proprietária da Boutique Scarpe, entre Carolina Dalledone e Susana Zancan. Fotos de Amarildo Henning.

OTÁVIO MÜLLER – Curitiba pode se preparar para muitas risadas em outubro: Otávio Müller, o Djalma da série “Tapas & Bei,jos”, virá à cidade para três apresentações da peça “A Vida Sexual da Mulher Feia” no Teatro Bom Jesus, sexta e sábado às 21h, e domingo às 19h. Na peça, Otávio dá vida à Maricleide, uma mulher que goza de uma autocrítica impagável e não perde tempo em se indispor à ditadura da beleza. Baseado no livro homônimo de Claudia Tajes, sucesso absoluto de público, o espetáculo não deixa nenhuma mulher ou homem imune à insegurança da personagem. Afinal, quanto mais se olha no espelho, mais imperfeições aparecem. Com a crueza de um consultório de terapeuta, é possível acompanhar suas aventuras amorosas, primeiro beijo e primeira transa. Em seu livro, Tajes criou uma protagonista sem rosto, não esmiuçou descrições físicas nem impôs uma caracterização isolada: recurso que facilita a identificação ampla e abrangente do público. O espetáculo cria uma identificação tanto com homens quanto mulheres, feios ou não. Afinal, todo homem já se sentiu o próprio Shrek algum dia e até a princesa mais linda já teve o seu dia de Fiona. Quem nunca esteve acima do peso? Quem nunca se viu apavorado ao constatar os estragos feitos pelos hormônios da adolescência? “A Vida Sexual da Mulher Feia” retrata episódios vividos por todo ser humano em algum momento da vida. Não se trata da risada sádica, que segrega as formosas das horríveis e aponta o dedo para torturar, mas sim da risada generosa e solidária, imbuída da reflexão e do combate aos condicionamentos. Ser uma mulher feia não é uma questão de aparência e sim um estado de espírito. Ingressos pelo Disk Ingressos Call Center: (41) 3315-0808 ou nos quiosques nos Shoppings Palladium, Estação e Muller. Classificação etária: 12 anos. Teatro Bom Jesus – Rua 24 de Maio, 135.

VK Express – Nesta terça-feira, das 15h às 20h, a empresária Viviane Kaled, proprietária da VK Empório, irá lançar com coquetel especial gluten free a sua nova marca: a VK Express. Segundo Viviane, esta iniciativa surgiu da intenção de agregar um novo nicho de clientes, as jovens executivas curitibanas. “Elas têm muito bom gosto, querem e precisam se vestir bem, mas ainda não chegaram a um patamar profissional cuja renda permite um grande orçamento para gastos pessoais”, explica Viviane. A nova marca, que ficará em uma seção especial dentro da VK Empório, contará com um conceito de moda de muito estilo, mas com valores mais acessíveis, sem perder o atendimento personalizado e a exclusividade conhecidas da VK Empório.

CLAUDIO E LUCIANA – O cantor e compositor  Claudio Lins se apresenta em Curitiba no sábado, às 21h, no Teatro Marista do Colégio Santa Maria, recebendo a colega de palcos Luciana Mello como convidada. Canções de sua autoria, conhecidas em outras vozes em trilhas de novelas, fazem parte do repertório. A faixa “Cupido”, por exemplo, esteve em Avenida Brasil, cantada por Maria Rita, enquanto “Por Toda Vida” foi tema de Ciranda de Pedra, na voz do próprio cantor. Estas e outras músicas serão apresentadas no Teatro do Colégio Santa Maria. Como convidada, Luciana Mello apresenta algumas canções escritas por Lins, como “Dois Voando” (em parceria com Marcio Guimarães). Outros destaques da carreira da cantora, como “Simples Desejo”, também estarão no repertório. Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808. Teatro Marista do Colégio Santa Maria – Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, 98.

Supertra,mp – A nova turnê brasileira do multiinstrumentista, cantor e compositor Roger Hodgson chega a Curitiba nesta sexta-feira, às 21h, no grande auditório Teatro Positivo. O músico – sinônimo de artista completo – é reconhecido como um dos mais talentosos compositores e letristas dos nossos tempos, com uma voz lendária, o compositor e arranjador é responsável por grande parte dos maiores sucessos do Supertramp, que resultaram em mais de 60 milhões de cópias vendidas. Em Curitiba ele será acompanhado por uma banda de primeira que traz os músicos Aaron Macdonald (saxofones, gaita, teclados, backing vocals) Bryan Head (bateria) Kevin Adamson (teclados, backing vocals) e David Carpenter (baixo e voz). No palco Roger Hodgson vai presentear o público curitibano com canções inesquecíveis como “, “The Logical Song,” “Give a Little Bit,” “Breakfast in America,” “Take the Long Way Home,” “Dreamer,” “School,” “It’s Raining Again,” “Fool’s Overture” e tantos outros que se tornaram a trilha sonora das nossas vidas. A voz distinta de Roger também canta as canções favoritas dos fãs do Supertramp que ele criou como “Hide in Your Shell,” “Child of Vision,” “Don’t Leave Me Now,” e “Lord is it Mine,” e também canções selecionadas como “In Jeopardy” e “Lovers in the Wind,”que foram gravadas entre os seus cinco álbuns de sua carreira solo., justamente quando a banda inglesa se encontrava em seu melhor período comercial. Mesmo assim, ele fala que ter se lançado a carreira solo foi a melhor coisa que aconteceu sua vida. Isso pode ser percebido nas críticas que vem recebendo desde então: “O maior elogio que o Roger pode receber é que ele provavelmente está melhor ao vivo atualmente do que estava em suas gravações de estúdio há mais de uma geração atrás”, comentou o crítico do jornal inglês, Evening Standard, de Londres, em nota sobre o concerto no Royal Albert Hall. Recentemente Roger recebeu 2 prêmios da ASCAP (Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores) por suas músicas estarem entre as mais tocadas na história, provando que elas realmente permanecem marcadas no tempo. 

BEST GOLF – O Circuito Best Golf Feminino 2014 tem sua quarta e última etapa no Graciosa Country Club na próxima quinta-feira. A competição é disputada na modalidade Stroke Play individualmente e por equipes. O Circuito Best Golf Feminino é um torneio cujo objetivo maior é o de confraternização entre as golfistas e os clubes participantes, estimulando o espírito competitivo e desportivo entre as golfistas federadas à Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. A equipe vencedora da Classificação geral por equipes levará o troféu Best Golf, também conhecido como trofeú Maria Regina Naday. O trofeú é transitório, e permanece exposto no Graciosa Country Club, campeão da competição no ano passado. Neste ano, o Circuito já passou pelos campos do Alphaville Graciosa Clube, Joinville Country Club, e Clube Curitibano. Graciosa Country Club – Av. Munhoz da Rocha, 1.146, Cabral. Tel: 3015-5005.

ARTES VISUAIS – A 23.ª edição do, Salão Curitibano de Artes Visuais recebeu um número recorde de inscritos em toda a história do evento, que acontece desde 1990. No total, foram 197 artistas que apresentaram cerca de 400 obras para o Salão. De acordo com o diretor de Cultura do Clube Curitibano, Odilon Merlin, essa participação demonstra a importância de ações que valorizem e incentivem as artes plásticas no Estado. As obras inscritas passaram por um crivo técnico que selecionou 37 artistas, cujas obras serão expostas ao público. “O acervo vai reunir visões contemporâneas de artistas do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo”, ressalta. A abertura do Salão Curitibano de Artes Visuais acontece na quinta-feira (dia 16), com a premiação dos artistas que se destacaram na edição deste ano, além de menção honrosa. O Clube prestou uma homenagem a artistas de renome do cenário paranaense, que emprestam seu nome aos primeiros colocados, como o Prêmio Domício Pedroso (R$ 5.000,00), Prêmio Guido Viaro (R$ 3.000,00) e Prêmio Adalice Araújo (R$ 2.000,00). A exposição fica aberta à visitação para sócios e para o público até o dia 16 de novembro. Confira a relação dos artistas selecionados: Agatha Melo, Ana Paula Aguiar Clemente, André Barroso da Veiga, André Coelho, Angélica dos Santos Colletto, Arlinda Fernandes, Barbara Arndt, Barbera van der Tempel, Tina Ferreira, Constance Pinheiro, Diana Motta, Constance Pinheiro, Diana Motta, Fabiola Chiminazzo, Felipe Lima, Biel Carpenter, Gabriele Fuchs, Giovanni Ferreira, Gustavo Torres, Ilê Sartuzi, Isabelle Neri, Jana Castoldi, Janaína Nagata Otoch, Jorge Kimieck, Juliana Rodrigues, Lahir Ramos, Waldo Rafael, Lu Franco, Luiz Arthur Montes, Luiz Lavalle Filho, Marcel Fernandes, Regina Lima, Marisa Vidigal, Mônica Pailo, Mônica Marcondes Machado, Nicole Gulin, Rafael Campagnaro, Sandra Marchi, e Willian Santos. Curitibano – Avenida Getúlio Vargas, 2.857, Água Verde. Tel: 3014-1931.

PUB ROCK – Resgatar a essência do rock tocado nos pubs do Hemisfério Norte, nos bares de estrada, este é o conceito do “Pub Rock Fest”, que terá sua primeira edição no próximo dia 24 (sexta-feira), a partir das 22h30, no palco do Trésor Eventos, realização do Crossroads e da Punch Produções. O festival traz s canadenses do “The Real Mckenzies”, que fazem sua estreia em solo brasileiro, e os irreverentes “Velhas Virgens”, que trazem na bagagem a turnê do novo disco. Abertura dos portões às 21h e início dos shows às 22h30. Com 27 anos de estrada, a banda mais desbocada, divertida e irreverente do Brasil, as “Velhas Virgens” chegam a Curitiba com a turnê de lançamento do seu novo álbum, “Todos os dias a cerveja salva minha vida”, o 14.º da carreira, e aproveitam para gravar o DVD desse trabalho no palco do Trésor Eventos. O grupo que tem à frente Paulão (vocal e gaita) e Cavalo (guitarra), conta ainda na formação com Tuca Paiva (baixo), Roy Carlini (guitarra), Simon Brow (bateria) e Juliana Kosso (vocal). No repertório do show, além das novas “Balada para Charlie Harper” e “Ninguém Beija como as Lésbicas”, as Velhas prometem um passeio pelos clássicos da carreira, como “Vampiro”, “Abra Essas Pernas”, “Cafajeste” e “Toda Puta Mora Longe”. Essa turnê tem dois novos integrantes na longa lista de personagens encarnados em outras excursões: o boxeador Kid Marreta e a pistoleira Matadora de Aluguel. O visual da banda traz inspirações do glam rock do início dos anos 70, com referencias de bandas como The Sweet, T-Rex e artistas como David Bowie, sem esquecer heróis tupiniquins como Ney Matogrosso e Cornélius Lúcifer. São quatorze CDs, três DVDs, uma revista em quadrinhos e uma cerveja com o nome “Velhas Virgens”. Pioneiros na cena independente, politicamente incorretos quando esse conceito sequer havia sido criado, as Velhas Virgens estão percorrendo o Brasil com o show do novo disco. Para encerrar a noite, os canadenses “The Real McKenzies”, que fazem sua estreia nos palcos brasileiros, vem para trazer a essência do tradicional PubRock. Nos últimos 20 anos, o grupo cativa plate,ias de todo o mundo com uma música viciante, intransigente e inegavelmente sincera. Formado em 1992, em Vancouver/Canadá, a banda com músicos diversificados e talentosos, mescla instrumentos acústicos e elétricos para formar uma potente mistura de punk clássico, rock n ‘roll, hard folk e influências do Celta tradicional – utilizando arranjos de “Bagpipes” e gaitas de fole. Ingressos pelo Disk Ingressos Call Center: (41) 3315-0808 ou nos quiosques nos Shoppings Palladium, Estação e Muller. Trésor Eventos – Rua Des. Westphalen, 4000 – Rebouças.

CONSAGRAÇÃO – O cantor Ney Matogrosso – um dos artistas mais instigantes da música brasileira – que vai receber o Grammy pelo conjunto de sua obra, se apresenta em Curitiba no dia 25 (sábado), sábado, às 21h, no grande auditório do Teatro Positivo. A consagração de seus 40 anos de carreira, com mais um reconhecimento internacional, serve como um estímulo a mais para o cantor subir ao palco em Curitiba e apresentarum show dançante e arrebatador com sonoridade pop rock e sua sensualidade natural.  Pouco antes de embarcar para Las Vegas – onde vai receber o Grammy – Ney Matogrosso vai apresentar no Positivo o espetáculo “Atento aos Sinais” que será lançado em DVD e que, segundo ele, está melhor do que nunca, pois amadureceu ao longo da turnê. O repertório foge dos clássicos. O cantor interpreta músicas de artistas projetados nos últimos anos (Criolo, Dan Nakagawa, Maria Gadú, entre outros) ao lado de nomes consagrados como Arnaldo Antunes, Paulinho da Viola, Lenine, Lobão e Itamar Assumpção. O espetáculo é mais um evento de Verinha Walflor. Os ingressos estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso tel: 3315-0808 ou na bilheteria do teatro. Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

ABRASEL – PR – A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR) acaba de lançar um projeto exclusivo, que vai oferecer consultas contábeis e jurídicas aos seus associados. A ação visa contribuir para que os empresários do segmento tenham todas as informações necessárias sobre temas presentes no dia a dia dos empreendimentos gastronômicos.  De acordo com Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel – PR, os problemas jurídicos e contábeis são dois dos principais vilões do segmento. Por esse motivo, precisam ser tratados com muita atenção. “Ao tirar do papel o projeto de um empreendimento gastronômico, poucos empresários param para pensar nos aspectos jurídicos e contábeis. É muito comum encontrar, por exemplo, pessoas que não fazem a mínima ideia dos valores tributários que irão pagar. Com a consulta especializada da Abrasel, queremos evitar que os empresários do segmento sofram por causa da falta de planejamento e conhecimento”, explica Luciano. Para oferecer serviços de excelência, a Abrasel – PR contará com o apoio de profissionais com muita experiência no segmento da alimentação fora do lar, entre eles advogados especializados em direito tributário e trabalhista, e contadores que atuam diretamente com bares e restaurantes. “Montamos uma equipe de primeira para que nossos associados tenham o melhor atendimento possível. Desta maneira, vamos conseguir oferecer um serviço rápido, eficiente e altamente especializada”, completa o diretor executivo. A Abrasel – PR fica na Rua Tenente Max Wolf Filho, 200, Água Verde, local onde são realizadas, também, as consultas. O serviço está à disposição, com valores especiais, para todos os associados. Mais informações sobre o novo projeto estão disponíveis no site www.pr.abrasel.com.br ou pelo fone (41) 3029-4244.

NA INTERNET – Como o objetivo de difundir a história do Paraná, desde 2013 o Museu Paranaense oferece ao público uma série de publicações em formato impresso e em edição eletrônica. A coleção de livros Teses, com cinco livros publicados, e ,o livro Personagens da História do Paraná estão disponíveis para acesso online, gratuitamente, no site do museu www.museuparanaense.pr.gov.br. Os títulos da Coleção de Teses abordam desde a história do museu no tempo de Romário Martins, no início do século XX, até as eleições de 1954 em Curitiba, passando pela biografia de Telêmaco Borba, pela vila indígena que deu origem a Guarapuava e pela cidade espanhola de Vila Rica em território paranaense. Está em projeto a publicação de outros cinco títulos até o final deste ano. As obras serão sobre Santa Felicidade, o Contestado, imigrantes vindos ao Paraná, pinturas rupestres e arqueologia histórica. Já o livro Personagens da História do Paraná apresenta retratos e biografias de mais de 150 homens e mulheres. São quadros pintados por artistas consagrados e anônimos, que registraram políticos, empresários, artistas, militares, médicos, escritores, religiosos e mulheres que ajudaram a moldar a identidade paranaense.Com essa iniciativa o Museu Paranaense busca a democratização da história do Estado, usando a oportunidade para publicar estudos científicos inéditos, disponibilizados também em versão impressa, à venda pela Sociedade de Amigos do Museu.