“Cazuza pro dia nascer feliz 31/05/2014


CAZUZA, O MUSICAL –
Em um espetáculo arrebatador “Cazuza pro dia nascer feliz, O Musical” traz pela primeira vez aos palcos de Curitiba a história de um dos maiores ídolos da música brasileira. Apresentações acontecem hoje, às 21h15 e amanhã, às 19h, no Guairão. Com Emílio Dantas (Cazuza), Susana Ribeiro (Lucinha Araújo), Marcelo Várzea (João Araújo) e grande elenco. Em performance impecável o ator Emílio Dantas protagoniza o musical sobre a trajetória do cantor Cazuza. No elenco, destaque também para Susana Ribeiro, que interpreta Lucinha Araújo (mãe de Cazuza). Escrito por Aloísio de Abreu, com direção de João Fonseca, o espetáculo reúne alguns dos maiores clássicos de Cazuza em carreira solo ou no Barão Vermelho, como “Pro Dia Nascer Feliz”, “Codinome Beija Flor”, “Bete Balanço”, “Ideologia”, “O Tempo não para”, “Exagerado”, “Brasil”, entre outros.   Para a construção do texto, Aloísio de Abreu partiu das conversas com pessoas próximas a Cazuza e fez uma ampla pesquisa para a criação da estrutura dramática do espetáculo. “Apesar de frequentar os mesmos lugares, eu não conhecia o Cazuza. Entretanto, sempre tive uma profunda identificação com a obra dele, que tem um quê de crônica da nossa época, revelando de forma rasgada comportamentos típicos dos jovens que todos éramos nos anos oitenta”, explica Aloísio. Os ingressos estão disponíveis a partir desta quarta-feira, dia 30, na bilheteria do Teatro ou pelo Disk Ingressos. Tel: 3315-0808. Classificação 14 anos. Não serão aceitos cheques. Mais um evento Verinha Walflor. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

Rancho – Andréia Belia marcou presença nas boas noitadas e no sertanejão do bar Rancho Brasil. Um ótimo final de semana aos leitores e amigos.

PODEROSO – O pastor “Poderoso Castiga” do humorista Eduardo Sterblitch, do programa “Pânico na Band” na televisão, agora salta das telas e ganha os palcos. “Poderoso Castiga & Banda” está em turnê pelo país e faz escala na capital paranaense, hoje, às 21h30, para apresentação no grande auditório Teatro Positivo. Devido a grande procura foi aberta uma sessão extra às 18h. O espetáculo faz uma paródia dos cultos evangélicos, porém usando toda sua irreverência para arrastar fiéis à procura de boas risadas. Com seus bordões e voz característica, o Poderoso Castiga realiza milagres e exorcismos no palco, tudo em prol do bom humor. A comédia, dirigida por Rafael Queiroga, estreou em janeiro deste ano e proporcionou ao humorista toda a liberdade antes não encontrada devido à classificação etária televisiva. Para cantar os seus “louvores” durante o “culto”, ele conta com a ajuda do guitarrista Marcinho Eiras e da banda You Guys, com seu coral de vozes angelicais: as irmãs Bibba Chuqui e Jamilly Pereira. O coroinha Pedro Gardim também participa da peça. Os textos são de Sterblitch e Kenny Lopes. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Curtindo – Karin Bortotti curtindo as animadas festas gauchescas e sertanejas do clube Atenas Palace.

FESTA DO PINHÃO – Em São José dos Pinhais prossegue hoje e amanhã a 15.ª edição da “Festa do Pinhão” realizada pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Na expectativa é de um público superior a 40 mil pessoas, a “Festa do Pinhão” terá como atração hoje o cantor sambista Thiaguinho. E encerrando a programação, amanhã, terá a dupla, Jean e Julio e o cantor Luan Santana , além de outras bandas. A festa contará com 15 barracas de alimentação, com a venda de quentão, pinhão cozido, cachorro quente, bolos, sanduíches, milho cozido, refrigerantes e cerveja. Durante as noites, serão comercializados também mais de 1500 kg de pinhão e 3 mil litros de quentão. Além do buffet típico paranaense com Pinhão, com um profissional especializado, que desenvolveu alguns pratos especiais para o dia, como o arroz de cordeiro com pinhão e lombo de abacaxi com pinhão, entre outros. Algumas barracas aceitarão cartão, e é importante lembrar que não será permitida a entrada de bebidas e comidas na festa. A Festa acontece no Caminho do Vinho, Rua Julio Cesar Setenareski, cerca de 1km após o portal da Colônia Mergulhão. Os ingressos antecipados à venda no Disk Ingressos, no Shopping São José, confira os preços no site www.diskingressos.com.br.

Parabéns! – Daniele Lima festejou o aniversário, com seu círculo de amizades, no pagodão do bar Aos Democratas, no Batel.

FEIRA DE LÃ – Com as temperaturas caindo,, é hora de procurar por peças de lã bonitas e atuais e uma ótima opção é procurar na Feira de Lã da APACN, que será realizada hoje, às 14h. São peças exclusivas produzidas pelas voluntárias da instituição sempre atentas com as novas tendências, cujas criações serão exibidas em um desfile que acontece durante o evento, tendo como modelos algumas voluntárias, crianças e mães da APACN. Serão vendidas mantas, cachecóis, blusas, casacos curtos, médios e longos; ponchos, xales, echarpes, casaquetos, coletinhos, acessórios e artesanatos. Uma oportunidade única para comprar itens exclusivos e ajudar. Lanches como bolos, tortas, salgados, café e refrigerantes serão vendidos durante a feira. A entrada é franca. APACN: Rua Oscar Schrappe Sênior, 250 – Tarumã. Tel: 3024-7475.

Poderoso – Depois de arrebatar milhões de fiéis fervorosos com sua palavra, no ar aos domingos no programa “Pânico na Band”, o pastor Poderoso Castiga do humorista Eduardo Sterblitch na televisão, vem a Curitiba. Um dos maiores sucessos da carreira agora salta das telas e ganha os palcos. “Poderoso Castiga & Banda” está em turnê pelo país e faz escala na capital paranaense, hoje, às 21h30, para apresentação no grande auditório Teatro Positivo.

MIA CARA – Dentro da programação do “Mia Cara Curitiba”, o Solar do Rosário está recebendo a mostra “Ítalo-brasileiros”, reunindo trabalhos de Poty Lazzarotto e Leila Pugnaloni. Com raízes na Itália, que tem sua cultura celebrada pelo evento, os dois artistas estarão bem representados com um retrato pulsante de suas carreiras premiadas. A mostra poderá ser conferida até amanhã (domingo). O “Mia Cara Curitiba” celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. Poty é lembrado com uma série de gravuras de sua última década de vida. Leila, por sua vez, apresenta desenhos de recente fornada. Em comum, o público poderá notar a presença de algumas cenas legitimamente paranaenses e curitibanas. Ícone das artes no Paraná, Napoleon Potyguara Lazzarotto, mais conhecido como Poty, é homenageado com obras da exposição “Poty – O Lirismo Dos Anos 90”. São 19 reproduções em serigrafia, todas pertencentes ao acervo do Solar do Rosário. Essas imagens também fizeram parte de um livro com o mesmo título, de autoria de Regina Casillo. Podem ser vistas, por exemplo, gravuras de São Francisco de Assis, São Pedro, Santo Ivo, São Lucas, São Bernardo e Gandhi (o “Santo da Paz”, como dizia o próprio Poty). Há ainda retratos de locais e situações como o Largo da Ordem, Solar do Rosário, Jogo de Bocha, o Trem, o Bosque João Paulo II e o Carrossel Curitibano, que mostram o amor do artista por Curitiba. “Estas gravuras reproduzem o trabalho do grande artista em sua última década de vida e mostram às gerações futuras um pouco da imensa obra do mestre a quem nunca é demais homenagear”, explica Regina. “Sua arte é genial e seu traço, único”. Poty nasceu em Curitiba em 29 de março de 1924. Faleceu em 8 de maio de 1998, aos 74 anos, deixando um vazio e muita saudade. A artista plástica Leila Pugnaloni nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Curitiba há anos. Estudou artes na Escola de Belas Artes do Paraná, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e na Art Students League of New York. Desde 1980, fez mais de 20 exposições individuais e participou de mais de 40 coletivas. No mês passado, abriu a exposição “Tabuleiros” no Instituto de Pesquisa e Mem&o,acute;ria Pretos Novos, no Rio de Janeiro, com grande repercussão. Na exposição do Solar do Rosário, Leila traz desenhos de sua produção recente. Os trabalhos têm forte apelo sensorial, como ela define. Seu traço, inconfundível, segue um percurso povoado por sentimentos, encontros e cenas poéticas. Também não faltam referências a alguns ícones do Paraná, como as araucárias, em releituras muito particulares.

Comédia – O humor também ganha espaço no Mia Cara Curitiba 2014. O comediante italiano Gilberto Idonea realiza show hoje, às 20h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON). O espetáculo “One Man Show” une música e comédia em única apresentação, em homenagem ao ator Angelo Musco, renomado ator italiano do início do século XX. O trabalho ganha sua primeira apresentação em Curitiba na programação do evento. Para acompanha Idonea também entra em cena a cantora Giovanna D´Angi, sua conterrânea. O espetáculo terá legendas em português, mas como conta com muitas improvisações, é aconselhável entender italiano. A entrada é franca. O Mia Cara Curitiba celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, Banco CNH Industrial, New Holland, Igarashi, Peróxidos do Brasil, Havan, GME Aerospace, Whirlpool e Caminhos do Paraná. A coordenação é do Solar do Rosário. Idonea tem uma consolidada carreira na Itália, tanto nos palcos como na televisão. Possui importantes trabalhos dramáticos, como a peça “A Janela”, que discute a máfia siciliana, e o filme “Em nome de Maria”, sobre um padre católico que busca resgatar uma garota sequestrada. Já sua veia cômica é destaque nas televisões do país desde 2009, quando entrou para o elenco fixo do programa “Insieme”. “One Man Show” é inspirado na vida do ator Angelo Musco, que é narrada musicalmente dentro de uma comédia. Idonea viajou a diversas localidades do mundo com este espetáculo: Rio de Janeiro, São Paulo, Montevidéu, Nova York, Toronto e Miami, entre muitas outras cidades. A peça apresenta fortes características do teatro de comédia siciliana do fim do século XIX e início do XX, revivendo a época de Musco com o talento de Gilberto Idonea. MON – R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico.

ERA UMA VEZ… – A criançada terá mais uma opção de diversão no calendário de programações infantis em Curitiba. Durante seis meses, de junho a novembro, a capital paranaense será palco para o primeiro festival de contos de fadas no Brasil, “Era uma vez…eram duas, eram três”. Com realização do Ministério da Cultura, apresentação da Montenegro Produções Culturais e apoio do Hospital Pequeno Príncipe, a primeira edição da mostra contempla seis peças de leituras já consagradas, sob a temática de contos de fadas. Os espetáculos serão realizados, uma vez por mês, aos sábados e domingos, no Teatro Bom Jesus, e toda a renda da bilheteria será doada ao Hospital Pequeno Príncipe. A programação estreia nos próximos dias 7 e 8 (sábado e domingo), com o clássico “A roupa nova do Rei”, seguido de “Rapunzel”, nos dias 5 e 6 de julho, “O flautista de Hamelin”, nos dia 2 e 3 de agosto, “A Bela e a Fera”, 13 a 14 de setembro, “O Gato de Botas”, 11 e 12 de outubro e encerra com “O Mágico de Oz”, nos dias 8 e 9 de novembro.O projeto inclui ainda contações de história,s no Hospital Pequeno Príncipe e apresentações exclusivas na Associação Eunice Weaver, que promove a pesquisa científica e o atendimento médico, educacional e social a crianças e adolescentes, com prioridade aos filhos sadios de hansenianos.Segundo Letícia Guimarães, diretora da Cia do Abração, e parceira na elaboração do projeto, o objetivo da mostra é contribuir para a formação de jovens plateias fundamentada nos princípios da arte/educação. “Através da música e do teatro, crianças e adultos são convidados a viajar a tempos antigos, vivenciando histórias como nunca antes”, afirma. Originário do latim fatum, o termo fada designa destino, fatalidade. Assim, os contos onde há o emprego de soluções mágicas em seu desfecho, são igualmente considerados contos de fadas, ainda que não haja a presença de uma delas. Independente da narrativa, vamos encontrar a presença do herói (ou heroína) submetido à provação e que necessita atravessá-la, superando os obstáculos para alcançar sua redenção e merecido final feliz. Se muitas gerações tiveram a oportunidade de mergulhar no universo mágico dos contos de fadas, e nossas lembranças estão recheadas de noites maravilhosas que embalaram nossos sonhos, hoje cada vez mais raro é a oportunidade de apresentá-lo às nossas crianças, emersas na correria do mundo contemporâneo.Para Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais, os contos de fadas estão envolvidos no universo de mistério e magia que sobrevive à aparente transparência da era das comunicações, com seu imperativo de tudo mostrar, tudo dizer, tudo exibir. “O encantamento experimentado pelos contos de fadas não vem somente do significado psicológico, mas das suas qualidades literárias, o próprio conto como uma obra de arte”, ressalta. Os ingressos estão disponíveis a R$36,00 (inteira) e R$21,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos através do Disk Ingressos, tel: 3315-0808. Já está incluso R$6,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa administrativa Disk Ingressos. É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro. Teatro Bom Jesus – Rua 24 de maio, 135.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna