“BIXIGA 70”
– A Caixa Cultural Curitiba apresenta hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 19h e às 21h, show da banda “Bixiga 70”, big band brasileira formada a partir da união de dez músicos da cena paulistana. No repertório com músicas do segundo disco, lançado em setembro do ano passado, a influência do afrobeat se dilui em inúmeras referências – do terreiro de candomblé, passando pelo reggae e as dinâmicas jazzísticas, até o Pará e a Etiópia. Amanhã, às 17h, Cuca Ferreira ministra palestra com o título “O Trajeto Internacional do Bixiga 70 – Via de Mão Dupla”. Os ingressos para a palestra são gratuitos e poderão ser retirados a partir das 16h. Estão lá o solo de trompete de Deixa a Gira Girá (ponto de candomblé já adaptado pelo trio baiano Os Tincoãs, em 1973); a bateria demolidora de Ocupaí; a guitarra misteriosa de 5 Esquinas; o sintetizador futurista de Kriptonita; e, o lamento coletivo da saideira Isa. Sem título, como o primeiro, o disco é totalmente independente e conta novamente com a mixagem de Victor Rice e a arte de MZK. A banda “Bixiga 70” foi criada por dez músicos que se uniram em um processo coletivo no estúdio Traquitana, localizado à Rua 13 de Maio, 70, no bairro do Bixiga – daí o nome da banda. São eles: Décio 7 (bateria), Marcelo Dworecki (baixo), Cris Scabello (guitarra), Mauricio Fleury (teclado e guitarra), Rômulo Nardes (percussão), Gustávo Cék (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono e flautim), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete). Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00. Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280. Tel: 2118-5111.

continua após a publicidade

Colombo – Bárbara Petris Ana Paula no concorrido domingão sertanejo da Chopperia É Gool!, em Colombo. Um ótimo final de semana aos leitores e amigos.

DUELANDO – O RANCHO BRASIL apresenta hoje a festa “UFC Country Sertaneja”. Estarão duelando as duplas “Jota Junior & Rodrigo X Humberto & André” e a Cia. Prada de Dança X Cia. Elite Show Brasil. Mulher Vip e Open Bar Free para elas até meia noite. E amanhã, acontece a “Pegada Country Love”, ao som da cantora Thauana Prestes, das duplas “Álvaro & Daniel e Christian & Miguel” e performance da Cia. de danças West Company. A direção também anuncia para o dia 12 de abril o show do grupo “Herança”, que estará lançando seu novo trabalho. Abre na quarta, sexta e sábado, a partir das 23h. Avenida das Torres, 4600. Tel: 3284-4600.

Victoria – Ana Claudia Gazola marcou presença na quente programação country e sertaneja do bar Victoria Villa. Nesta sexta-feira, a atração será a dupla “Humberto & Ronaldo”. Foto de Raphael Pereira.

continua após a publicidade

ZÉ RAMALHO – Um dos grandes nomes da música brasileira, o trovador Zé Ramalho, retorna a Curitiba amanhã para seu primeiro show no palco do Teatro Guaíra, às 21h, com, o show “Zé Ramalho – Tour 2014”. Ele que segue firme pelos palcos há mais de 30 anos continua fazendo a alegria de milhões de brasileiros, com seus grandes sucessos que já venderam milhões de discos, e o mantêm respeitado pela crítica especializada. Na “Tour 2014”, o cantor paraibano faz um passeio pelos clássicos “Avohai, Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Chão de Giz, Beira-Mar, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos”. Estas são apenas algumas das inúmeras pérolas que Zé Ramalho lançou e riscam o Brasil de Norte a Sul, derrubando fronteiras e provando que a grande música é universal. Todas estão presentes no novo show, que traz ainda releituras de Raul Seixas (Trêm das Sete e Medo da Chuva) e o grande sucesso Sinônimo. A classificação é livre. Mais informações no site www.teatroguaira.pr.gov.br. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

15 Anos – Mikhaella Iatauro Camargo, filha de Fábio e Giovana Camargo, comemora seus 15 anos nesta sexta-feira. A festa que será realizada no salão do Graciosa Country Clube foi produzida pelo jornalista Ruy Barrozo. Mikhaella jantará na companhia de seus convidados, ao som da banda “Full Box” e a pista de dança será comandada pelo DJ Pedro Soares. Para deixar a festa ainda mais doce, as delícias de Simone Nejm, e depois os sorvetes da Gelataio. Os arranjos florais ficarão a cargo da Maria Flor, Mikhaella fará seu début na sociedade em grande estilo. Mikhaella desfila para as lentes de Sossella.

continua após a publicidade

VIBE Club – A bela ucraniana Nastia que tem sido aclamada como a grande revelação de 2013 por ninguém menos que o mestre Dubfire, apresenta-se hoje, a partir das 23h. Entretanto, seu envolvimento com o mercado da música começou em 2006 quando foi contratada pelo KaZantip Festival como DJ residente, além de produzir um programa de rádio na famosa Kiss FM (UK) [Kiss FM], que perdura até hoje sob a alcunha de Propaganda, também o nome do selo comandado por ela. A noite da Vibe terá ainda Doriva Rozek e o DJ Bogus. VIBE – Rua Desembargador Motta, 2311. Tel: 3093-9911.

132 Anos – O casal Regina e Valentim Gonçalves, diretor de Tênis, na festa de gala comemorativa ao 132.º aniversário de fundação do Clube Curitibano. O clube que foi fundado por personagens da história do Paraná e continua reunindo neste baile cidadãos de destaque da nossa sociedade. Fotos: Gustavo Garrett.

PONTO DE EQUILÍBRIO – O grupo de reggae volta a Curitiba. O “Ponto de Equilíbrio”, que virou xodó do público, lança seu primeiro DVD “Juntos Somos Fortes”, amanhã, a partir das 22h, no palco do Vanilla Music Hall. A noite também será embalada pela banda gaúcha “Chimarruts” e a curitibana “Namastê”.O “Ponto” é isso, uma banda do subúrbio de Vila Isabel que fez e faz história cantando reggae no Rio de Janeiro e pro Brasil. Certo que nos seus temas e na maneira de tocar, não estão só a tentativa de exalar a mais forte expressão jamaicana, mas ali se dá o encontro entre o melhor da cultura jamaicana com o tempero de Vila Isabel. Pelo Ponto de Equilíbrio e pelos sucessos cravados, muito mais na memória do seu público do que possuem sucessos radiofônicos, a banda diz por que chegou aonde está e para onde vai. No set list, sucessos da carreira c,omo “Abre a Janela”, “Coisa Feia”, “Novo Dia”, entre outras.“Algo toca e todos cantam, alguém diz e todos parecem entender. O que tem que ser música boa nem sempre tem que pedir, por favor, para acontecer”, elogia Marcelo Yuka. O grupo mantém a formação inicial com o vocalista Helio Bentes, André Sampaio na guitarra e backing vocal, Lucas Kastrup na bateria, Marcio Sampaio na guitarra base, Pedro “Pedrada” Caetano no baixo, Tiago Caetano nos teclados e piano e Marcelo Gêmeos Campos na percussão.O cenário do show é do grafiteiro Fábio Ema, sobre um conceito orgânico, com telas de bambu. Além disso, imagens que remetem às letras e composições da banda são projetadas nessas telas e nos painéis de led que compõem o cenário. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, tel: 3315-0808. Vanilla Music Hall (Rua Mateus Leme, 3.690, São Lourenço). Início do show: 23h59. Classificação etária: 16 anos.

Armazém – Erika Eliziane prestigiou noite sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

FRESNO – O quarteto gaúcho “Fresno” desembarca amanhã no palco do Curitiba Master Hall, a partir das 18h, para presentear os fãs com um show voltado para os grandes sucessos da carreira dos músicos. A noite conta ainda com shows dos grupos “Strike”, “Trela” e do paranaense “Test Drive”. No repertório estarão compilações de diversos hits da banda, que já está em atividade há 13 anos. “Tocaremos algumas músicas de todos os discos, principalmente do último álbum “Infinito”, como ‘Diga Pt.2’, ‘Maior Que As Muralhas’ e, claro, ‘Infinito’”, conta Lucas Silveira, vocalista da banda, que é também é formada por Vavo (guitarra), Guerra (bateria) e Mário (teclados). O “Fresno” foi indicado recentemente ao prêmio EMA (Europe Music Awards), da MTV europeia, na categoria “Best BrasilianAct”, pelo clipe “Maior que as Muralhas”. Agora, se prepara para lançar o novo disco, ainda nesse semestre. Abertura da casa: 18h / Início dos shows: 19h. Classificação etária: 16 anos. Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143). Tel: 3248-1001.

Sheridan’s – O casal Marina e Rafael Fayet Viviane Lima foi conferir o “Saint Patrick´s Day”, ou dia de São Patrício, a mais irlandesa das festas que ganhou sua versão curitibana no Sheridan’s Irish Pub. Com cinco dias de festas, o carnaval irlandês, contou com muita cerveja verde e música de vários grupos musicais. Foto de Jorge Farias

FLORIANÓPOLIS – A partir desta sexta-feira, a capital catarinense será transformada em um grande palco, para receber, durante 36 horas de programação, os mais de 700 artistas que tomarão suas ruas, praças e teatros para comemorar os 288 anos de Florianópolis, com a realização da quarta edição da Maratona Cultural. O evento, considerado o maior do gênero em Santa Catarina, contemplará 48 endereços (sete a mais que na edição anterior) com apresentações artísticas e intervenções culturais. De acordo com coordenação do evento, mais de 120 mil pessoas devem assistir à programação até o domingo. E como o próprio nome do evento sugere, é preciso planejar-se para esta verdadeira “maratona”, elegendo as suas preferências e planejando-se, já que para os espetáculos em espaços, fechados a entrega de ingressos só será liberada com uma hora antes do seu início. Para todas as demais atrações, em espaços abertos, não é necessária a retirada de ingressos. Ao todo, serão 62 atrações musicais, 19 grupos de dança, 21 grupos de teatros, 25 exposições artísticas e 26 produções cinematográficas destinadas para o público de todas as idades. A noite de abertura já mostra o que o público irá encontrar nos dias seguintes, com atrações diversificadas. Como, por exemplo, o espetáculo “Ariana”, da Cia. Jovem Escola Teatro Bolshoi; a programação musical do Canto do Noel, na Travessa Radclif ou na Escadaria do Rosário; ou ainda a montagem teatral “Casa de Pólvora”, de Jaraguá do Sul. Com 85% das atrações oriundas de Santa Catarina, a Maratona Cultural se espalha pela cidade já nas primeiras horas da manhã desábado, com peças teatrais para as crianças, a partir das 10h, parando somente na madrugada de sábado para domingo, com três shows de rock, na Célula Showcase. É possível ainda visitar exposições artísticas nas galerias participantes, conhecer um pouco sobre a história do Centro Histórico da cidade com uma visita guiada, participar de uma virada digital, a Hackathon, no Museu Escola Catarinense (MESC), que rolará madrugada adentro. Convidados de outras cidades, estados e até mesmo de outros países promovem o intercâmbio cultural proposto pelo evento. Na edição de 2014, os convidados são: os músicos Tulipa Ruiz (SP), Tom Zé (BA), Aldo The Band (SP), Uh lala! (PR), Felipe Cordeiro (PA), Almah (SP), Daniel Hunt (Inglaterra), Nicola Son (França), Oceano Duo (Argentina), Elvis Pauli (Itajaí), Filipe Burgonovo (Blumenau), Lenzi Brothers (Balneário Camboriú), Giana Cervi (Itajaí), Nevilton (PR), Preto Massa (MG), Mundo Analógico (Criciúma); as companhias de Teatro Teatro Invertido (MG), Colher de Pau (Jaraguá do Sul/SC), Erasnos Circulo de Arte (Itajaí/SC), Minha nossa e Girolê (PR), Téspis Cia de Teatro (Itajaí), Grupo Jota (Joinville), Cia Mútua (Itajaí), Cia Manipuladora EtcITal (Itajaí), Barração Teatro (SP) e Cia Dedo de Prosa (SP); e os dançarinos Dagi Dornelles e Cia de Dança Eduardo Severiano, ambos do Rio Grande do Sul. Além das atrações culturais, a Maratona também oferta ao público outras atividades de lazer, como a Pedalada Maratona Cultural, que levará os participantes para um passeio por regiões da cidade. Amanhã, o passeio, de 11km, sairá às 16h do Largo da Catedral; já no domingo a pedalada sai do Parque da Luz, às 18h, com destino ao show do cantor Tom Zé, em Coqueiros. Ainda pensando na mobilidade do público, o ônibus Floripa by Bus disponibilizará linhas especiais que, levarão o público para vários pontos do evento, através da aquisição de um passaporte que permite ao usuário embarcar e desembarcar quantas vezes desejar. Haverá também a locação de bicicletas para quem preferir deslocar-se de forma mais sustentável através de um bicicletário, montado na Praça Fernando Machado. A programação completa está disponível no site www.maratonacultural.com, e outras novidades também são informadas a todo o momento via Facebook (facebook.com/maratonacultural).

Atenas – Karina Haluck esbanjando alegria nas festas sertanejas e gauchescas do clube Atenas Palace.

“DR. HOUSE” – Pela primeira vez, o Brasil recebe os shows do premiado ator e músico Hugh Laurie, interprete do “Dr House”, na série de TV homônima. Acompanhado pela Copper Bottom Band, o astro britânico canta, toca piano e guitarra, comprovando porque tem recebido tantos elogios da crítica musical.  A turnê faz uma escala em ,Curitiba, no próximo dia 25 (terça-feira), às 21h, em única apresentação no grande auditório Teatro Positivo. Como ator, Hugh Laurie ganhou projeção internacional por ter sido protagonista da série de TV “House”. Como músico, lançou o primeiro álbum, “Let Them Talk”, em 2011 e vendeu quase um milhão de cópias no mundo, revivendo clássicos do Blues de New Orleans.   Em 2013, lançou o segundo álbum intitulado “Didn’t It Rain”. No novo trabalho, Hugh Laurie se despede dos clássicos sons de New Orleans rumo a uma nova trajetória, a do Blues Upstream, no coração da América. O álbum inclui canções de artistas pioneiros do blues, como WC Handy (“St. Louis Blues”) e Jelly Roll Morton (“I Hate A Man Like You”), até artistas mais recentes, como Dr. John (“Wild Honey”) e Alan Price, do The Animals (“Changes”). “Didn’t It Rain” foi produzido por Joe Henry e gravado no estúdio Oceano Way, em Los Angeles. Por este mesmo estúdio passaram artistas consagrados, como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Nat King Cole. Repetindo a dobradinha de sucesso de Let Them Talk, o acompanhamento musical ficou novamente por conta dos músicos da Copper Bottom Band. O álbum também conta com participações especiais como da cantora guatemalense Gaby Moreno, do cantor de soul Jean McClaim e do premiado cantor de blues Taj Mahal – que contribuiu com os vocais para uma nova versão de “Vicksburg Blues” (originalmente gravada pelo cantor e pianista Little Brother Montgomery). Nas apresentações em solo brasileiro, o ator e músico britânico cantará e tocará, no piano e na guitarra, releituras de hits do blues, jazz e R&B, como “Unchain My Heart”, “Careless Love” e “Saint Louis Blues”, presentes em seu trabalho mais recente. Teatro Positivo, Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300.

Where – Regina Casillo, proprietária do belíssimo espaço cultural Solar do Rosário é capa da revista “Where Curitiba” edição deste mês. Já que comemoramos o Dia Internacional da Mulher no último dia 8 de março, a revista traz em sua edição uma homenagem às mulheres, retratando cinco mulheres pioneiras em atividades profissionais no estado do Paraná. Fica como destaque a arte da capa, feita com borra de café. Regina Casillo adquiriu o centenário casarão do Solar do Rosário em 1989, fazendo com que após uma completa reforma, o local servisse como um espaço atuante de arte e cultura, algo que faz até hoje. O espaço Solar do Rosário conta com galeria de arte, auditório, restaurante e casa de chá, livraria, molduraria, antiquário e ainda ministra cursos em diversas áreas. Galeria de Arte Solar do Rosário – Rua Duque de Caxias, 4 -Centro Histórico. Tel: 3225-6232.

SALÃO GRACIOSA – Está aberto o período de inscrições para o Salão Graciosa de Artes Plásticas 2014, que chega a sua 16.ª edição consagrado como um dos importantes eventos de incentivo à produção cultural na cidade. Os artistas interessados tem até o dia 11 de abril para realizar sua inscrição por meio do site do Graciosa Country Clubwww.graciosa.com.br. Para formalizar a inscrição é necessário apresentar a ficha de inscrição assinada, fotocópia do RG e do CPF e um dossiê do artista, com fotografias das três obras para pré-seleção, na secretaria geral do clube. O evento terá premiação e é aberto para toda a comunidade artística, além de contar com categoria especial para sócios. Podem participar apenas trabalhos iné,ditos. A curadoria do evento é da artista plástica e administradora cultural Suzana Lobo. Formam o júri o crítico e curador João Henrique do Amaral e os artistas Alfi Vivern e Fernando Velloso. O salão tem a característica de revelar novos nomes. Entre os artistas que despontaram na mostra, está André Mendes. A divulgação dos artistas selecionados ocorre no dia 9 de maio no site do Graciosa. A exposição tem abertura no dia 19 de maio, na sede social do clube. Graciosa Country Club (Av. Munhoz da Rocha, 1.146, Cabral. Tel: 3015-5005.

Back Doors – Nesta sexta-feira, a partir das 22h, a banda gaúcha “Back Doors”, considerada um dos melhores tributos no país, leva para o palco do Crossroads a ousadia do lendário grupo de Jim Morrison. Há 19 anos na estrada, a banda traz a magia das décadas mais influentes do rock.

CAMPOLARGUENSES – A Sala do Artista Popular, espaço do Governo do Estado, recebe a exposição “Artistas de Campo Largo: Arte em Madeira, de Severino Zoto, e Pinturas de Paisagens, de Lucinda Panneitz”. A mostra reúne de pinturas a maquetes e permanece até 9 de maio. A entrada é gratuita. Severino Zoto, natural de Campo Largo, trabalhou durante a vida toda na agricultura e desde a infância já fazia esculturas, sempre trabalhando a madeira. Aprimorou ao longo do tempo a arte de fazer maquetes. Possui entre seus trabalhos – sempre fiéis à arquitetura original – o Museu de Campo Largo, casas tradicionais, engenhos, rodas de água, entre outros. Lucinda Panneitz desenha desde a infância e ao longo do tempo aprimorou a pintura. Artista autodidata nunca frequentou escola ou curso de arte. Produz suas obras espontaneamente e utiliza todo tipo de suporte: pinta sobre madeira, em especial mdf, e também em paredes. Nesta exposição predominam suas grandes paisagens, feitas sobre chapas de madeira. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sala do Artista Popular – Rua Saldanha Marinho, anexo à Secretaria de Estado da Cultura. Tel: 3321-4743.

Photo Marché – O coletivo Photo Marché realiza feira de fotografia hoje da Fnac Curitiba, no ParkShopping Barigui. A partir das 11h, imagens de 22 fotógrafos estarão disponíveis para compra. Trabalhos autorais de artistas de renome local e nacional trazem retratos, detalhes e paisagens em variados temas. O evento contará com participação de fotógrafos do coletivo, que comercializam suas obras nesta data. Em sua terceira edição, o Photo Marché surgiu para resgatar a prática de colecionismo fotográfico, característico das décadas de 60 e 70. São fotos em tiragens limitadas com valores acessíveis, que valorizam o artista e permite um contato mais direto com o público. As imagens possuem valor único, e podem ser adquiridas isoladamente ou através de caixas portfólio, com imagens selecionadas. A feira contará com uma fotografia de cada participante do Photo Marché: Bruna Klim, Cecília Miranda, Claudia Guimarães (foto), Fabi Rosa, Francisco Santos, Johann Stollmeier, Kris Foltran, Leonardo Régnier, Lucia Biscaia, Marcelo Almeida, Mauricio Vieira, Mel Gabardo, Melvin Quaresma, Milena Costa, Nilo Biazzetto Neto, Paulo Henrique Camargo, Pedro Vieira, Rafael Dabul, Rodrigo Janasievicz, Sergio Vanalli, Xavier Fernandez e Zeca Moraes. Fnac Curitiba: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville

RISORAMA – A sessão de estreia do “Risorama” e os espetáculos “A Importância de Ser Perfeito” e “Ricardo III – SP”, da Mostra 2014 do Festival de Curitiba, estão com os ingressos esgotados. A mostra de stand up comedy já não possui ingressos para a ses,são das 20h, do dia 29 (sábado), mas uma sessão extra na mesma noite, com início às 22h30, já foi aberta e está com ingressos à venda pelo site www.festivaldecuritiba.com.br ou nas bilheterias oficiais. Dentre os humoristas convidados para a primeira noite do Risorama estão Rafael Cortês, Marco Luque e Rafinha Bastos. Da Mostra 2014, os espetáculos “A Importância de Ser Perfeito” e “Ricardo III – SP” tiveram seus ingressos esgotados. Montagem inédita de “The Importance of Being Earnest”, de Oscar Wilde, “A Importância de Ser Perfeito” é uma adaptação do “Coletivo Achado Numa Mala”, do Rio de Janeiro, com direção de Daniel Herz. Com elenco formado apenas por atores masculinos, a adaptação transporta a trama do clássico texto de Wilde da Londres vitoriana para o Brasil nos dias atuais. Um dos sucessos dos palcos paulistanos no ano passado, “Ricardo III – SP” é o primeiro espetáculo do Shakespeare – Projeto 39, que se propõe a levar todas as 39 peças de Shakespeare aos palcos brasileiros. A montagem traz, no elenco, Chico Carvalho (indicado ao Shell-SP de melhor ator) no papel do personagem título e Mayara Magri como Rainha Elizabeth. A direção é de Marcelo Lazzatatto. Entre os espetáculos da Mostra que seguem com boa procura, estão o argentino “Spam”, o chileno “Otelo” e o inglês “The Rape of Lucrece”, da Royal Shakespeare Company, de Londres. Dos nacionais, até o momento, “Contrações”, “Sexo, Drogas & Rock’n’Roll”, “A Toca do Coelho”, “Jim”, “Espelho para Cegos” e “A Arte da Comédia” apresentam grande procura. Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Shopping Mueller, Palladium Shopping, ParkShopping Barigüi e pelo site www.festivaldecuritiba.com.br

Mostra Baiana – Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Teatro de Curitiba terá em sua programação uma Mostra Baiana, desta vez com curadoria do ator Lázaro Ramos. Durante 12 dias, de 26 de março a 6 de abril, sete espetáculos da Bahia ocupam o Teatro José Maria Santos, o Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França e o Largo da Ordem, ampliando a presença baiana capital paranaense. Os espetáculos foram escolhidos a partir da 2.ª edição do Kit Difusão do Teatro da Bahia, que reúne informações sobre 30 montagens teatrais no intuito de ampliar a visibilidade delas nacional e internacionalmente. Na foto de João Meirelles, “O Segredo da Arte de Trancoso”. Sesi na Rua – Nesta 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, o melhor do teatro de rua internacional, nacional, regional e local poderá ser conhecido através dos quatro espetáculos oferecidos pelo Sesi na Rua, mostra paralela ao festival, que procura dar acesso ao bem cultural de uma forma democrática. “El Hombre Venido de Ninguna Parte”, que abre o Festival no dia 25 de março, integra a lista de apresentações. A curadoria das peças – todas com entrada franca – é assinada por Beto Lanza e com produção da Parnaxx, e destaca a intenção de trazer o que cada grupo escolhido tem de melhor para mais perto do público. Tudo isso acontece na Arena Sesi, espaço especialmente montado para o Sesi na Rua. Vencedores -“Cais, ou Da Indiferença das Embarcações” e “Ricardo III”, dois dos espetáculos de maior sucesso da temporada paulistana de 2013, saíram vencedores da cerimônia de entrega do Prêmio Shell – SP, realizada na noite da última terça-feira. As duas montagens poderão ser conferidas na primeira semana do Festival de Curitiba, que tem início na próxima quarta-feira (26). Ambientada em um velho cais de Ilha Grande, no litoral fluminense, “Cais” recebeu o prêmio de melhor autor pa,ra Kiko Marques, que também dirige a montagem. No papel do personagem título, Chico Carvalho foi o vencedor na categoria de melhor ator por “Ricardo III”, primeira montagem do Projeto 39, que tem como objetivo montar as 39 peças de William Shakespeare nos próximos 10 anos. O espetáculo, dirigido por Marcelo Lazzaratto já está com ingressos esgotados no Festival de Curitiba.

PAULA FERNANDES – Após um ano Paula Fernandes retorna a Curitiba e traz novidades.  A mineira de Sete Lagoas traz para a capital paranaense sua nova turnê “Um ser amor”, primeira totalmente dirigida por ela e sua empresa, a Jeito de Mato. Efeitos especiais, cenas em 3D, parcerias virtuais, climatização, esteiras e plataformas giratórias marcam seu novo show. Com realização da Prime, as apresentações serão realizadas, nos próximos dias 24 e 25 de abril, às 21h30, no Teatro Positivo. Paula Fernandes trouxe para seu universo musical uma atmosfera mais teatral com trocas de figurinos e mudança de cenários. Em Um ser amor, tudo isso ganha mais vida e tem o público como parte integrante de toda produção, já que terá participação ativa e, por diversos momentos terá a sensação de vivenciar as cenas.”Um ser amor” traz o maior número de sistemas de automação já utilizados no Brasil em um só show. A grandiosidade deste sistema irá integrar os conteúdos criados para serem exibidos nos painéis de altíssima resolução e curvos. O conteúdo foi devidamente pensado e estudado para não ser somente imagens, mas sim criar situações que transportará Paula Fernandes para os painéis, a aparição de elementos virtuais com qualidade real proporciona uma série de emoções e sensações. Com um show inovador em que a tecnologia é utilizada para evidenciar elementos da natureza e também alguns momentos que fazem parte da sua vida, Paula quer um espetáculo para emocionar o público: “Eu sempre digo que minha missão é emocionar as pessoas, nesta nova turnê meu desejo é compartilhar minhas emoções com o meu público”, comenta. Paula e o cenário se fundem com efeitos e uso de esteiras e plataformas giratórias. Seu encontro com o puro sangue lusitano Violino VO representa os sonhos de uma princesa e seu cavalo branco. Depois, a mesma sonhadora reaparece forte e segura de si, montada no Falcão da Libertas, imponente cavalo da raça Campolina. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Novidades – Tatiana Yamamoto recebeu convidados na Morana do Pátio Batel com o coquetel de lançamento da coleção outono/inverno da marca. Além de conhecer as novidades, as curitibanas contaram com a ajuda da consultora de imagem Claudia Piantini na escolha das peças. A inspiração da Morana para a nova coleção são as “Musas do Brasil” e a campanha da marca tem a participação das atrizes Maria Fernanda Cândido, Carolina Dieckmann, Débora Nascimento e Carol Castro. Na foto acima, Rose Assumpção, Soon Hee Han, Tatiana Yamamoto, Gilles Grimberg e Suzi Grimberg. Abaixo, coquetel da Morana movimentou os corredores do Pátio Batel.

GUNS N´ROSES Um dos mais importantes grupos de rock metal de todos os tempos, o norte-americano “Guns N’Roses” está de volta à estrada com sua nova turnê e escolheu a América Latina para o início dos shows. A“South American Tour 2014” passará por Curitiba no pr&,oacute;ximo dia 30 (domingo), às 21h, em única apresentação no Estádio Durival Britto e Silva (Rua Engenheiros Rebouças,1.100). Recentemente, a banda fez sua lista de pedidos para compor seu espaço reservado. Como todo bom show de rock que se preze, Axl Rose e sua trupe não dispensam muitas toalhas: são nada menos que 108 toalhas pretas, espalhadas pelos camarins, pelo palco e pelos espaços reservados à produção internacional. Entre os pedidos aos produtores locais, está outra novidade: um espaço privado com um quiropata e um massagista disponíveis para o Guns N’ Roses, além de uma área reservada para os aparelhos de academia, que serão trazidos pela própria trupe dos astros. No cardápio da banda uma babel culinária: eles querem desde comidas típicas brasileiras até pratos asiáticos, tailandeses, indianos e mexicanos, massas italianas e diferentes tipos de carne animal – incluindo churrascos. Para beber, a novidade fica por conta do “Montain Dew”, refrigerante da cor verde limão que é somente encontrado nos Estados Unidos. Os cardápios têm ainda sugestões vegetarianas com diversos tipos de saladas, que precisam incluir espinafre e um mix de folhas verdes. Nada de desperdício no mundo do rock. A banda quer um cuidado especial da produção local com o material utilizado: pratos e talheres que não sejam descartáveis, comidas orgânicas, produtos e materiais recicláveis, e itens que promovam consciência ambiental. No “Hospitality Room”, onde a banda receberá seus convidados antes e depois dos shows, somente garrafas recicláveis. O Guns N´Roses atualmente é formado pelo vocalista Axl Rose, DJ Ashba (guitarra), Dizzy Reed (teclados), Tommy Stinson (Baixo), Richard Fortus (Guitarra), Ron “Bumblefoot” Thal (Guitarra), Chris Pitman (teclados) e Frank Ferrer (bateria). Formada em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, em 1985, já lançou seis álbuns de estúdio, três EPs e um álbum ao vivo. O co-fundador e líder Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed são os únicos membros da formação clássica no atual Guns N ‘Roses. A banda já vendeu 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. Só o seu álbum de estreia em 1987, “Appetite for Destruction”, vendeu cerca de 28 milhões de cópias no mundo todo. O último disco lançado foi em 2008, intitulado “Chinese Democracy”. Dono de sucessos como  “Sweet Child O’ Mine”,  Welcome to the Jungle” e “Paradise City”, o Guns N´ Roses não se apresentava no Brasil desde 2011, quando encerrou o Rock in Rio. Esta será a terceira vez que grupo norte-americano passa pelo país. Além da capital paranaense, as apresentações em solo verde-amarelo serão realizadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (dia 20), Belo Horizonte (dia 22), Brasília (dia 25), São Paulo (dia 28), Florianópolis (dia 1.º.04) e Porto Alegre (dia 3.04). Depois, a turnê segue para Argentina e Paraguai.Após a passagem pela América do Sul, o Guns seguirá para shows na Europa e Estados Unidos. Os ingressos à venda através do site www.blueticket.com.br, call-center 4062-1214 e nas Lojas Multisom (Shoppings: Total e Palladium, e na Rua Marechal Deodoro,222). 

FESTIVAL DE TEATRO – A partir da noite de 25 deste mês (terça-feira), quando começa a 23.ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, a capital paranaense se transformará num grande e vibrante palco onde entrarão em cena, até o dia 6 de abril, mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países. Durante doze dias, o evento ocupará 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento. A venda de ingressos estão sendo feitas pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e também nas bilheterias de Curitiba, localizadas no Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShopping Barigui. Nesta edição, a programação da Mo,stra inclui 35 espetáculos, sendo sete estreias nacionais e quatro de grupos estrangeiros. O Fringe, espaço aberto à participação de companhias interessadas em mostrar seu trabalho ao público, crítica e “olheiros” que acompanham o Festival, terá 400 montagens e dez eventos, no conjunto, vinte a mais do que no ano passado. O Festival contará, também, com outras atividades já consagradas: Risorama – festival de humor com stand up comedy e personagens -, Mish Mash – série de apresentações de variedades, incluindo mágica e arte circense -, Guritiba – programação voltada às crianças – e Gastronomix – quermesse de alta gastronomia com renomados chefs brasileiros. Um programação focada exclusivamente em teatro de rua – Sesi na Rua – possibilitará ao público assistir espetáculos de companhias que utilizam o espaço público como cenário. Essa mostra inclui a peça “El hombre venido de ninguna parte”, da companhia chilena Gran Reyneta, “O pequeno manual do cavaleiro andante”, “A Pereira da tia Miséria” e “Os gigantes da Montanha”. A programação traz ainda os ensaios abertos de “Nus, Ferozes e Antropófagos”, produção franco-brasileira que reúne a companhia brasileira de teatro, o coletivo Jakart/Mugiscué e o Centro Dramático Nacional de Limousin, ambos franceses. Tem direção de Marcio Abreu, da companhia brasileira de teatro, e dos franceses Pierre Pradinas e Thomas Quilladert. Leandro Knopfholz, diretor do Festival, destaca alguns aspectos importantes da Mostra. “Trabalhamos para formar um retrato abrangente do teatro brasileiro, combinando clássicos, nova dramaturgia, novas maneiras de encenar e a comunicação com outras artes”, conta. Nesta edição de 2014, ele indica tendências como a maior abertura para o cenário internacional, o espaço para companhias estáveis, espetáculos inspirados por experiências pessoais (“BR Trans e “SPAM”, por exemplo) e, ainda, a presença da música, seja em musicais na concepção clássica ou não (“Jim”). A curadoria da Mostra foi feita pelo trio formado por Tania Brandão, Lucia Camargo e Celso Curi. Uma das diretrizes seguidas para chegar à grade final foi procurar retratar o panorama nacional das artes cênicas, desde a linguagem até o conteúdo. Tania Brandão destaca essa busca ao assinalar que “o país ferve, transborda inquietude, e o Festival traz uma imagem humana desse turbilhão hoje”. Segundo ela, não faltam “diferenças, confrontos, igualdades; olhares diversos e cenas múltiplas”. Outro ponto marcante da programação deste ano é a presença de companhias estrangeiras. A escolha foi precedida por viagens de investigação. Celso Curi lembra que a internacionalização do teatro é hoje uma enriquecedora realidade. “Caminhos estreitos e localizados estão em processo de ampliação. A movimentação tem gerado um círculo vital para a arte, pois a importação e a exportação oxigenam o processo criativo. É saudável sair de suas aldeias, para não dizer zona de conforto. O contato efetivo com um pensar muito parecido, porém, muitas vezes, com outra pegada, ajuda os dois lados a verem que não estão sós em seus mergulhos e necessidades”. Lucia Camargo também destaca a importância dessa internacionalização da Mostra e ressalta o valor da diversidade que o evento proporciona. “Como um dos mais importantes e polêmicos do país, o Festival de Curitiba consolida também uma ‘janela’ internacional, contemplando ainda a programação democrática do Fringe”, afirma.

HUMOR REFLEXIVO – O diretor Gilberto Gawronski, figura frequente e sempre esperada do Festival de Teatro de Curitiba, e a comediante Guida Vianna, cujo trabalho o público pôde conferir no cinema em “Minha Mãe é uma Peça” e na tevê em “As Canalhas”, são o elenco de “2 X Matei“, que traz o humor reflexivo de dois textos do romeno Matéi Visniec. O espetáculo faz sua estreia na Mostra 2014 e tem apresentações no Guairinha (auditório Salvador de Ferrante),, dias 26 e 27 deste mês, às 21h. O primeiro texto da montagem é “O Último Godot”. Escrito em 1987, leva à cena um personagem que sequer existe reivindicando uma participação maior na de Beckett, “Esperando Godot”. Em “O Rei, o Rato e o Bufão do Rei”, o segundo texto escolhido para compor o espetáculo, um rei e um bufão esperam num calabouço suas execuções, enquanto o povo que depôs o regime os esqueceu, em festa nas ruas. O nome do espetáculo, que está na Mostra 2014 do Festival, é uma referência à celebre montagem 4 X Beckett, de Gerald Thomas, homenageando assim dois artistas que foram mestres dos dois atores: Sérgio Britto e Ítalo Rossi. Além da unidade temática do autor, o diretor Gilberto Gawronski destaca a temática da hierarquia vista como algo risível. A abordagem do tema é simples e sofisticada, num teatro que investe mais na mediação das palavras e menos na das pirotecnias cênicas. “O grande interesse que o público pode ter em “2 X Matei” é o quanto ele fala de nossas atuais insatisfações sociais”, diz Gawronski. Gawronski cita o autor ao justificar a montagem. “O artista tem de ser sutil para reconhecer as formas de manipulação por meio da publicidade, da moda, da indústria de entretenimento, da sociedade de consumo, dos slogans de comércio e da linguagem das mídias. Com frequência, nesses países ‘livres’, onde o ditador é o mercado, descobre-se que a lavagem cerebral se esconde atrás da máscara da liberdade. Portanto, é uma tarefa mais difícil identificar o mal nas sociedades democráticas, mas é essa a missão dos artistas”, afirma Matei Visniec. 

COUNTRY FESTIVAL 2014 – Quando se inicia um ano a maioria das pessoas pensam nas tão sonhadas férias, ou no carnaval. Mas há oito anos, um evento foi incluído nessa espera: Country Festival. É o maior encontro de música sertaneja do Brasil, que acontece anualmente na capital paranaense. Neste ano será dia 5 de abril na Arena Expotrade Pinhais, e vai reunir uma combinação de artistas que passam pelo sertanejo de raiz, universitário ao axé. No palco principal a mistura é pra lá de boa: a estrela Luan Santana; umas das duplas mais queridas do gênero, “Munhoz & Mariano”; a musa da música brasileira, Ivete Sangalo; o fenômeno Cristiano Araújo; e os pioneiros do sertanejo, “Chitãozinho & Xororó”. Já no trio elétrico, a festa é comandada Banda Kaduká; Jean e Júlio, e os mestres do “funknejo” “Cácio & Marcos”. Isso mesmo, em uma única noite os convidados vão contar com todo swing do sertanejo universitário, junto com os maiores sucessos do sertanejo de raiz, e com um tempero a mais, toda alegria e entusiasmo baiano da musa do axé e a batida do funk. Mas não para por ai, nesse ano, todos os espaços especiais do Country Festival vão contar com shows exclusivos, deixando a noite ainda mais dançante e de tirar o fôlego. Na Área Vip Victoria Villa a dupla de paranaenses Pedro Paulo & Alex e a dupla George Henrique & Rodrigo marcam presença. No Camarote Wood’s comandam a festa Lu e Robertinho e Grupo Tentativa. E por fim, no Backstage, Buchecha e Diana Dias completam a mistura. Quem já quer garantir o seu lugar nessa grande festa, ingressos estão à venda nos quiosques Disk Ingresso dos shoppings Mueller, Estação e Palladium. Os valores inteiros são R$80 (pista feminina); R$100 (pista masculina); R$160 (área vip feminina); R$200 (área vip masculina). O camarote já está no segundo lote, com valores de R$320 (feminino); R$380 (masculino). O backstage também está no segundo lote, com valores de R$1.000 (feminino) e R$1.200 (masculino). Os valores estão sujeitos a alterações conforme a mudança de lote. Meia entrada é válida para estudantes com carteirinha, pessoas acima de 60 anos, professores e doadores de sangue. Informações pelo site www.countryfestival.com.br.