continua após a publicidade

AVENGED – A celebrada banda de hard rock “Avenged Sevenfold” faz uma parada em Curitiba hoje, às 22h, com sua turnê brasileira “Hail to the King”, para única apresentação no Curitiba Master Hall . O quinteto originário de Huntington Beach, Califórnia, está em turnê mundial para apresentar seu novo álbum, “Hail to the King”, que ficou no topo da Billboard Top 200 Álbuns desde seu lançamento em agosto de 2013, a segunda vez consecutiva que estreiam um álbum direto no topo da parada. “Hail to the King” ainda emplacou dois  #1 singles na lista Billboard’s Mainstream Rock: “Hail to the King” e “Shepherd of Fire”. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, tel: 3315-0808. Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143). Tel: 3248-1001.

Bailão – Karen Bertotti conferindo as boas festas gauchescas e sertanejas do clube Atenas Palace.

PONTO DE EQUILÍBRIO – O grupo de reggae está de volta à Curitiba. O “Ponto de Equilíbrio”, que virou xodó do público, lança seu primeiro DVD “Juntos Somos Fortes”, sábado, a partir das 22h, no palco do Vanilla Music Hall (Rua Mateus Leme, 3.690, São Lourenço). A noite também será embalada pela gaúcha “Chimarruts” e a curitibana “Namastê”.O “Ponto” é isso, uma banda do subúrbio de Vila Isabel que fez e faz história cantando reggae no Rio de Janeiro e pro Brasil. Certo que nos seus temas e na maneira de tocar, não estão só a tentativa de exalar a mais forte expressão jamaicana, mas ali se dá o encontro entre o melhor da cultura jamaicana com o tempero de Vila Isabel. Pelo Ponto de Equilíbrio e pelos sucessos cravados, muito mais na memória do seu público do que possuem sucessos radiofônicos, a banda diz por que chegou aonde está e para onde vai. No set list, sucessos da carreira como “Abre a Janela”, “Coisa Feia”, “Novo Dia”, entre outras.“Algo toca e todos cantam, alguém diz e todos parecem entender. O que tem que ser música boa nem sempre tem que pedir, por favor, para acontecer”, elogia Marcelo Yuka. O grupo mantém a formação inicial com o vocalista Helio Bentes, André Sampaio na guitarra e backing vocal, Lucas Kastrup na bateria, Marcio Sampaio na guitarra base, Pedro “Pedrada” Caetano no baixo, Tiago Caetano nos teclados e piano e Marcelo Gêmeos Campos na percussão.O cenário do show é do grafiteiro Fábio Ema, sobre um conceito orgânico, com telas de bambu. Além disso, imagens que remetem às letras e composições da banda são projetadas nessas telas e nos painéis de led que compõem o cenário. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, tel: 3315-0808. Vanilla Music Hall (R. Mateus Leme, 3.690, São Lourenço). Início do show: 23h59. Classificação et&,aacute;ria: 16 anos.

continua após a publicidade

Rancho – Stela Maris esbanjando alegria no sertanejão do bar Rancho Brasil. Nosso bom-dia aos leitores e amigos.

FRESNO – O quarteto gaúcho “Fresno” desembarca no palco do Curitiba Master Hall, neste sábado, a partir das 18h, para presentear os fãs com um show voltado para os grandes sucessos da carreira dos músicos. A noite conta ainda com shows dos grupos “Strike”, “Trela” e do paranaense “Test Drive”. No repertório estarão compilações de diversos hits da banda, que já está em atividade há 13 anos. “Tocaremos algumas músicas de todos os discos, principalmente do último álbum “Infinito”, como ‘Diga Pt.2’, ‘Maior Que As Muralhas’ e, claro, ‘Infinito’”, conta Lucas Silveira, vocalista da banda, que é também é formada por Vavo (guitarra), Guerra (bateria) e Mário (teclados). O “Fresno” foi indicado recentemente ao prêmio EMA (Europe Music Awards), da MTV europeia, na categoria “Best BrasilianAct”, pelo clipe “Maior que as Muralhas”. Agora, se prepara para lançar o novo disco, ainda nesse semestre. Abertura da casa: 18h / Início dos shows: 19h. Classificação etária: 16 anos. Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143). Tel: 3248-1001.

continua após a publicidade

132 anos – O Clube Curitibano considerado um dos mais tradicionais do Brasil, reúne mais de seus 30 mil associados, comemorou mais um ano de existência. Na foto, Renato Ramalho, 1.º vice-presidente, Laura Fagundes Ramalho, presidente José Antonio Baggio e primeira-dama Andrea Baggio que recepcionaram os convidados nesta note de gala. Desde 1882, este evento faz parte da agenda social de Curitiba, sendo uma festa em torno da vida em comunidade e do encontro entre amigos. O Clube que foi fundado por personagens da história do Paraná e continua reunindo neste baile cidadãos de destaque da sociedade. Foto: Gustavo Garrett.

CAMPOLARGUENSES – A Sala do Artista Popular, espaço do Governo do Estado, recebe a exposição “Artistas de Campo Largo: Arte em Madeira, de Severino Zoto, e Pinturas de Paisagens, de Lucinda Panneitz”. A mostra reúne de pinturas a maquetes e permanece até 9 de maio. A entrada é gratuita. Severino Zoto, natural de Campo Largo, trabalhou durante a vida toda na agricultura e desde a infância já fazia esculturas, sempre trabalhando a madeira. Aprimorou ao longo do tempo a arte de fazer maquetes. Possui entre seus trabalhos – sempre fiéis à arquitetura original – o Museu de Campo Largo, casas tradicionais, engenhos, rodas de água, entre outros. Lucinda Panneitz desenha desde a infância e ao longo do tempo aprimorou a pintura. Artista autodidata nunca frequentou escola ou curso de arte. Produz suas obras espontaneamente e utiliza todo tipo de suporte: pinta sobre madeira, em especial mdf, e também em paredes. Nesta exposição predominam suas grandes paisagens, feitas sobre chapas de madeira. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sala do Artista Popular – Rua Saldanha Marinho, anexo à Secretaria de Estado da Cultura. Tel: 3321-4743.

Salão Graciosa – Está aberto o período de inscrições para o Salão Graciosa de Artes Plásticas 2014, que chega a sua 16.ª edição consagrado como um dos import,antes eventos de incentivo à produção cultural na cidade. Os artistas interessados tem até o dia 11 de abril para realizar sua inscrição por meio do site do Graciosa Country Club – www.graciosa.com.br. Para formalizar a inscrição é necessário apresentar a ficha de inscrição assinada, fotocópia do RG e do CPF e um dossiê do artista, com fotografias das três obras para pré-seleção, na secretaria geral do clube. O evento terá premiação e é aberto para toda a comunidade artística, além de contar com categoria especial para sócios. Podem participar apenas trabalhos inéditos. A curadoria do evento é da artista plástica e administradora cultural Suzana Lobo. Formam o júri o crítico e curador João Henrique do Amaral e os artistas Alfi Vivern e Fernando Velloso. O salão tem a característica de revelar novos nomes. Entre os artistas que despontaram na mostra, está André Mendes. A divulgação dos artistas selecionados ocorre no dia 9 de maio no site do Gracios a. A exposição tem abertura no dia 19 de maio, na sede social do clube. Graciosa Country Club (Av. Munhoz da Rocha, 1.146, Cabral. Tel: 3015-5005.

“DR. HOUSE” – Pela primeira vez, o Brasil recebe os shows do premiado ator e músico Hugh Laurie, interprete do “Dr House”, na série de TV homônima. Acompanhado pela Copper Bottom Band, o astro britânico canta, toca piano e guitarra, comprovando porque tem recebido tantos elogios da crítica musical.  A turnê faz uma escala em Curitiba, no próximo dia 25 (terça-feira), às 21h, em única apresentação no grande auditório Teatro Positivo. Como ator, Hugh Laurie ganhou projeção internacional por ter sido protagonista da série de TV “House”. Como músico, lançou o primeiro álbum, “Let Them Talk”, em 2011 e vendeu quase um milhão de cópias no mundo, revivendo clássicos do Blues de New Orleans.   Em 2013, lançou o segundo álbum intitulado “Didn’t It Rain”. No novo trabalho, Hugh Laurie se despede dos clássicos sons de New Orleans rumo a uma nova trajetória, a do Blues Upstream, no coração da América. O álbum inclui canções de artistas pioneiros do blues, como WC Handy (“St. Louis Blues”) e Jelly Roll Morton (“I Hate A Man Like You”), até artistas mais recentes, como Dr. John (“Wild Honey”) e Alan Price, do The Animals (“Changes”). “Didn’t It Rain” foi produzido por Joe Henry e gravado no estúdio Oceano Way, em Los Angeles. Por este mesmo estúdio passaram artistas consagrados, como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Nat King Cole. Repetindo a dobradinha de sucesso de Let Them Talk, o acompanhamento musical ficou novamente por conta dos músicos da Copper Bottom Band. O álbum também conta com participações especiais como da cantora guatemalense Gaby Moreno, do cantor de soul Jean McClaim e do premiado cantor de blues Taj Mahal – que contribuiu com os vocais para uma nova versão de “Vicksburg Blues” (originalmente gravada pelo cantor e pianista Little Brother Montgomery). Nas apresentações em solo brasileiro, o ator e músico britânico cantará e tocará, no piano e na guitarra, releituras de hits do blues, jazz e R&B, como “Unchain My Heart”, “Careless Love” e “Saint Louis Blues”, presentes em seu trabalho mais recente. Teatro Positivo, Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300.

Top Model 1 – Apaixonada por vôlei, mas muito amor pelas passarelas. Natural de Balneário Camboriú, a jovem de 15 anos e 1,75m de altura, Nathalia da Silva Sá, trocou o esporte para se dedicar à carreira fashion e deu certo! Na tarde de sábado, a bela foi escolhida como a grande vencedora do maior concurso de modelos do Sul do Brasil, o Verão Top Model 2014. &ldquo,;Eu deixei o vôlei para ter um corpo mais sequinho, do jeito que a moda pede. Valeu todo o esforço, estou muito feliz”, disse emocionada a ganhadora do VTM. Durante a semana de confinamento na Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis, onde Nathalia e as outras seis candidatas do VTM (Taiane Mehl – Blumenau, Gabriela Alves – Criciúma, Mariana Nasilowski – Chapecó, Rafaela Coppla Mann – Joinville, Daiana Furda – Lages e Vanessa Monn – Florianópolis) passaram por uma maratona de provas e workshops, a morena já avisava que iria “incomodar” na grande final. No início, ainda ansiosa, ela estava um pouco travada, mas no terceiro desafio desabrochou e foi a melhor da passarela. No último dia, na sexta-feira, Nath conquistou novamente os jurados e levou a melhor no editorial em clima esportivo. “Desde a primeira prova ela foi a mais topetuda. Aliás, esse ano, para mim, foi o melhor time dos VTMs. Todas sempre formam grupos de amizade, são unidas, e nesta edição elas também foram. Mas o interessante era vê-las com muita atitude na hora das provas e todas vinham para derrubar, profissionais mesmo, sem pensar em quem era amiga de quem”, ressaltou a produtora Kenia Costa. Além de Kenia, estavam no júri a apresentadora Samira Campos; a top internacional Aline Weber; o booker da Mega Model Brasil, Fabiano Cavalcanti; e a colunista e publicitária, Cris Guerra, que comentou: “Temos muitos talentos no Brasil e concursos como esse são importantíssimos, já que são vitrines para descobrir meninas lindas como essas”. Só nesta edição, mais de 2000 jovens passaram pelo Verão Top Model. Fotos de Fernando Willadino e José Luiz.

ZÉ RAMALHO – Um dos grandes nomes da música brasileira, o trovador Zé Ramalho, retorna a Curitiba para seu primeiro show no palco do Teatro Guaíra, sábado, às 21h, com o show “Zé Ramalho – Tour 2014”. Ele que segue firme pelos palcos há mais de 30 anos continua fazendo a alegria de milhões de brasileiros, com seus grandes sucessos que já venderam milhões de discos, e o mantêm respeitado pela crítica especializada. Na “Tour 2014”, o cantor paraibano faz um passeio pelos clássicos “Avohai, Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Chão de Giz, Beira-Mar, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos”. Estas são apenas algumas das inúmeras pérolas que Zé Ramalho lançou e riscam o Brasil de Norte a Sul, derrubando fronteiras e provando que a grande música é universal. Todas estão presentes no novo show, que traz ainda releituras de Raul Seixas (Trêm das Sete e Medo da Chuva) e o grande sucesso Sinônimo. A classificação é livre. Mais informações no site www.teatroguaira.pr.gov.br. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

Top Model 2 – O programa foi transmitido ao vivo pela RBS TV SC, direto do Neumarkt Shopping, em Blumenau, com um show de estrutura, conteúdo e atrações. Embaladas pelo som dos catarinenses Pablo Rossi, apontado com um dos dez mais conceituados pianistas do mundo; e Rubens Daniel, revelação do último The Voice Brasil, as sete finalistas desfilaram em uma super passarela de LED com looks moda praia, festa e conceitual em três entradas coletivas e três individuais. Antes do anúncio, o público acompanhou tudo o que rolou no confinamento e bastidores, além de entrevistas com as ex vencedoras do concurso. As três mais votadas pelo júri foram Taiane Mehl, Vanessa Monn, e Nathalia, premiada com um contrato de quatro anos com a Mega Model Brasil, com no mínimo, R$ 100 mil em trabalhos. Agora, ela se prepara para embarcar para São Paulo, local da sede da Mega, a mesma agência da catarinense Aline Weber, escolhida como a top número 1 do país ,em 2013 e a primeira brasileira a aparecer no ranking do conceituado Models.com. “Estou muito feliz por estar aqui acompanhando o início da carreira dessas meninas. O início é difícil, mas vale à pena. Hoje para mim é um orgulho representar o Brasil e o meu Estado dessa forma”. O booker da Mega em Santa Catarina, Bruno Bernardes, finalizou: “A Nathalia tem uma força de vontade incrível, ela e toda a família. Na seletiva, dei vários conselhos e ela ouviu tudo. Parou com o vôlei, perdeu medidas, deu um show. Estou muito orgulhoso!”. O Verão Top Model tem patrocínio do Grupo Almeida Júnior – Balneário Shopping, Continente Park Shopping, Garten Shopping e Neumarkt Shopping; Makenji; Studio Z Calçados; Pedra Branca; Lafi Cosméticos e Biociclos Tirol. Fotos de Fernando Willadino e José Luiz.

GUNS N´ROSES Um dos mais importantes grupos de rock metal de todos os tempos, o norte-americano “Guns N’Roses” está de volta à estrada com sua nova turnê e escolheu a América Latina para o início dos shows. A“South American Tour 2014” passará por Curitiba no próximo dia 30 (domingo), às 21h, em única apresentação no Estádio Durival Britto e Silva (Rua Engenheiros Rebouças,1.100). Recentemente, a banda fez sua lista de pedidos para compor seu espaço reservado. Como todo bom show de rock que se preze, Axl Rose e sua trupe não dispensam muitas toalhas: são nada menos que 108 toalhas pretas, espalhadas pelos camarins, pelo palco e pelos espaços reservados à produção internacional. Entre os pedidos aos produtores locais, está outra novidade: um espaço privado com um quiropata e um massagista disponíveis para o Guns N’ Roses, além de uma área reservada para os aparelhos de academia, que serão trazidos pela própria trupe dos astros. No cardápio da banda uma babel culinária: eles querem desde comidas típicas brasileiras até pratos asiáticos, tailandeses, indianos e mexicanos, massas italianas e diferentes tipos de carne animal – incluindo churrascos. Para beber, a novidade fica por conta do “Montain Dew”, refrigerante da cor verde limão que é somente encontrado nos Estados Unidos. Os cardápios têm ainda sugestões vegetarianas com diversos tipos de saladas, que precisam incluir espinafre e um mix de folhas verdes. Nada de desperdício no mundo do rock. A banda quer um cuidado especial da produção local com o material utilizado: pratos e talheres que não sejam descartáveis, comidas orgânicas, produtos e materiais recicláveis, e itens que promovam consciência ambiental. No “Hospitality Room”, onde a banda receberá seus convidados antes e depois dos shows, somente garrafas recicláveis. O Guns N´Roses atualmente é formado pelo vocalista Axl Rose, DJ Ashba (guitarra), Dizzy Reed (teclados), Tommy Stinson (Baixo), Richard Fortus (Guitarra), Ron “Bumblefoot” Thal (Guitarra), Chris Pitman (teclados) e Frank Ferrer (bateria). Formada em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, em 1985, já lançou seis álbuns de estúdio, três EPs e um álbum ao vivo. O co-fundador e líder Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed são os únicos membros da formação clássica no atual Guns N ‘Roses. A banda já vendeu 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. Só o seu álbum de estreia em 1987, “Appetite for Destruction”, vendeu cerca de 28 milhões de cópias no mundo todo. O último disco lançado foi em 2008, intitulado “Chinese Democracy”. Dono de sucessos como  “Sweet Child O’ Mine”,  Welcome to the Jungle” e “Paradise City”, o Guns N´ Roses não se apresentava no Brasil desde 2011, quando encerrou o Rock in Rio. Esta será a terceira vez que grupo norte-americano passa pelo país. Além da capital paranaense, as apresentações em solo verde-amarelo serão realizadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (dia 20), Belo Horizonte (dia 22), Brasília (dia 25), São Paulo (dia 28), Florianópolis (dia 1.º.04) e Porto Alegre (dia 3.04). Depois, a turn&ec,irc; segue para Argentina e Paraguai.Após a passagem pela América do Sul, o Guns seguirá para shows na Europa e Estados Unidos. Os ingressos à venda através do site www.blueticket.com.br, call-center 4062-1214 e nas Lojas Multisom (Shoppings: Total e Palladium, e na Rua Marechal Deodoro,222). 

Melhores do ano – Duas estrelas da oitava edição do Country Festival tiveram o talento reconhecido, mais uma vez, na noite do último domingo. Luan Santana e Ivete Sangalo, artistas que vão se apresentar no Palco Principal do mega evento sertanejo, ganharam o prêmio de Melhor Cantor e Cantora do ano, respectivamente, no programa Domingão do Faustão. Os shows acontecem dia 5 de abril, na Arena Expotrade Pinhais, a partir das 19h. A abertura dos portões é às 15h. Pontos de venda: quiosques Disk Ingresso dos shoppings Mueller, Estação e Palladium; bilheteria Master Hall; Loja Claro Shopping Cidade, Curitiba e Palladium; e Arsenal do CD. Expotrade Convention Center – Rodovia João Leopoldo Jacomel, 10454, Pinhais. Censura: 16 anos.

FESTIVAL DE TEATRO – A partir da noite de 25 deste mês (terça-feira), quando começa a 23.ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, a capital paranaense se transformará num grande e vibrante palco onde entrarão em cena, até o dia 6 de abril, mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países. Durante doze dias, o evento ocupará 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento. A venda de ingressos estão sendo feitas pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e também nas bilheterias de Curitiba, localizadas no Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShopping Barigui. Nesta edição, a programação da Mostra inclui 35 espetáculos, sendo sete estreias nacionais e quatro de grupos estrangeiros. O Fringe, espaço aberto à participação de companhias interessadas em mostrar seu trabalho ao público, crítica e “olheiros” que acompanham o Festival, terá 400 montagens e dez eventos, no conjunto, vinte a mais do que no ano passado. O Festival contará, também, com outras atividades já consagradas: Risorama – festival de humor com stand up comedy e personagens -, Mish Mash – série de apresentações de variedades, incluindo mágica e arte circense -, Guritiba – programação voltada às crianças – e Gastronomix – quermesse de alta gastronomia com renomados chefs brasileiros. Um programação focada exclusivamente em teatro de rua – Sesi na Rua – possibilitará ao público assistir espetáculos de companhias que utilizam o espaço público como cenário. Essa mostra inclui a peça “El hombre venido de ninguna parte”, da companhia chilena Gran Reyneta, “O pequeno manual do cavaleiro andante”, “A Pereira da tia Miséria” e “Os gigantes da Montanha”. A programação traz ainda os ensaios abertos de “Nus, Ferozes e Antropófagos”, produção franco-brasileira que reúne a companhia brasileira de teatro, o coletivo Jakart/Mugiscué e o Centro Dramático Nacional de Limousin, ambos franceses. Tem direção de Marcio Abreu, da companhia brasileira de teatro, e dos franceses Pierre Pradinas e Thomas Quilladert. Leandro Knopfholz, diretor do Festival, destaca alguns aspectos importantes da Mostra. “Trabalhamos para formar um retrato abrangente do teatro brasileiro, combinando clássicos, nova dramaturgia, novas maneiras de encenar e a comunicação com outras artes”, conta. Nesta edição de 2014, ele indica tendências como a maior abertura para o cenário internacional, o espaço para, companhias estáveis, espetáculos inspirados por experiências pessoais (“BR Trans e “SPAM”, por exemplo) e, ainda, a presença da música, seja em musicais na concepção clássica ou não (“Jim”). A curadoria da Mostra foi feita pelo trio formado por Tania Brandão, Lucia Camargo e Celso Curi. Uma das diretrizes seguidas para chegar à grade final foi procurar retratar o panorama nacional das artes cênicas, desde a linguagem até o conteúdo. Tania Brandão destaca essa busca ao assinalar que “o país ferve, transborda inquietude, e o Festival traz uma imagem humana desse turbilhão hoje”. Segundo ela, não faltam “diferenças, confrontos, igualdades; olhares diversos e cenas múltiplas”. Outro ponto marcante da programação deste ano é a presença de companhias estrangeiras. A escolha foi precedida por viagens de investigação. Celso Curi lembra que a internacionalização do teatro é hoje uma enriquecedora realidade. “Caminhos estreitos e localizados estão em processo de ampliação. A movimentação tem gerado um círculo vital para a arte, pois a importação e a exportação oxigenam o processo criativo. É saudável sair de suas aldeias, para não dizer zona de conforto. O contato efetivo com um pensar muito parecido, porém, muitas vezes, com outra pegada, ajuda os dois lados a verem que não estão sós em seus mergulhos e necessidades”. Lucia Camargo também destaca a importância dessa internacionalização da Mostra e ressalta o valor da diversidade que o evento proporciona. “Como um dos mais importantes e polêmicos do país, o Festival de Curitiba consolida também uma ‘janela’ internacional, contemplando ainda a programação democrática do Fringe”, afirma.

“Es Em Cena” – O Fringe do 23.º Festival de Curitiba recebe pela primeira vez o projeto “ES Em cena”, mostra da produção teatral capixaba com cinco espetáculos. Com a intenção de estimular a produção capixaba e torná-la mais conhecida no Brasil, o projeto propõe também reflexões sobre os processos de criação. “O Pastelão e a Torta” (Grupo Folgazões); “Insone” (Grupo Z – foto de Luara Monteiro); “Estórias de um povo de lá” (Grupo Gota, pó e Poeira); “Bernarda, por detrás das paredes”  (Cia Repertório)  e “Mefisto” (Cia Teatro Urgente) são os espetáculos que serão apresentados.  Com patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, “ES em Cena” terá apresentações gratuitas, além de bate-papos com os artistas. A temporada em Curitiba será de 26 a 30 (de quarta a domingo, de março), na Sala Londrina, do Memorial de Curitiba. Depois de Curitiba, a mostra capixaba, que estreou em Salvador e também fez temporada em São Luiz do Maranhão, segue para outras quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O projeto “ES Em Cena” nasceu em 2013 com a intenção de difundir nacionalmente as iniciativas culturais de artistas do estado do Espírito Santo. Os espetáculos foram selecionados pela WB Produções, em parceria da Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo). “Há trabalhos excelentes produzidos no Espírito Santo que precisam ser enaltecidos e que merecem romper fronteiras e serem assistidos por diversos públicos”, diz Wesley Telles, Idealizador da mostra e diretor-geral da WB produções.  “Além de possibilitar maior reconhecimento aos grupos envolvidos, a ideia é dar estímulos para que essas companhias continuem produzindo e contribuindo com a cultura capixaba e com o desenvolvimento de novos projetos”, completa Wesley. O “ES em Cena” é importante também por proporcionar mais experiência para as companhias que irão circular por espaços e eventos importantes do Brasi,l, garantindo assim a chance de uma maior visibilidade. Eventos como o Festival de Curitiba recebem olheiros nacionais e internacionais em busca de novos talentos e de espetáculos fora do eixo Rio-São Paulo.

HUMOR REFLEXIVO – O diretor Gilberto Gawronski, figura frequente e sempre esperada do Festival de Teatro de Curitiba, e a comediante Guida Vianna, cujo trabalho o público pôde conferir no cinema em “Minha Mãe é uma Peça” e na tevê em “As Canalhas”, são o elenco de “2 X Matei“, que traz o humor reflexivo de dois textos do romeno Matéi Visniec. O espetáculo faz sua estreia na Mostra 2014 e tem apresentações no Guairinha (auditório Salvador de Ferrante), dias 26 e 27 deste mês, às 21h. O primeiro texto da montagem é “O Último Godot”. Escrito em 1987, leva à cena um personagem que sequer existe reivindicando uma participação maior na de Beckett, “Esperando Godot”. Em “O Rei, o Rato e o Bufão do Rei”, o segundo texto escolhido para compor o espetáculo, um rei e um bufão esperam num calabouço suas execuções, enquanto o povo que depôs o regime os esqueceu, em festa nas ruas. O nome do espetáculo, que está na Mostra 2014 do Festival, é uma referência à celebre montagem 4 X Beckett, de Gerald Thomas, homenageando assim dois artistas que foram mestres dos dois atores: Sérgio Britto e Ítalo Rossi. Além da unidade temática do autor, o diretor Gilberto Gawronski destaca a temática da hierarquia vista como algo risível. A abordagem do tema é simples e sofisticada, num teatro que investe mais na mediação das palavras e menos na das pirotecnias cênicas. “O grande interesse que o público pode ter em “2 X Matei” é o quanto ele fala de nossas atuais insatisfações sociais”, diz Gawronski. Gawronski cita o autor ao justificar a montagem. “O artista tem de ser sutil para reconhecer as formas de manipulação por meio da publicidade, da moda, da indústria de entretenimento, da sociedade de consumo, dos slogans de comércio e da linguagem das mídias. Com frequência, nesses países ‘livres’, onde o ditador é o mercado, descobre-se que a lavagem cerebral se esconde atrás da máscara da liberdade. Portanto, é uma tarefa mais difícil identificar o mal nas sociedades democráticas, mas é essa a missão dos artistas”, afirma Matei Visniec. 

Chá – Thalita Ferronato, tea sommelier, da Moncloa Tea Boutique. Foto de Fabio Palombino.

FEMUCIC 2014 – Músicos de todo o Brasil já podem efetuar inscrição para a 36ª edição do Femucic (Festival de Música Cidade Canção), que será realizado em Maringá (PR), nos dias 21 a 24 de maio, no Teatro Calil Haddad. Promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio do Sesc, e pela Prefeitura de Maringá, o evento é referência na produção, na técnica e na pedagogia musical brasileira. Sem caráter competitivo, o Femucic visa difundir trabalhos autorais e a troca de experiências dos músicos, além de oferecer ao público a oportunidade de ter contato com outros estilos musicais e, principalmente, com a música de outras regiões, o que amplia o repertório musical e promove o conhecimento cultural, contribuindo para a formação de plateias. Segundo o edital, são aceitas composições instrumentais, de caráter popular ou erudito, ou canções de diversos gêneros em língua portuguesa ou idioma indígena, desde que originais e que não tenham sido inscritas em edições anteriores do Femucic. As inscrições deverão ser feitas por intérpretes, que deverão inscrever, obrigatoriamente, três músicas. Assim como na edição passada, as músicas inscritas devem ser registradas em vídeos sem, cortes e estarem disponíveis separadamente no canal Youtube, com os intérpretes que se apresentarão na mostra. Vale ressaltar que não serão aceitos videoclipes, vídeos com fotos ou slides. Caberá à Comissão Organizadora selecionar 52 músicas de acordo com a originalidade e singularidade do trabalho, inovação, qualidade artística e técnica. Um incentivo para a participação é o aumento no valor da ajuda de custo concedida aos músicos por obra selecionada. Para os músicos do Paraná, o valor por música será de R$1.100,00 e para oriundos de outros estados, R$1.300,00. O Sesc PR também se responsabiliza pela hospedagem e alimentação dos músicos. Para esta edição do evento está prevista a gravação do 19.º CD da mostra. A inscrição para o Femucic 2014 é gratuita e deverá ser realizada até o dia 20, exclusivamente pelo site www.sescpr.com.br e o resultado dos selecionados poderá ser conferido a partir do dia 15 de abril, também pelo portal. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail femucic@sescpr.com.br, no site www.sescpr.com.br, ou pelo tel: (44) 3262-3232(44) 3262-3232.

Avenged – O quinteto de hard rock  “Avenged Sevenfold”, originário de Huntington Beach, Califórnia, que está em turnê mundial para apresentar seu novo álbum, “Hail to the King” fará única apresentação hoje, às 22h, no Curitiba Master Hall.

COUNTRY FESTIVAL 2014 – Quando se inicia um ano a maioria das pessoas pensam nas tão sonhadas férias, ou no carnaval. Mas há oito anos, um evento foi incluído nessa espera: Country Festival. É o maior encontro de música sertaneja do Brasil, que acontece anualmente na capital paranaense. Neste ano será dia 5 de abril na Arena Expotrade Pinhais, e vai reunir uma combinação de artistas que passam pelo sertanejo de raiz, universitário ao axé. No palco principal a mistura é pra lá de boa: a estrela Luan Santana; umas das duplas mais queridas do gênero, “Munhoz & Mariano”; a musa da música brasileira, Ivete Sangalo; o fenômeno Cristiano Araújo; e os pioneiros do sertanejo, “Chitãozinho & Xororó”. Já no trio elétrico, a festa é comandada Banda Kaduká; Jean e Júlio, e os mestres do “funknejo” “Cácio & Marcos”. Isso mesmo, em uma única noite os convidados vão contar com todo swing do sertanejo universitário, junto com os maiores sucessos do sertanejo de raiz, e com um tempero a mais, toda alegria e entusiasmo baiano da musa do axé e a batida do funk. Mas não para por ai, nesse ano, todos os espaços especiais do Country Festival vão contar com shows exclusivos, deixando a noite ainda mais dançante e de tirar o fôlego. Na Área Vip Victoria Villa a dupla de paranaenses Pedro Paulo & Alex e a dupla George Henrique & Rodrigo marcam presença. No Camarote Wood’s comandam a festa Lu e Robertinho e Grupo Tentativa. E por fim, no Backstage, Buchecha e Diana Dias completam a mistura. Quem já quer garantir o seu lugar nessa grande festa, ingressos estão à venda nos quiosques Disk Ingresso dos shoppings Mueller, Estação e Palladium. Os valores inteiros são R$80 (pista feminina); R$100 (pista masculina); R$160 (área vip feminina); R$200 (área vip masculina). O camarote já está no segundo lote, com valores de R$320 ,(feminino); R$380 (masculino). O backstage também está no segundo lote, com valores de R$1.000 (feminino) e R$1.200 (masculino). Os valores estão sujeitos a alterações conforme a mudança de lote. Meia entrada é válida para estudantes com carteirinha, pessoas acima de 60 anos, professores e doadores de sangue. Informações pelo site www.countryfestival.com.br.

Paparazzo – A ex-BBB Franciele Almeida é a estrela do ensaio do site Paparazzo. Com looks inspirados nas divas do rock n´ roll, a sister falou de sua intimidade durante a sessão de fotos e deixou escapar uma tatuagem estratégica e um local bem escondido: “Não conto o desenho. Nem a minha mãe sabe. É um segredo que poucos conhecem (risos). Nem quando vou à praia dá para ver esta tattoo”. Mesmo com uma imagem bem sensual,  a ex-participante do reality show mais vigiado do país garante ser tímida quando assunto é fetiche entre quatro paredes. Sua primeira vez, aos 14 anos, deixou boas lembranças. ‘’Foi com um antigo namorado, após um reencontro de anos. Não contei nada para ele e deixei rolar aquele clima. Fiquei enrolando um pouco e, quando já estava acontecendo, revelei que era virgem. Ele ficou meio bravo. Mas depois foi tudo muito legal. Não foi rápido e gostei do jeito que aconteceu”, confessa. Fran também guarda lembranças de suas idas para debaixo do edredom com Diego, seu colega de confinamento, e não comenta sobre a fama de “rapidinho” do carioca: “Ah, não deu para aproveitar tanto quanto eu queria (risos). Agora é esperar ele aqui fora, né? Ele se preocupava com as câmeras e acabava se bloqueando. Eu sou mais impulsiva”. A bela morena de olhos claros, afirma que não se arrepende de nada do que viveu dentro do programa:  “Vivi tudo que podia dentro da casa. Realmente, fui intensa e aproveitei como se tudo fosse acabar no minuto seguinte. Meu pai não gostou de eu ter ido para debaixo do edredom com o Diego”. Ao ser questionada sobre um possível relacionamento com Diego, ela revela:  “Ele é mais que meu namorado. Casamos na festa Las Vegas, esqueceu? Sou comprometida (risos). Vou esperar ele sair da casa e conversar. Quero conhecer ele aqui fora, de verdade. Quero tentar, apesar de suas ex-namoradas falarem (nas redes sociais) que ele não gosta de mulher grudenta”.
You’ll need Skype CreditFree via Skype