continua após a publicidade

NOVO CONSELHO – A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR) vai eleger hoje, a partir das 15h, seu novo conselho de Administração e Fiscal para o triênio de 2014 a 2017. Após seis anos, o empresário Marcelo Woellner Pereira deixará a presidência da entidade. Além disso, a Abrasel – PR vai formar e eleger o Conselho Estadual, que terá o mandato válido para o mesmo período. A reunião será realizada na sede da entidade (Rua Tenente Max Wolf Filho, 200 – Água Verde), e contará com a presença de associados e conselheiros que terão direito de voto.  Mais informações no site www.pr.abrasel.com.br, pelo e-mail secretariapr@abrasel.com.br ou pelo tel: 3029-4244.

Armazém – Raquel Ramos marcou presença na balada sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

GRACIOSA – A Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto, do Graciosa Country Club, comemora seus dez anos com uma dupla homenagem. Hoje, a partir das 19h30, o tradicional evento literário “Encontro com a Palavra” ganha uma edição especial, celebrando a obra de duas ilustres figuras da cultura paranaense: Rocha Netto e Túlio Vargas. Terá como convidado o cineasta Maurício Appel, que falará sobre a trajetória de Vargas e sua obra. Os homenageados foram importantes figuras para a história do Graciosa e da biblioteca, além da representação que tiveram na vida política e cultural do Paraná. Bento Munhoz da Rocha Netto exerceu a presidência do Graciosa em 1939. Ele é conhecido por uma sólida carreira política, tendo atuado como Deputado Estadual e Federal, Governador do Paraná e Ministro da Agricultura. O grande auditório do Teatro Guaíra leva seu nome, representando sua ligação com a história e cultura do estado. Fez parte da equipe que implantou a Biblioteca Pública do Paraná, demonstrando a importância que dava à leitura. Também produziu obras literárias como ensaísta, sociólogo e escritor, alcançando fama internacional com os livros “Uma Interpretação das Américas” e “Mensagem da América”, ambos traduzidos para o inglês. Defendia nestas obras que o Brasil e a Europa mantinham uma ligação íntima. Durante seu governo, o estado iniciou nova fase de migração ao Paraná, agregando novas culturas. Já Túlio Vargas faz parte da história mais recente do clube, tendo participado da criação da Biblioteca, ao lado do atual presidente João Carlos Ribeiro. Bisneto de Telêmaco Borba, teve grandes feitos na carreira política, como Deputado Estadual e Secretário de Estado de Justiça. Em 1994 foi Presidente da Academia Paranaense de Letras, e fundou diversas Academ,ias no interior do estado. Vargas publicou 26 livros, além das crônicas “Porta-Retrato”, na Gazeta do Povo. Seu livro “A última viagem do Barão de Cerro Azul” foi adaptado para o cinema no filme “O Preço da Paz”, com produção de Mauricio Appel. O cineasta comentará sobre como alinhou literatura e cinema, valorizando o trabalho de Vargas. Graciosa Country Club (Av. Munhoz da Rocha, 1.146, Cabral. Tel: 3015-5005.

continua após a publicidade

Alegria – Dayane Oliveira esbanjando alegria nas boas promoções do bar LV Soho, na Praça Espanha. Nosso bom-dia aos leitores e amigos.  

SATYRICON DELÍRIO – Após ser apresentado em São Paulo, espetáculo o espetáculo “Satyricon Delírio”, baseado na obra de Petrônio e dirigido por Edson Bueno, com novo elenco e adaptação, cumpre temporada no Teatro Barracão EnCena, a partir de sexta-feira, às 20h, até 13 de julho, sempre as sextas, sábados e domingos. Repleto de críticas políticas, morais, sexuais e sociais, acompanha a aventura de três malandros, Encolpo, Ascilto e Giton, por uma Roma decadente e afundada no caos e na libidinagem. O público será defrontado com amor e sexo, religiosidade e ateísmo, caos e ordem, riqueza e pobreza, vulgaridade e eruditismo. São temas que se contrapõem o tempo todo, como um conflito de ideias que gera constante desequilíbrio entre as relações humanas. Os três protagonistas fazem um despreocupado triângulo amoroso, que desfila por praças, bordeis e palácios, trocando seus corpos jovens por comida e teto. “São personagens sem perspectivas sociais e que brincam com a vida, conscientes de que ela vale muito pouco, num tempo em que a ordem social, ética e sexual é sinônimo de desordem e caos”, explica Bueno. A encenação do Grupo Delírio Cia. de Teatro, de Edson Bueno, tem 13 atores no palco, que dão voz a gestos, palavras, ações e sentimentos, e buscam reforçar o espírito caótico do romance, aproximando-se ora da sátira e da farsa; ora da narrativa épica, busca transformar em carne e sangue as palavras de Petrônio, um poeta crítico e popular de seu tempo. O poeta paranaense Paulo Leminski, que em 1985 fez uma famosa tradução da obra, diretamente do latim, chamava o livro de “um romance jovem de 2000 anos”, porque ao lê-lo, o leitor tem a sensação de estar participando de uma narrativa contemporânea, ao perceber que a civilização, apesar das leis, da ordem social e da ciência, pouco se modificou. Ao contrário, parece ter dado mais relevância à perversidade e à loucura retratadas por Petrônio. Sextas, sábados e domingos, às 20h. Ingresso: R$ 50,00 (inteira) – R$ 25,00 (meia – estudantes, acima de 60 anos, doadores de sangue e classe artística). Teatro Barracão EnCena: Rua Treze de Maio, 160 – Centro. Tel: 3223-5517.

Parabéns! – Gabriella, a pequena Isabella que estreou seu 1.º aninho de vida e Vitória festajam a data, por ocasião do jantar de 77 anos de fundação do Trieste F.C., de Santa Felicidade. Foto de Jennifer Lima.
continua após a publicidade

RAPUNZEL – Após a estreia com a “Roupa Nova do Rei”, a programação segue nos próximos dias 5 e 6 de julho (sábado e domingo), no Teatro Bom Jesus, com o clássico “Rapunzel”, às 16h. Toda a renda da bilheteria será doada ao Hospital Pequeno Príncipe. Emoção, alegria e arte estarão presentes no palco do Teatro Bom Jesus, até novembro, com doses a mais de diversão pa,ra toda a criançada. Curitiba é palco do primeiro festival de contos de fadas no Brasil, “Era uma vez…eram duas, eram três”,  um celeiro de clássicos do teatro infantil, que tem por intuito oferecer mais cultura às crianças. Com realização do Ministério da Cultura, apresentação da Montenegro Produções Culturais e apoio do Hospital Pequeno Príncipe, a primeira edição da mostra contempla seis peças de leituras já consagradas, sob a temática de contos de fadas. A trajetória de uma menina que após ser roubada de seus pais, passa a viver aprisionada em uma torre. Criada na Alemanha pelos Irmãos Grimm no ano de 1812, o clássico Rapunzel traz em seu enredo pontos de discussão como vaidade, fraqueza, coragem, solidão, amor e ódio. Sob uma nova e criativa abordagem, o espetáculo integra a programação da coletânea de contos de fadas “Era uma vez…eram duas…eram três”, e conta a história de uma repórter de TV que faz a cobertura jornalística do desaparecimento da garota. A trama envolve a mãe de Rapunzel, Doroteia, que acusa o melhor amigo da filha, Caio, de sumir com a menina. A verdade, porém, é que Doroteia maltrata a filha e a mantém presa no alto do sobradinho onde moram. O terrível segredo da mãe de Rapunzel é revelado ao fim da peça, em um desenrolar tão surpreendente quanto o tamanho das tranças da menina. Desenvolvido em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, o projeto prevê contações de histórias e apresentações exclusivas na Associação Eunice Weaver. Teatro Bom Jesus – Rua 24 de maio, 135.