“A Tempestade”

CULTURA – Será aberta hoje a Semana Cultural Literária que promove a interação entre a literatura e as demais formas de arte como teatro, música, dança, cinema, dentre outras. As apresentações são gratuitas e acontecem hoje, às 9h, e a partir de amanhã até sábado, às 9h e às 14h, no auditório Cordeiro Clève, na UniBrasil. Voltado aos profissionais da cultura e da rede municipal de ensino, o evento é promovido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba. Durante os seis dias do evento, cerca de 36 mil ingressos gratuitos serão oferecidos, dando acesso a 267 atividades artísticas distribuídas em 43 espaços espalhados pela cidade. Entre os destaques da programação está a peça teatral “A Tempestade”, encenada pelo Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil. O espetáculo é baseado no clássico tragicômico de William Shakespeare e ganha uma nova faceta em adaptação voltada ao público infantil. O texto, adaptado por Liana Leão, rendeu aplausos e elogios da crítica na última edição do Festival de Teatro de Curitiba. Classificação: livre. Auditório Cordeiro Clève (UniBrasil) – Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã. Tel: (41) 3361-4200.

Rancho – Juliana Chmielewski marcou presença nas boas noitadas sertanejas do bar Rancho Brasil. Uma ótima semana aos leitores e amigos.

COLÔNIA CECÍLIA – A história da primeira colônia anarquista de imigrantes italianos no Paraná retorna aos palcos em maio, no festival “Mia Cara Curitiba”. “Colônia Cecília”, da Cia. Máscaras de Teatro, ganha duas apresentações amanhã e quarta-feira (dias 27 e 28), às 20h, no Teatro Fernanda Montenegro. O espetáculo, que tem entrada gratuita, faz parte da programação do “Mia Cara”, evento que celebra a cultura italiana em Curitiba com eventos artísticos e gastronômicos e vai até sábado. Teatro Fernanda Montenegro – Shopping Novo Batel – Rua Coronel Dulcídio, 517, Batel.

Universal – Lizi (da Banda Interprise) alegrando a concorrida tarde dançante da Sociedade Universal, no flash de Jennifer Lima.

VAGÃO DA CULTURA – A Serra Verde Express, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba promove nesta segunda-feira, às 11h, coquetel de inauguração do projeto “Vagão Cultura”, em Curitiba. Desenvolvido com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e facilitar o acesso da população a grandes obras da literatura, o Vagão Cultura disponibilizará, para empréstimo gratuito, uma biblioteca composta por mais de 500 títulos. Instalado na Oficina de Trens da Estação da Serra Verde Express, o antigo vagão foi totalmente reformado e decorado com fotos temáticas da época da construção da ferrovia. Entre os dias 28 de maio (quarta-feira) e 2 de junho, contará com apresentações do Teatro Barracão, com a peça Serrinha e Maricota e receberá visitas de alunos de escolas públicas e particulares. O Vagão da Cultura estará disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A estimativa da organização do projeto é de que mais de 600 crianças visitem o espaço na semana de inauguração. O evento tem o apoio da Spaipa-Femsa, patrocinadora da Serra Verde Express. Estação Rodoferroviária de Curitiba – Oficina de Trens: Av. Mariano Torres, 115.

Parabéns! – Mithai Lourenço festejou a estréia de idade nova, com seu círculo de amizades, do Aos Democratas Bar. Foto de Jorge Farias.

ZECA PAGODINHO – Após um hiato de nove anos, Zeca Pagodinho retorna a Curitiba para um show especial – “Vida Que Segue”, em comemoração aos 30 anos de carreira do cantor, na próxima sexta-feira (dia 30), às 21h, para única apresentação no palco do Teatro Positivo. O espetáculo tem no repertório clássicos do samba que fazem parte do mais novo trabalho do artista carioca, o DVD “Zeca Pagodinho- 30 Anos – Vida que Segue” (2013) e sucessos que marcam sua trajetória. A carreira de Zeca Pagodinho teve início em 1983, quando a música “Camarão que dorme a onda leva”, composto por ele, fez parte do disco “Suor no rosto”, da também sambista Beth Carvalho. De lá para cá, ele teve mais de 10 milhões de cópias de discos vendidas. Ele também tem oito indicações para o Grammy Latino, tendo vencido quatro vezes na categoria “álbum de samba/pagode”. Além disso, foi o representante da trilha sonora da Copa de 2002, com “Deixa A Vida Me Levar”. Foram essas e tantas mais, além do seu jeito “Pagodinho” de ser, que o fizeram através de pesquisa, ser apontado pelos cariocas como a personificação da felicidade. No show, Zeca Pagodinho apresenta sucessos, como “Deixa a vida me levar”, “Judia de mim”, “Vai vadiar”, “Vou botar teu nome na macumba” e “Maneiras” e músicas de outros compositores que marcaram sua carreira, como “O Sol Nascerá”, de Cartola e Elton Medeiros, “Diz que fui por aí”, de Zé Kéti e Hortênsio Rocha, e “Aquarela Brasileira”, Silas de Oliveira. No palco com Zeca Pagodinho, a banda Muleke que o acompanha por todo este tempo. A direção musical é de Paulão 7 Cordas, o cenário, inspirado no Rio Antigo, é assinado por May Martins, figurino de Juliana Maia e a luz é de Carlinhos Nogueira. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Cafeína – As amigas Ana Carolina Gasparoto e Francielle Berlatto na última Cafeína, festa fixa de sábado do Soviet, casa alternativa do Grupo Taco, que contou com a discotecagem do time de residentes da festa, Dimis, Duda Rezend,e, Fefo e Pedrô. Foto: Hudson Vagner.

CAZUZA, O MUSICAL – Em um espetáculo arrebatador “Cazuza Pro Dia Nascer Feliz, O Musical” traz pela primeira vez aos palcos de Curitiba a história de um dos maiores ídolos da música brasileira. Apresentações acontecem nos dias 31, sábado, às 21h15 e 1º de junho, domingo, às 19h, no Guairão. Com Emílio Dantas (Cazuza), Susana Ribeiro (Lucinha Araújo), Marcelo Várzea (João Araújo) e grande elenco. Em performance impecável o ator Emílio Dantas protagoniza o musical sobre a trajetória do cantor Cazuza. No elenco, destaque também para Susana Ribeiro, que interpreta Lucinha Araújo (mãe de Cazuza). Escrito por Aloísio de Abreu, com direção de João Fonseca, o espetáculo reúne alguns dos maiores clássicos de Cazuza em carreira solo ou no Barão Vermelho, como “Pro Dia Nascer Feliz”, “Codinome Beija Flor”, “Bete Balanço”, “Ideologia”, “O Tempo não para”, “Exagerado”, “Brasil”, entre outros.   Para a construção do texto, Aloísio de Abreu partiu das conversas com pessoas próximas a Cazuza e fez uma ampla pesquisa para a criação da estrutura dramática do espetáculo. “Apesar de frequentar os mesmos lugares, eu não conhecia o Cazuza. Entretanto, sempre tive uma profunda identificação com a obra dele, que tem um quê de crônica da nossa época, revelando de forma rasgada comportamentos típicos dos jovens que todos éramos nos anos oitenta”, explica Aloísio. Os ingressos estão disponíveis a partir desta quarta-feira, dia 30, na bilheteria do Teatro ou pelo Disk Ingressos. Tel: 3315-0808. Classificação 14 anos. Não serão aceitos cheques. Mais um evento Verinha Walflor. Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971. Tel: 3304-7900 ou 3304-7999.

Meeting – A designer de interiores Camila Frizzas e a arquiteta Juliana Saladini foram prestigiar a 4,ª edição do Meeting Point, evento realizado pela Associação Brasileira dos Designers de Interiores (ABD) e a Marel Móveis, que aconteceu na loja Marel. Com o tema “Milão 3F (Fashion Food Furniture)”, especialistas das três áreas que são destaque em Milão falaram a designers e arquitetos convidados. (Foto: Gerson Lima)

MIA CARA – Dentro da programação do “Mia Cara Curitiba”, o Solar do Rosário está recebendo a mostra “Ítalo-brasileiros”, reunindo trabalhos de Poty Lazzarotto e Leila Pugnaloni. Com raízes na Itália, que tem sua cultura celebrada pelo evento, os dois artistas estarão bem representados com um retrato pulsante de suas carreiras premiadas. A mostra poderá ser conferida até o próximo domingo (dia 1.º de junho). O “Mia Cara Curitiba” celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. Poty é lembrado com uma série de gravuras de sua última década de vida. Leila, por sua vez, apresenta desenhos de recente fornada. Em comum, o público poderá notar a presença de algumas cenas legitimamente paranaenses e curitibanas. Ícone das artes no Paraná, Napoleon Potyguara Lazzarotto, mais conhecido como Poty, é homenageado com obras da exposição “Poty – O Lirismo Dos Anos 90”. São 19 reproduções em serigrafia, todas pertencentes ao acervo do Solar do Rosário. Essas imagens também fizeram parte de um livro com o mesmo título, de autoria de Regina Casillo. Podem ser vistas, por exemplo, gravuras de São Francisco de Assis, São Pedro, Santo Ivo,, São Lucas, São Bernardo e Gandhi (o “Santo da Paz”, como dizia o próprio Poty). Há ainda retratos de locais e situações como o Largo da Ordem, Solar do Rosário, Jogo de Bocha, o Trem, o Bosque João Paulo II e o Carrossel Curitibano, que mostram o amor do artista por Curitiba. “Estas gravuras reproduzem o trabalho do grande artista em sua última década de vida e mostram às gerações futuras um pouco da imensa obra do mestre a quem nunca é demais homenagear”, explica Regina. “Sua arte é genial e seu traço, único”. Poty nasceu em Curitiba em 29 de março de 1924. Faleceu em 8 de maio de 1998, aos 74 anos, deixando um vazio e muita saudade. A artista plástica Leila Pugnaloni nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Curitiba há anos. Estudou artes na Escola de Belas Artes do Paraná, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e na Art Students League of New York. Desde 1980, fez mais de 20 exposições individuais e participou de mais de 40 coletivas. No mês passado, abriu a exposição “Tabuleiros” no Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, no Rio de Janeiro, com grande repercussão. Na exposição do Solar do Rosário, Leila traz desenhos de sua produção recente. Os trabalhos têm forte apelo sensorial, como ela define. Seu traço, inconfundível, segue um percurso povoado por sentimentos, encontros e cenas poéticas. Também não faltam referências a alguns ícones do Paraná, como as araucárias, em releituras muito particulares.

Casamento – Rose Roiek e Alessandra Monteiro (do Hotel Bourbon) no coquetel realizado no Buffet do Castelo do Batel que marcou o lançamento da “5.ª Inesquecível Casamento Week” – edição Curitiba. Durante o coquetel aconteceu um desfile especial produzido por Rossana Lazzarotto e Denise Leal. Fotos de Jennifer Lima.

KAROL CONKA – Ela acaba de voltar de uma turnê de sucesso pela Europa e entrar para a lista dos dez novos artistas do mundo que merecem ser ouvidos, conforme a edição de abril da revista americana Rolling Stone. Agora, Karol Conka, a rapper curitibana que ganhou o mundo, junta-se ao quinteto do “Bossa Urbana” para um show amanhã (terça-feira), a partir das 21h30, no bar +55. A parceria ganha espaço em mais uma edição do projeto “Na Sala do +55”. No palco, a Bossa Urbana recria composições de Karol, que também canta os clássicos repaginados da banda. Criada especialmente para o bar, a “Bossa Urbana” é uma reunião dos músicos Rodrigo Chavez (baixo), Thiago Ramalho (vocal e guitarra), João Taborda (bateria), Lauro Ribeiro (trombone) e Marc Olaf (teclados, flauta e acordeon), todos com destaque na cena musical da cidade. A banda tem proposta musical exclusiva de releituras de músicas nacionais e versões abrasileiradas de canções internacionais. A casa abre às 18h, show a partir das 21h30. +55: Rua Vicente Machado, 866 – Batel. Tel: 3322-0900.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna