Já pensou você e amigos se candidatarem juntos para um único cargo de deputado?

Candidaturas coletivas estão no novo código eleitoral. Foto: Freepik

É simples: você junta dois amigos (ou quantos quiser), inventa um nome que melhor representa suas ideias e todos juntos se candidatam a um único cargo. As candidaturas coletivas agora estão previstas no novo Código Eleitoral, que teve o texto-base aprovado nesta quinta-feira (9), na Câmara dos Deputados. É o início da regularização dessa nova forma de se candidatar. Claro que todos precisam estar dentro das regras da legislação eleitoral.

É uma forma de aumentar a participação e dividir a decisão e a administração do mandato. Segundo o texto aprovado, será admitida a candidatura coletiva apenas para os cargos de deputado estadual ou federal e de vereador, desde que regulada pelo estatuto do partido político e autorizada nas convenções partidárias. Na prática, a candidatura precisará ser representada formalmente por um candidato, independentemente do número de componentes do mandato – como se fosse o capitão do time.

A candidatura coletiva não é novidade no Brasil. De acordo com um levantamento do Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral, foram 3 registros em 2012, 13 em 2016 e 257 em 2020. Historicamente, há uma ampla participação de candidaturas coletivas em partidos de esquerda, como PSOL, PT e PCdoB. Mas no total 26 partidos, de diferentes ideologias, informaram candidaturas coletivas no ano passado.

Nas eleições para a Câmara Municipal de Curitiba em 2020, foram cinco candidaturas coletivas registradas, mas nenhuma conseguiu se eleger. Como isso não era previsto na lei, existia um acordo informal entre as pessoas. A que mais recebeu votos, Mandata Coletiva das Pretas, do PT, teve 3.500. As outras quatro foram pelo PSOL. As 5 candidaturas coletivas juntas somaram 9 mil votos.

Que tal você começar a pensar nisso? É uma forma diferente de participar da vida política das cidades e dos estados. Já pensou em se eleger deputado ou vereador com mais dois amigos ou dois primos?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna