Nos anos 90 participei de alguns lançamentos de CDS e discos de vinil. Sempre tive uma relação especial com a música por tocar alguns acordes, mas, principalmente, por causa das trilhas de novelas. O curioso é que nessa semana recebi um convite para o lançamento de dois vídeos da banda curitibana Djoa – das músicas “Somos um Só” (dirigido por Marcos Fukuda) e “Luzes Acesas”( conduzido por Arnaldo Beloto). A ideia desse lançamento, na última quarta-feira na casa de shows 92Graus, na capital paranaense, foi preparar o terreno para chegada efetiva do quarto álbum da banda ao mercado.

continua após a publicidade

Essa lógica, do lançamento em vídeo, distribuído pelo YouTube, também é uma estratégia fomentada pelas novelas e programas de tv.

A Rede Globo, a Record e o SBT são os que mais investem nisso. Pense só quantos vídeos a Xuxa apresentou antes da estreia “em carne e osso” na Record. A expectativa foi gerada, quadros eram especulados e alguns vídeos foram disparados. Havia uma lógica, um planejamento. Tudo pensando.

Em resumo: a Xuxa estava no ar mesmo sem estrear de fato.

continua após a publicidade

Na Globo, novelas já têm capítulos exclusivos para as redes sociais. A canal de Silvio Santos também não fica para trás ao apresentar nesses canais as ações do “Patrão”.  Até palestra do Silvio para os colaboradores já fez um enorme sucesso na rede.

Além disso, lançamento prévio na rede de qualquer atração serve de termômetro e possibilita que programas sejam adaptados, de acordo com o interesse do público, mesmo antes da estreia.

continua após a publicidade