Sessão Aventura, você lembra?

A leitora Gláucia Fagundes entrou em contato conosco esta semana. Ela comentou que seria legal falar sobre o programa Sessão Aventura, sucesso nas tardes da Globo na década de 1980. Segundo ela, “as séries eram muito mais legais, divertidas e com teor mais interessante para crianças e jovens, do que a Malhação, por exemplo”.

Bom, mas vamos explicar o que era o programa: se hoje é fácil assistir séries estrangeiras em canais abertos, fechados, no celular, no computador, naquela época não era bem assim. As séries vinham com algum atraso para o Brasil e ainda precisavam passar pelo processo de produção de dublagem para depois disso serem exibidas.

Por isso que séries dos anos 1970 eram exibidas nas tardes globais anos depois. A Ilha da Fantasia, O Incrível Hulk e Duro na Queda faziam sucesso nos tempos que não havia internet. Talvez o “divertido” citado por Gláucia seja porque eram séries com bem menos recursos das atuais. Os efeitos de transformação do franzino Dr. David Bruce Banner no musculoso monstro verde, o Hulk, era de arrancar risos. Vale conferir na internet: https://youtu.be/98CLcbTSYQQ.

Mas, sem dúvida, o maior sucesso vinha nas tardes de sexta-feira na exibição da A Ilha da Fantasia. A série contava a história de uma ilha paradisíaca em que todo desejo podia ser realizado. O anfitrião dessa ilha era o senhor Roarke, juntamente com seu auxiliar, o anão Tattoo, interpretado por Hervé Jean-Pierre Villechaize, ator francês, falecido em 1993, que também era pintor. Dava para começar o fim de semana no maior alto astral!