Um recorde, meus amigos! Com a confirmação de Mulheres de Areia, a partir de fevereiro, no canal a cabo Viva, a novela de Ivani Ribeiro será a novela mais reprisada da história da TV brasileira. Além da primeira apresentação, em 1993, já foi reexibida duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo e agora chega ao Viva – outras recordistas são Roque Santeiro (1985) e O Rei do Gado (1996), também com quatro apresentações, distribuídas da mesma maneira.

continua após a publicidade

A trama tem como tema central a rivalidade entre as gêmeas Ruth e Raquel, ambas interpretadas por Glória Pires. Vale lembrar que a novela ainda teve uma versão original na TV Tupi, exibida em 1972, quando as gêmeas foram vividas por Eva Wilma.

Mulheres de Areia foi gravada no começo dos anos 1990, quando a Globo não tinha o Projac. Os efeitos visuais também não eram os mesmos de hoje. Era um trabalho artesanal colocar as irmãs Ruth e Raquel na mesma cena. Glória Pires tinha uma dublê para contracenar. A Glorinha estava no auge e as maldades da Raquel seriam memes se já tivesse internet naquele tempo.

Outro personagem marcante foi Tonho Da Lua, interpretado por Marcos Frota. Apaixonado pela irmã mocinha Ruth e odiado por Raquel, que destruía sem dó as esculturas feitas por ele na areia. Se a novela fosse produzida nos dias hoje, provavelmente Da Lua também seria famoso nas redes sociais pelo seu jeito de falar e de viver. Com certeza seria sucesso.
O amor platônico de Tonho por Ruth e a música Vida Real, do cantor Byafra, foram marcantes. Aliás, você lembra do Byafra? Ele também gravou Sonho de Ícaro, famosa pelo início “Voar voar, subir subir…” (aquela que ele aparecia cantando em uma propaganda de um banco lá em 2011).

continua após a publicidade