O sinal analógico está com os dias contados na TV. No dia 31 de janeiro de 2018, a transmissão de TV em Curitiba, Ponta Grossa e em mais 25 cidades do Paraná entram na era digital somente. A preocupação existe, pois tem muita gente que só tem a opção analógica, bem representada pelas antenas – vale até um clipe para melhorar a sintonia ou ainda uma lã se aço na ponta da antena para tirar aquele fantasma (imagem duplicada) bem presente na vida era analógica.
As emissoras estão preocupadas porque segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016, 89% dos brasileiros utilizam a televisão para se informar. Esse também é um dos principais meios de entretenimento da população. Por isso, se preparar para receber o sinal digital é tão importante e preocupante aqui no Brasil.
Aqui no Paraná, a RPC iniciou a veiculação de uma chamada com a cantora Rafa Gomes, curitibana que foi uma das finalistas do The Voice Kids 2016. Também entrou no ar um jingle gravado com os repórteres e apresentadores da casa.
A emissora também esteve na hora do almoço na Boca Maldita, centro de Curitiba, e no Terminal Central de Ponta Grossa, oferecendo informações para a população sobre como receber o sinal digital em diversos formatos de televisores e antenas.
Na RICTV, a divulgação iniciou com a informação nas tarjas pretas que aparecem na imagem do televisor. Nessa tarja inferior, haverá um letreiro informando a data de desligamento e o nome da principal localidade afetada e região. Já na tarja superior, será incluída uma logomarca indicando que aquele sinal é analógico. Novos tempos e a TV segue forte.