Vivemos um tempo de recessão e crise financeira. Corte em orçamentos atingem em cheio as produções da TV Brasileira. A prova disso é que a novela com capítulo mais caro de produção foi Joia Rara, de 2013. Para que cada capítulo da trama das 18 horas fosse levado ao ar, cerca de R$800 mil reais eram desembolsados pela Rede Globo.
A trama que se passava entre as décadas de 1930 e 1940, contou com diversos dramas e também teve a temática religiosa, sempre tão famosa nos folhetins do horário. A religião abordada desta vez, foi o budismo.
Escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, a novela já foi polêmica antes mesmo de estrear. Isso, porque praticantes do budismo ficaram temerosos com a abordagem que a trama fez em relação à doutrina budista.
O elenco contou com grandes nomes globais como Bruno Gagliasso, Bianca Bin, Mel Maia, José de Abreu, Carolina Dieckmann, Domingos Montagner (falecido em 2016), Thiago Lacerda, Mariana Ximenes, Letícia Spiller e Caio Blat.
Aliás os temas de época e religiosos elevam os custos das produções em outras emissoras. O mesmo ocorreu em Os Dez Mandamentos, exibida pela Record.
A novela bíblica foi repleta de efeitos especiais produzidos em Los Angeles. Fora os gastos com cenários, figurinos e outros itens que retratem a longínqua época na qual se passa a sua história. Em 2014, quando foi produzida, a novela foi classificada como “o maior desafio de todos os tempos” para a emissora paulista, que não podia faturar com merchandising devido ao gênero da novela.
Que voltem os grandes investimentos em novelas em 2017!