Novela da Globo ambientada em Curitiba

Há 22 anos, estreava, na faixa das 18h, na Globo, a novela Sonho Meu. O único folhetim em rede nacional ambientado em Curitiba até hoje. A trama teve 197 capítulos e era baseada em obras de Teixeira Filho e também nas novelas A Pequena Órfã, da TV Excelsior (1968), e Ídolo de Pano, da TV Tupi (1974). Faziam parte do elenco Patrícia França, Leonardo Vieira, Carolina Pavanelli, Elias Gleizer, Beatriz Segall, Walmor Chagas, Fábio Assunção, Nívea Maria, José de Abreu e Isabela Garcia.

As cenas de estúdio eram gravadas no Rio de Janeiro. Lá, foi montada uma cidade cenográfica, em Jacarepaguá (ainda não existia o Projac), que reproduzia detalhes da arquitetura curitibana. Porém, algumas externas foram rodadas na capital paranaense mesmo. As gravações chamavam a atenção das pessoas e até viravam reportagem das TVs locais.

Os principais cenários eram cartões postais que se tornaram ícones da Curitiba dos anos 1990: Ópera de Arame, Jardim Botânico e as Rua Sete de Setembro e Avenida João Gualberto, onde estão localizadas as principais caneletas de ônibus, que, na época, ainda não tinham as famosas estações-tubo. Essas estações só existiam nas linhas dos ligeirinhos.

Na trama, Cláudia (Patrícia França), ao fugir do ex-marido, o violento Geraldo (José de Abreu), perde a posse da filha, Maria Carolina (Carolina Pavanelli), que fica sob a guarda da tia impaciente, Elisa (Nívea Maria), que mantém a menina num orfanato. A menina foge e se esconde na casa do Tio Zé (Elias Gleizer), um velhinho bondoso que acaba por criar a menina. No final feliz, Claudia reencontra a filha.

Paraná Online no Facebook