Antigamente, as trilhas sonoras das novelas da Globo eram um marco importante na trama. Eram duas coletâneas: uma nacional e outra internacional. O público ficava ansioso esperando o lançamento de cada um dos discos. Era uma forma de divulgar artistas locais e os internacionais.
Muita gente apareceu em trilhas de telenovelas. Guilherme Arantes, Roupa Nova, Ivan Lins, Lulu Santos e por aí vai. Tem também a artista de único sucesso, Vange Leonel (já falecida), por exemplo, que cantava a música de abertura da novela Vamp (1991) e nunca mais fez sucesso.
Outra música que também muita gente lembra é o tema do casal-sensação da novela Por Amor (1997), Milena (Carolina Ferraz) e Fernando (Eduardo Moscovis). Essa é cantada sempre em karaokê – Palpite, de Vanessa Rangel. Depois do sucesso, já formada em Direito, a carioca até tentou seguir a carreira artística, mas resolveu retomar a vida de servidora pública. Lançou um álbum em 2000, mas não obteve sucesso.
Compositor de sucesso
Voltando ao Guilherme Arantes, o processo foi bem diferente, pois ele é compositor de grandes clássicos de novelas e especiais infantis da Globo, com músicas como Nosso Lindo Balão Azul, Amanhã e Cheia de Charme, além de muitas outras.
continua após a publicidade