Umberto Magnani morreu aos 75 anos. O ator, que se submeteu a uma cirurgia na madrugada de terça-feira, em decorrência de um acidente vascular encefálico, passou mal durante as gravações da novela na segunda-feira, data em que completava 75 anos. O ator estava no ar interpretando o padre Romão em Velho Chico, de Benedito Ruy Barbosa. Falecimentos de atores com novelas em andamento já aconteceram. Alguns até foram traumáticos, tanto para a continuidade da trama e também para o ambiente das gravações.

continua após a publicidade

Em 1982, Manoel Carlos escrevia a trama do horário das 8 da Globo, Sol de Verão. Quando o protagonista Jardel Filho morreu o autor não conseguiu terminar a novela, que só foi em frente porque uma pesquisa mostrou que os telespectadores queriam ver seu final. O público, com 55% dos entrevistados, entendeu que a trama deveria ir até o fim. Paulo Autran, Juca de Oliveira, Paulo Goulart e Carlos Eduardo Dolabella foram citados como possíveis substitutos de Jardel, mas a emissora preferiu simplesmente sumir com o personagem.

Na retomada da novela, a primeira cena mostrava um trator destruindo o famoso jardim da casa de Heitor, personagem de Jardel Filho. Abel (Tony Ramos), o surdo-mudo que cuidava do local, colocou uma placa no lugar com o nome do mecânico.

Não foi a primeira vez em que o protagonista morreu durante uma novela da Globo. Em 1972, faltando 28 capítulos para terminar O Primeiro Amor, o ator Sérgio Cardoso morreu, também de ataque cardíaco, aos 47 anos. Naquela ocasião, a emissora optou por substituir o personagem, entrando em seu lugar Leonardo Villar.

continua após a publicidade