Criatividade contra a crise

Um aviso por e-mail informou aos funcionários do SBT que a festa de fim de ano estaria suspensa por causa da crise econômica que atinge o Brasil. Segundo o colunista da Daniel Castro, do site Notícias de TV, Silvio Santos soube da história e teria ficado indignado.

O Patrão exigiu que a empresa fizesse a comemoração. No começo da tarde da última quarta-feira, os colaboradores foram surpreendidos com o aviso da festa, que será realizada no dia 18. Silvio Santos afirmou que não admitirá esse tipo de “economia”, e sua ordem foi acatada na mesma hora.

A festa de fim de ano tinha sido cancelada porque os executivos do SBT entenderam que não existia clima para comemoração, já que mais de uma centena de funcionários foi demitida nas últimas semanas.

Se a confraternização está garantida no SBT, cortes vêm atingindo em cheio também nas demais emissoras. Na Record, por exemplo, além da redução de investimentos em teledramaturgia, o programa da Xuxa pode deixar de ser ao vivo e ser gravado semanalmente.

Porém, mesmo na crise, a TV brasileira faz mágica. A principal audiência da Rede Manchete foi registrada na novela Pantanal, de 1990, em pleno Plano Collor, que provocou estragos na economia nacional. Agora, nova crise financeira, que prejudicou até a produção de Os Dez Mandamentos, na Record. Contudo, mais uma vez sucesso.

Na Globo, os especiais de ano devem ser mais enxutos, assim como show da campanha Criança Esperança não foi realizado. A criatividade é arma contra crise nas emissoras abertas.