O herói Chapolin Colorado, criação do mexicano Roberto Bolaños, o eterno Chaves, é a arma do SBT para não perder seu público durante o Horário Eleitoral. A atração está sendo transmitida no site da emissora enquanto os candidatos se apresentam nos canais da TV aberta, às 13h e às 20h30. Após a transmissão, todos os episódios exibidos ficam disponíveis no site do SBT.

continua após a publicidade

O Horário Eleitoral gera mudanças até de conceitos de programas já tradicionais. O Zorra Total, exibido nas noites de sábado pela Rede Globo, é um exemplo disso. O primeiro teste aconteceu no fim de agosto. O humorístico perdeu o cenário fixo, como o “Ônibus na Marginal Parada”, palanque da maioria dos quadros. As piadas também mudaram e passaram a focar mais temas da atualidade, como a Copa do Mundo e as eleições.

As mudanças são parte de um processo de “reconcentualização” do Zorra. Em julho, o programa passou para o núcleo de Maurício Farias, responsável por Tapas & Beijos. Ele entrou no lugar de Mauricio Sherman, no comando da atração há 15 anos. Conversas de corredores da Globo davam conta da extinção da atração no fim de 2014. Agora, com a virada de mesa, aumenta a expectativa em torno da continuidade da atração, que lá nos primórdios contava com nomes como Chico Anysio, Agildo Ribeiro e Tom Cavalcante.

Aliás, eleições e candidatos fictícios garantiram alguns pontos na audiência ao longo dos anos. Chico Anysio inventou o corrupto Justo Veríssimo, enquanto a turma do Casseta & Planeta eternizou o Seu Creysson, que rendeu à trupe até publicação de um livro: Vidia i Óbria, além de participação figurão em filmes, eventos e anúncios.

continua após a publicidade