É muito fácil participar de um programa de TV. Você tem aplicativos, twitter, e-mails. Basta o apresentador levantar uma questão e já é possível comentar, opinar, reclamar ou contestar imediatamente por redes sociais, por exemplo. Revolucionário para época, o Você Decide foi atração criada pela Globo em 1992. A “moderna” interação possibilitava, via uma ligação 0800, que o público escolhesse o final da história.

continua após a publicidade

As opções, inicialmente, eram apenas o sim ou não. O programa era dividido em quadros e, ao final de cada um deles, o apresentador – primeiro Antônio Fagundes, depois Walmor Chagas, Raul Cortez, Renata Ceribelli e Tony Ramos – questionavam o telespectador com a frase “aqui, você decide” sobre o rumo da história.

Além disso, mostravam os painéis de votação com os dígitos correndo soltos na contagem pelo sim e não. Tinha gente que conheço que corria para telefone para discar a favor da escolha que estava perdendo para tentar mudar o final da história.
Foram mais de 300 episódios em oito anos ano ar. Em 2014, a emissora cogitou a volta da atração. Mas será que funcionaria em tempo de internet? A dúvida persiste. Tanto que o projeto foi adiado. Mas a ideia consiste em manter características originais, com a gravação de dois finais. A diferença é que o público, agora, votaria por um aplicativo de smartphone.

Confira a chamada de estreia do Você Decide. Repare que o Antônio Fagundes estava careca. Na época, o ator apresentava uma peça de teatro em que o papel exigia o visual. 

continua após a publicidade