O jornalista José Armando Vannucci tranquilizou quem teme o avanço da internet, fato que poderia decretar o fim da televisão. Ele ressalta dois aspectos importantes: talvez por causa da crise econômica, os números de audiência de TV aberta aumentaram em 2018, em relação aos anos anteriores. Além disso, segundo ele, os programas de TV estão sempre os mais discutidos e comentados nas redes sociais. Vannucci esteve em Curitiba nesta semana para o lançamento da Biografia da Televisão Brasileira (Matrix Editora).
A obra traz em dois volumes de 464 páginas uma significativa pesquisa sobre a história da televisão no Brasil. Lançado em parceria com o também jornalista Flávio Ricco, no primeiro volume estão os pioneiros e sonhadores da TV. O aparecimento da Tupi, Record, Excelsior, Globo e Bandeirantes. Como as emissoras acabaram direcionando suas primeiras programações para o público feminino. Como eram exibidos os programas em cidades diferentes, num tempo em que não havia satélite, e como a força das novelas ajudou a moldar a programação, fazendo o sucesso de atores e atrizes.
No segundo volume, a evolução do jornalismo televisivo e das transmissões esportivas. Os programas de rádio tornam-se o grande referencial das emissoras de TV, fornecendo conteúdos e formatos. A evolução da teledramaturgia. Quem foram e quem são os grandes comunicadores. A chegada dos seriados, dos reality shows e das novas tecnologias. Ricco também compartilha a ideia de Vannucci de que a internet não acabará com a TV, assim como a TV não decretou o fim do rádio quando ela surgiu. Que venham mais tantos anos de sucesso na telinha!