A ecológica

Depois de algumas (várias) novelas urbanas, daquelas que levantam a bandeira da vida real na TV, Velho Chico, que estreia na Globo, no horário das 21h, na próxima segunda-feira, vem com uma temática bem diferente. O tema é ecologia, com a preservação da natureza como gancho da história de Benedito Ruy Barbosa. Para se ter uma ideia, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), estiveram no lançamento oficial da novela.

O CBHSF vem acompanhando o processo de produção desde a fase de discussão do roteiro. “Em todos esses momentos, buscou-se ouvir do Comitê impressões sobre a realidade da bacia do São Francisco e seus principais problemas e desafios. Ao Comitê, os autores informaram o propósito de desenvolver um trabalho sério sobre o Velho Chico, contribuindo para uma maior divulgação de sua problemática e revelando sua grande riqueza cultural e humana”, destaca a assessoria do comitê. Antes do lançamento, aconteceu no Rio de Janeiro um seminário com representantes da cultura são franciscana e integrantes de organizações sociais que atuam na bacia.

A ideia da Globo, além de melhorar a audiência da faixa, é contar um pouco da história do Brasil, e principalmente, mostrar com um ação do homem na natureza provoca transformações, muitas vezes para pior, e quase sempre irreversível no meio ambiente. O trunfo para isso será a passagem de tempo que lembra um pouco Pantanal, sucesso de também de Ruy Barbosa, na Rede Manchete, em 1990. Que venha logo a estreia!