30 anos da axé music

A notícia que vou tratar hoje pode agradar alguns e outros nem tanto. O fato é que, na música, na moda e na TV, sempre acontece uma repetição de tendências e gostos. É tudo cíclico! E parece que agora é a vez da axé music – a música baiana que trouxe para nós grupos como É o Tchan, Companhia do Pagode, Gera Samba, dentre outros.

E o pontapé inicial da volta por cima será a produção de dez programas do Globo de Ouro, do canal por assinatura Viva. E não é só Milla, do cantor Netinho. Muitas outras lembranças de meados dos anos 1990 vão pintar. Entre os destaques de outros carnavais, estão Fricote, Meia Lua Inteira, Swing da Cor, O Canto da Cidade, Liberar Geral, É o Bicho, Requebra, Cara Caramba Sou Camaleão, Sorte Grande, Quebra Aê, Madagascar Olodum e Ara Ketu Bom Demais. Muita gente já teve que dançar algumas dessas músicas em algum momento da vida, mesmo torcendo o nariz para o estilo.

E se engana quem pensa que a axé music surgiu anos 1990! Na verdade, o estilo dançante completa 30 anos! Entre os destaques que vão subir ao palco do programa, estão Luiz Caldas (descalço no Cassino do Chacrinha, nos anos 1980), Sarajane, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Gerônimo, Netinho, Claudia Leitte, Bamdamel, Ara Ketu, Banda Cheiro de Amor com Carla Visi e Márcia Freire, Carlinhos Brown, Chiclete com Banana, É o Tchan com a participação de Jacaré e Carla Perez.

O Globo de Ouro Palco Viva Axé será apresentado novamente por Márcio Garcia – que também esteve à frente da temporada passada – e Carolina Dieckmann. A estreia no canal será dia 19 de outubro.