Na semana passada uma aluna nova me perguntou quais seriam os exercícios aeróbios mais legais para fazer e bons para emagrecer. Com a nossa estratégia traçada, ela fará o HIIT, mas então surgiram algumas dúvidas que podem ser suas também, caro leitor.

continua após a publicidade

HIIT não seria aquele exercício feito ao máximo de velocidade possível, quase desmaia e depois descansa rapidamente e repete até quase morrer? Não, isso é um mito. O HIIT é um método de exercício onde se alternas períodos de estímulo em alta intensidade com períodos de baixa intensidade, mas não necessita ser no máximo de esforço possível.

Mas, você tem certeza que se pode gostar desse tal de HIIT?

Não posso dar a certeza, mas posso dizer que os estudos científicos mostraram que há uma chance maior de você gostar do HIIT do que do aeróbio tradicional. A Universidade Federal do Rio de Janeiro fez uma meta-análise em 2018 e concluiu que grande parte dos artigos sobre HIIT as pessoas estudadas mostraram uma chance maior de gostar de HIIT do que ao aeróbio tradicional.

LEIA TAMBÉM: Quer emagrecer? Olhe pra você e não para os outros

continua após a publicidade

Em 2015 a Universidade do Sul da Flórida pesquisou se pessoas sedentárias e com sobrepeso e obesidade poderiam gostar de executar o HIIT. Foi comparado treinos de 24 minutos com estímulos e intervalos diferentes de 30 segundos por 30 segundos, outro de 1 minuto por 1 minuto, e mais um de 2 minutos por 2 minutos e também um treino de aeróbio contínuo sem os intervalos que caracterizam o HIIT, um aeróbio contínuo forte. No resultado os exercícios que geraram um maior grau de afeição com esse público foram os HIITs curtos, os com estímulo e intervalo de 30 segundos e 1 minuto.

Eu sei que muitas vezes o exercício físico pode ser chato, o suor e o cansaço pode não agradar. Porém se você procurar um bom profissional poderá encontrar um exercício agradável que te traga resultados, não tenha medo e nem preconceitos com o exercício físico. Se você estiver começando lembre-se da progressão para o exercício, adaptar, gostar e se desafiar, assim será mais fácil o exercício fazer parte de uma rotina de vida saudável.

continua após a publicidade

Referências:

Oliveira BRR, Santos TM, Kilpatrick M, Pires FO, Deslandes AC (2018) Affective and enjoyment responses in high intensity interval training and continuous training: A systematic review and meta-analysis. PLoS ONE 13(6): e0197124.

Martinez, Nic & Kilpatrick, Marcus & Salomon, Kristen & Jung, Mary & Little, Jonathan. (2015). Affective and Enjoyment Responses to High-Intensity Interval Training in Overweight-to-Obese and Insufficiently Active Adults. Journal of sport & exercise psychology. 37. 138-49.

Como obter o melhor resultado usando os 4 pilares do emagrecimento