Emagrecer não é parar de comer e fazer exercícios. É por isso que as pessoas não perdem peso. Isso torna o processo chato, e cansativo, te fazendo entrar no ciclo do efeito sanfona: Tentativa, frustração, desânimo, desistência. Já passou por isso?
Para sair disso, mês a mês você passa por diferentes progressos. Então, a seguir, apresento as quatro fases do emagrecimento.
1- Fase de choque
São os primeiros 21 dias. Essa é a única fase mais restritiva, e tem apenas 2 objetivos.
1- Adquirir hábitos novos. Você precisa quebrar os padrões de repetição automática, e crenças, como sua rotina e hábito alimentar.
CONFIRA: Troque a caminhada por esses cinco exercícios para fazer em casa
2- Ter resultado rápido. Isso fortalecerá a sua confiança e motivação para seguir.
Ponto importante! Não faça mais de 1 mês, pois o seu cérebro não aguenta e te fará desistir.
2- Fase intensiva
Do mês 2 ao 4. Com mais liberdade na alimentação porém com regras claras. Restrito a poucos deslizes na semana. Treino no mínimo 5 vezes na semana de apenas 20 minutos.
VEJA TAMBÉM: Exercícios para quem está há mais de 10 anos sedentário
O objetivo é a manutenção de resultado rápido, fortalecendo a motivação e confiança. Mostrar que a disciplina é liberdade, entendendo melhor o poder e o que não pode. E principalmente quebrar o padrão de pensar que emagrecer é chato e sofrido.
3- Fase extensiva
Do mês 4 ao 9. Normalmente nessa fase você atinge o seu objetivo. Já adquiriu um metabolismo acelerado e o objetivo é mantê-lo assim.
Caso não chegue ao seu resultado, ou entre no efeito platô, você deve recuar uma fase.
CONFIRA: 3 exercícios para fazer em casa e ter o abdômen durinho
Importante, manutenção da alimentação sustentável e sempre com mudança de estímulos dos treinos (não deve ficar sempre com o mesmo treino).
4- Fase de manuntenção
É a fase da real liberdade. Manter é mais fácil que emagrecer. Pode comer mais, pode treinar menos, porém é importante manter o metabolismo acelerado.
O principal fator a se cuidar é o automonitoramento. É através dele que você avalia os seus hábitos e verifica se está realmente mantendo o peso e o físico. Caso engorde recuse duas fases.
Quer aprender mais como emagrecer de maneira rápida e inteligente depois dos 40 anos? Siga-me no Instagram.
Um abração e até a próxima.