Você já se perguntou por que é tão difícil perder peso e manter a forma depois dos 40 anos? A resposta pode estar relacionada ao seu metabolismo! Hoje vamos falar o que é o metabolismo e como podemos acelerá-lo para alcançar nossos objetivos de emagrecimento.

continua após a publicidade

Imagine o metabolismo como o motor do seu carro – ele determina o quanto de energia e calorias seu corpo queima ao longo do dia. Na juventude, nosso metabolismo era como um motor potente de 2.0 litros, eficiente e cheio de energia. 

Bastava reduzir um pouco a ingestão de alimentos e nosso metabolismo usava a gordura acumulada como fonte de energia, facilitando o processo de emagrecimento.

Leia também: 10 sintomas de metabolismo lento e como fazer para acelerar!

continua após a publicidade

No entanto, à medida que envelhecemos, nosso metabolismo começa a desacelerar, transformando-se em um motor de Biz 100 cilindradas É um motor fraco e econômico, que parece não queimar nada. 

Com isso, nossa energia e disposição diminuem, e a barriga parece teimar em crescer, mesmo comendo pouco e se exercitando regularmente. É como se todo o esforço não gerasse os resultados desejados.

continua após a publicidade

A boa notícia é que é possível reverter esse quadro e transformar seu metabolismo lento em um motor acelerado e eficiente. Mas como fazer isso na prática? A chave está em entender que nossos hormônios desempenham um papel crucial no controle do metabolismo.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Metabolismo depois dos 40 anos

Exercícios para acelerar o metabolismo

Por meio de exercícios simples, que podem ser realizados em casa apenas com o peso do corpo e sem impacto, é possível estimular a produção hormonal durante e após o treino. Esse fenômeno, conhecido como “BOOM HORMONAL natural”, é capaz de acelerar significativamente o metabolismo.

(Exemplos desses exercícios estão no meu Instagram @zanonmacedo.)

Além disso, uma alimentação equilibrada, sem a necessidade de dietas restritivas, aliada a uma boa hidratação e noites de sono reparadoras, contribuem para potencializar os efeitos desse processo.

Seguir essas estratégias por alguns 12 a 20 minutos todos os dias pode fazer toda a diferença, ajudando você a eliminar a gordura abdominal e se sentir melhor aos 40 do que se sentia aos 20.

Está na hora de dar um upgrade no seu metabolismo e conquistar o corpo e a mente dos seus sonhos, mesmo depois dos 40 anos. Vamos nessa?