Muita gente fala que para emagrecer 80% é dieta e 20% é treino, mas na verdade essa é a receita para o efeito sanfona. Essa receita é o que a grande maioria das pessoas faz e que geralmente resulta em adquirir todo o peso perdido novamente, isso quando não vem uns quilinhos a mais de presente. Isso ocorre porque tal receita desacelera o seu metabolismo.
Então precisamos pensar no emagrecimento de forma mais eficiente e global. Dieta e treino são apenas 2 componentes que influenciam o emagrecimento.
É importante compreender que existem diversos fatores que podem ajudar ou atrapalhar o seu emagrecimento, e compreende-los poderá auxiliar na sua perda de peso e mantê-la por longos anos.
Um estudo de Matarazi feito em 2014 diz que há 15 fatores que influenciam o emagrecimento. São eles:
-Composição corporal;
-Mudança no suprimento de comida;
-Composição da dieta;
– Fatores econômicos;
– Medicamentos;
– Genética;
– Microbiótica do intestino;
– Hormônios reguladores da fome (grelina e leptina);
– Taxa metabólica;
– Resistência e sensibilidade a insulina;
– Fatores metabólicos;
– Atividade física;
– Práticas culturais;
– Saciedade;
– Idade;
– Crenças
Esses fatores não atuam apenas isoladamente, eles influenciam uns aos outros. O que eu quero dizer é que, por exemplo, o treino não é responsável apenas pela queima calórica, ele influencia outros desses fatores como a taxa metabólica (e outros mais). Assim, as mudanças corporais irão alterar os demais fatores, não apenas a atividade física.
A alimentação também. Ela não serve apenas para diminuir as calorias ingeridas, ela é capaz de gerar alterações mentais que podem auxiliar ou até mesmo atrapalhar o emagrecimento.
Então entenda que o exercício ou a dieta podem influenciar nos outros 15 fatores e quanto mais estratégias inteligentes de emagrecimento você conseguir construir, maior será o seu sucesso no emagrecimento.
Ficou com dúvidas, quer deixar seu comentário ou sugestão, é só entrar em contato comigo.
Um abração e até a próxima semana.