Você terá a menopausa da sua mãe?

Ao ouvir o relato de sua mãe sobre a menopausa isto pode criar uma profecia, embora nem sempre seja um indicador preciso. Só porque sua mãe teve uma experiência difícil não significa necessariamente que você vai viver o mesmo.

A genética desempenha um papel marcante no momento da menopausa, mas nem tudo é hereditário. O ambiente e estilo de vida também podem fazer a diferença.

A menopausa é definida na vida de uma mulher quando ela parou de menstruar por pelo menos um ano. O período de tempo que antecede a menopausa é chamado perimenopausa, durante o qual as mulheres passam por algumas alterações hormonais determinando sintomas irregulares. Esta fase inicia entre as idades de 39 e 51.

A partir disto pode demorar cerca de cinco anos desde o início da perimenopausa para a mulher parar de menstruar. Fatores genéticos tem significância neste momento. Se a sua mãe e outros parentes próximos tiveram uma menopausa precoce ou tardia, provavelmente você também vai ter. Mas seu estilo de vida e escolhas alimentares podem interferir aqui tambem. Por exemplo, você pode ter uma menopausa mais cedo, se você fuma, ou se você vive em uma altitude elevada.

Um certo número de hábitos diários saudáveis podem ajudar a evitar algumas dos piores partes, por exemplo, exercícios físicos regulares – pelo menos 30 minutos por dia, três vezes por semana – podem reduzir os sintomas da menopausa.

Além disto basta mudar a sua dieta também e aliviar alguns de seus sintomas. Qualquer coisa que aumenta o açúcar no sangue, incluindo chocolates e doces, pode interagir com os hormônios do estresse e fazer variar os níveis de estrogênio e ai logo teremos os famosos calorões cada vez piores.

O melhor mesmo e eliminar alimentos com açúcar, bem como álcool e cafeína, que também provocam ondas de calor. Sem esquecer que hábitos pouco saudáveis só podem contribuir para o ganho de peso.