Você sabe o que é oncofitness?

Oncofitness é uma das alternativas encontradas para aliviar a dor e os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer. Apesar do nome complicado, trata-se de uma combinação de exercícios aeróbios e musculação, que pode elevar a qualidade de vida e ajudar a superar o coquetel de sentimentos que a doença provoca, especialmente em mulheres com câncer de mama.

Segundo especialistas, a oncofitness pode reduzir em 20% os efeitos da quimioterapia. Além de controlar a náusea e aliviar as dores crônicas, o exercício tem um resultado psicológico extremamente positivo.

A maioria das mulheres tem dificuldade em líder com a mastectomia (retirada da mama), por exemplo, e o exercício pode ajudar muito nisso. Durante o treino, o organismo libera beta endorfinas, enzimas que provocam a sensação de bem-estar, e citocina, substância que ajuda a combater processos inflamatórios.

O controle do peso, proporcionado pelo exercício aeróbio, também é importante para ajudar no tratamento da doença. Em média, a modalidade estimula uma perda de dez calorias por minuto, três a mais do que é possível conseguir através da musculação.

Após a terapia, o exercício também tem potencial muito construtivo, já que a obesidade provoca o acúmulo de substâncias parentes da insulina no organismo, responsáveis por estimular o receptor nas células de câncer de mama. Ou seja, exercitando-se, a chance de desenvolver um novo tumor tende a ser menor.