Você sabe o que é amenorreia?

Considerado como um distúrbio, a amenorreia é a ausência de menstruação nas mulheres em fase reprodutiva.

Porem é considerada como normal durante a gravidez e o período de amamentação além da menopausa.

Próximo de 4% das mulheres têm amenorreia, e isto ocorre principalmente devido a distúrbios hormonais. E são estes que tomam importância porque podem representar riscos até mesmo para a condição reprodutiva.

Entre as doenças mais comuns apontamos a síndrome dos ovários policísticos, distúrbios da tireoide como hiper ou hipotireoidismo, tumores produtores de prolactina,e tumores ovarianos.
Hoje podemos induzir ou seja provocar a parada do fluxo menstrual e isto não representar qualquer perigo para a saúde da mulher. Nestes casos incluo o uso continuo dos anticoncepcionais hormonais orais, injetáveis e os implantes subcutâneos e intrauterinos.

Condições mais específicas como o uso de medicamentos tais como quimioterápicos ou determinados antidepressivos podem também determinar ausência do fluxo menstrual por isto é importante ficarmos atentas e informar nossos médicos sobre o uso deles.

O diagnóstico leva em conta a avaliação clínica da paciente, o histórico familiar, exames de laboratório (teste de gravidez, dosagem dos hormônios femininos e da tireoide, entre outros) e de imagem, que incluem ultrassom, tomografia e ressonância magnética.

Nem todas as situações são necessariamente tratadas. Principalmente porque a amenorreia algumas vezes pode representar o alívio de cólicas e até mesmo da nossa conhecida TPM.

Não deixe de esclarecer suas dúvidas com seu médico.