É muito ampla a gama de doenças que atingem a nossa população e que são totalmente preveníveis.

continua após a publicidade

Como várias delas fazem parte do calendário infantil, muitas mulheres acabam deixando de dar atenção e esquecem que, em especial para a gestante, isto pode fazer com que alguns riscos sejam evitáveis durante a gravidez.

Vacinar-se possibilita maior impacto na redução de doenças e mortes, o que significa dizer que sempre deve estar inserida no contexto da avaliação do ginecologista.

Infelizmente, há casos em que a imunização não foi realizada na época habitual e a gestação pode evoluir para aborto, parto prematuro, má formação e morte fetal ou neonatal.

continua após a publicidade

Portanto, em especial para a mulher, além da sua própria proteção, vacinar-se tem um grande impacto sobre o planejamento e construção da sua família.

O mecanismo de proteção é muito simples e ocorre através da transmissão de anticorpos para o bebê, garantindo proteção desde seu nascimento. Veja as principais vacinas que devem ser preocupação das gestantes:

continua após a publicidade

1.    Vacina quadrivalente para HPV

2.    Tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola)

3.    Hepatite A

4.    Hepatite B

5.    Difteria, tétano e coqueluche

6.    Varicela

7.    Influenza (gripe) e H1N1

8.    Febre amarela

9.    Doença meningocócica

De acordo com a história de cada paciente e respeitando as contraindicações, a vacina deve ser realizada. Se você ainda tem alguma dúvida, converse com seu ginecologista.