Somente o necessário

Já é bastante comum e difundido o uso de reposição com vitaminas como complementação da dieta. Entretanto, é preciso bastante cuidado para não se deixar levar por modismos no uso deste medicamento. Lembre-se que tudo que usamos em excesso traz consequências lá na frente, o que nem sempre traduz saúde.

Em primeiro lugar, você sabe o que são as vitaminas? São compostos orgânicos encontrados normalmente nos alimentos. São essenciais para o funcionamento do nosso metabolismo. A falta pode levar a doenças; o excesso também pode trazer problemas. Atualmente, é reconhecido que necessitamos de 13 tipos diferentes de vitaminas, sendo que o nosso corpo só consegue produzir a vitamina D.

Costumo dizer que existem vitaminas essenciais para as mulheres, que devem ser ingeridas diariamente, através da alimentação, em quantidades adequadas, e, quando necessário, com ajuda de suplementos. Vão aí algumas dicas que dou no consultório.

Nas refeições, sempre procure comer pratos com folhas verdes, legumes, arroz, feijão e, se gostar, carne também. Neste caso, sempre carnes magras para não perder o foco do controle de peso.

Para a mulher, é importante consumir vitamina B6, que libera serotonina e dopamina. Ela causa sensação de prazer e ajuda muito no pós-parto e no tratamento da TPM. É encontrada no peixe, frango, ovos, feijão, amendoim, nozes e banana.

A vitamina C, nem preciso dizer! É antioxidante, auxilia na síntese do colágeno prevenindo o envelhecimento. Fontes principais são limão, kiwi, goiaba, acerola, manga, tomate, morango, couve, tangerina e melancia.

Não podemos esquecer dos minerais – cálcio, zinco e magnésio. Estes também ajudam muito, inclusive na libido. São encontrados nas folhas verdes, leite e derivados, farelo de trigo, cereais e frutos do mar.

Cabelos bonitos e viçosos também são frutos de uma alimentação balanceada. Para ajudar o crescimento e o fortalecimento, o ideal é seguir um cardápio que contenha especialmente vitaminas A, C, E, F e zinco. Fontes principais são fígado, cenoura, leite e derivados, manga, tomate, morango, couve, agrião, tangerina, melancia, óleos vegetais, alimentos de origem animal, cereais e grãos, verduras e legumes.