Os sintomas da gravidez podem variar bastante de mulher para mulher, mas existem alguns que são quase unanimidade, especialmente no primeiro trimestre. A sonolência é um dos primeiros sintomas e também o enjoo. Inchaço e dor nos seios também são muito comuns, sendo geralmente o fator que leva muitas a desconfiarem da gravidez.

continua após a publicidade

Porém, mesmo que estes sintomas sejam bem típicos, não se pode confiar apenas neles para diagnostico. Esses devem ser os sinais para fazer um exame, confirmar a gravidez e então iniciar imediatamente o pré-natal, que é importantíssimo para a saúde da mãe e do bebê.

Vamos conhecer um pouco mais desses sintomas:

Enjoos alimentares

Durante a gestação, a mulher passa a produzir outros hormônios além da testosterona, um deles é a gonadotropina coriônica humana (hCG). Ao mesmo tempo em que ajuda a manter a gravidez, também provoca náuseas, pois retarda a digestão, assim o alimento demora mais para sair do estômago e chegar ao intestino. Geralmente são matinais, mas também não impede de acontecerem em outras horas do dia. Período em que costuma agir é do início até a 16.ª semana de gravidez.

continua após a publicidade

Inchaço abdominal

Decorrente das mudanças hormonais. Algumas vezes a sensação é semelhante a que algumas mulheres têm antes de menstruar. Isso pode acontecer no início da gravidez.

continua após a publicidade

Inchaço das mamas

O corpo passa a produzir hormônios que irão estimular a produção de leite. Manifesta com dor e inchaço nos seios, logo no primeiro mês.

Sonolência

Provocada pelo aumento nos níveis de progesterona é fenômeno normal na gestação. É vontade incontrolável de dormir no primeiro trimestre.