Sexo durante o fluxo menstrual

Muitos casais têm dúvida sobre a possibilidade de manter relações sexuais durante o período menstrual, evitando muitas vezes o sexo por puro desconhecimento. Para os que desejam e não se incomodam, aqui vão algumas dicas que podem ajudar.

Existem duas formas de tentar evitar o contato do sangue menstrual. Pode ser usado o preservativo feminino ou masculino, ou ainda uma “esponjinha” tipo um tampão que é comercializado e encontrado facilmente na maioria das farmácias, que deve ser introduzida na vagina antes do início da relação sexual.

Não se pode descuidar com a anticoncepção, embora de maneira geral a mulher não ovule durante a menstruação. Excepcionalmente ciclos muito curtos podem responder por ovulações mais frequentes e acabar coincidindo com o sangramento. Portanto, se a mulher não é usuária de anticoncepcional hormonal, ela deve sempre lembrar de estar protegida mesmo nas relações durante a menstruação.

Além disso, a menstruação não protege contra doenças sexuais, o que significa dizer que vírus como do HPV e HIV, além do gonococo, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis, serão sim passadas para o outro durante o coito desprotegido, principalmente porque a presença do sangue faz a vagina perder a sua característica de acidez, o que facilita a sobrevivência de agentes infecciosos.

Logo, não há problema algum em praticar sexo durante a menstruação, mas não abra mão dos cuidados com sua saúde.