Estamos no Outubro Rosa, mês que tradicionalmente trata do câncer de mama. E não podemos nesta coluna deixar de tratar de assunto tão importante – o câncer de mama e a sua prevenção.

continua após a publicidade

A doença, apesar de todos os avanços tecnológicos, ainda mata 4 mulheres em cada 10 diagnosticadas.E o pior, a tendência é que o numero de casos dobre até o ano de 2030.

Vários fatores têm determinado a agressividade progressiva da doença, entre eles a vida moderna que leva as mulheres a engravidar tardiamente. E nesta linha, lembramos o início da vida sexual precoce que, por sua vez, induz ao uso prematuro de anticoncepcionais hormonais. Outro fator importante é o envelhecimento da população.

Mas muito em especial eu quero tratar de alguns fatores de risco que podem ser controlados: o consumo de bebidas alcoólicas , o cigarro e o sedentarismo com consequente aumento da obesidade.

continua após a publicidade

Já mostrei nesta coluna um estudo desenvolvido em Seatle, nos Estados Unidos, pela Associação Médica Americana, que mostra mulheres que praticam atividade física regular têm o risco de câncer de mama diminuído em até 20%. O resultado está baseado nos efeitos sobre a redução da glicemia, do colesterol e da gordura corporal.

Portanto, meninas, os riscos que andam rondando nossa saúde podem ser minimizados com coisas simples, como pegar o tênis e ir dar uma boa caminhada regularmente. Não esquecendo de fazer a visita ao médico e os exames pertinentes, como mamografia e ecografia de mama.

continua após a publicidade

Bom Outubro Rosa para todas.