Semana da Menopausa

O Dia Mundial da Menopausa é na quinta-feira. Portanto, para celebrar a volta da Elas por Elas vamos dedicar todas as nossas colunas desta semana a esse assunto super importante, que é um dos mais questionados no consultório. É muito importante aproveitar o momento para alertar as mulheres sobre as mudanças que o fim do ciclo menstrual e do período reprodutivo da mulher podem trazer. Mudanças meninas, não pioras. A menopausa, quando tratada e bem acompanhada pelo seu médico, pode ter seus incômodos controlados e não causar nenhuma espécie de desconforto.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) avalia que no Brasil mais de 13,5 milhões entram na menopausa por ano. Para que seja considerada nesta fase, a mulher deve estar a um ano sem menstruar.

Além dos famosos calorões, a menopausa tem uma característica que pouca gente sabe e deve ser lembrada, especialmente neste dia: a mulher corre mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares durante este período. Isso porque quando a mulher entra na menopausa perde a proteção cardiovascular oferecida pelo estrogênio. Esse hormônio age nas paredes das artérias promovendo a sua dilatação e também aumenta o colesterol bom, o HDL. Aliado a isso, outras doenças como a hipertensão, diabetes, tabagismo e altos índices de colesterol e triglicérides também contribuem para o aumento do risco nessa fase.

Para prevenir este quadro, a mulher que não tem doença cardiovascular prévia, deve considerar a terapia hormonal, junto com práticas saudáveis de vida. Além disso, adotar a alimentação mais saudável, com dieta pobre em gorduras de origem animal que elevam o colesterol ruim (acumula nas artérias), e rica em gorduras polinsaturadas, como as presentes nas castanhas, azeite, linhaça e peixes de águas frias, que aumentam o colesterol bom. Os alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, e os vegetais de folhas escuras também não devem ser esquecidos por causa do risco de osteoporose.

Outra dica fundamental é a prática de atividade física, já que na menopausa a mulher tende a ganhar mais peso porque o seu metabolismo que se torna mais lento. Além disto, há maior tendência à osteoporose e doenças do coração, patologias que podem ser prevenidas com exercício físico.

 

Ficou com dúvida?

Mande e-mail para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br